domingo, 22 de junho de 2014

Daniel Sampaio, um exemplo de sportinguismo !...



“... o caminho tem de ser percorrido com prudência. [...] O Sporting não tem dinheiro para futebolistas de primeiro plano, esta é a realidade que nos custa admitir, mas que é essencial interiorizar. Assim, os novos jogadores têm de dar a garantia que se integram no novo projecto do Sporting e que lutarão para vencer em todas as partidas. Será bom que sejam integrados jogadores novos, ao lado de futebolistas experientes, de modo a garantir um todo coeso e ambicioso...".
(Daniel Sampaio, Jornal do Sporting)


O professor doutor Daniel Branco de Sampaio, é um insigne e conhecido médico psiquiatra, autor consagrado de uma vasta obra científica e de ficção, ligada ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e ex-vice-presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, de que exibe orgulhosamente o n.º de sócio 4692.

Daniel Sampaio é referência e reserva moral de uma instituição centenária como se orgulha de ser o Sporting Clube de Portugal. Mas isso não impediu que no estertor da "era roquettista", sobre o seu rosto fosse atirada a lama da desonra, num dos mais vergonhosos episódios da nossa história.

Mas as ímpares estatura intelectual, grandeza de carácter e probidade, levaram-no a nunca confundir o vilipêndio recebido de mandantes e executores desse indigno episódio, infeliz, notória e facilmente identificáveis, com a grande instituição que também é e sempre será, um dos grandes amores da sua vida.

Depois de contribuir decisivamente, para a "restauração" do bom nome e da dignidade do Sporting Clube de Portugal, tem continuado com empenho e amor inigualáveis, a oferecer valiosa contribuição para esclarecimento dos seus consócios e para o engrandecimento de uma instituição que sempre esteve presente na sua vida. Os sportinguistas já se habituaram e julgo que não dispensarão, os seus artigos de opinião no Jornal do Sporting, que invariavelmente abordam matérias candentes da vida do Clube, contribuindo de forma construtiva e pedagógica para a sua desmistificação e clarificação.

Na última edição do nosso jornal, Daniel Sampaio, numa abordagem realista e prudente ao tema dos reforços neste tempo de defeso, deixou um alerta importante aos sportinguistas: "... o Sporting não tem dinheiro para futebolistas de primeiro plano..."! Que diferença entre este pensamento e os conceitos e pretensões megalómanas de certos "visionários", que mais parecerão pretender o papel de... COVEIROS!...

A Daniel Sampaio, um bem haja por tudo aquilo que já ofereceu e continua a oferecer, desinteressadamente, ao nosso Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Essa é a verdade que todos temos de interiorizar...!

    Habitualmente diz-se...: não há dinheiro, não há vícios...

    Eu por mim, mesmo consciente de que não podemos alargarmo-nos muito em despesas...
    Vou apesar de tudo... continuar com o "vício" de acreditar que vamos ter muitas alegrias com o Sporting...desde que não tenhamos de defrontar outros adversários para além de equipas que jogam futebol...dentro das quatro linhas...!

    As minhas melhores saudações leoninas para o sr dr Daniel Sampaio...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. À estatura intelectual, grandeza de carácter e probidade; à coragem com que encarou as ofensas e agressões pessoais, provindas de uns ditos sportinguistas, perfeitos idiotas, mandatados por outros, que cobardemente esconderam a cara e as mãos, deve o Sporting de HOJE um enorme agradecimento ao Professor Doutor Daniel Sampaio.
    A ele e a outra figura de todos bem conhecida, diferente no estilo mas igual no sentir o seu Sporting, o Doutor Professor Eduardo Barroso.
    Amigo Álamo, peço-lhe desculpa por utilizar as suas palavras mas, com toda a sinceridade, não consegui encontrar outras que tão bem expressassem o caráter desses Homens, desses dois Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  3. Alguns camarotes leoninos ainda preconizam para a equipa de futebol: salários e contratações exorbitantes.

    ResponderEliminar
  4. A época transacta, aquando do 1º jogo, SCP x Arouca, tive o prazer de me cruzar com o Dr Daniel Sampaio antes do inicio do jogo, ele ia para o seu sector e eu ia mais um amigo para os NOSSOS lugares... Senti algo dentro de mim que me impeliu a aproximar-me dele, e, estendendo-lhe a mão disse-lhe "Dr, permita-me cumprimentá-lo, agradecendo o que fez pelo Sporting Clube de Portugal"... Ele agradeceu e abraçou-me, desejámos boa sorte e lá fomos... Nessa tarde vencemos por 5-1!!!

    SL

    ResponderEliminar