quarta-feira, 25 de junho de 2014

FUTEBOL PORTUGUÊS?! PÂNTANO SÓRDIDO E HEDIONDO !!!...

António Boronha


"Gana envia para o Brasil 2,2 milhões de euros para os jogadores defrontarem Portugal. O dinheiro viajou num avião fretado para o efeito e era uma exigência dos internacionais ganeses para não faltarem à partida contra os portugueses."
[no 'Público', há minutos]

"Indignados com a ganância dos ganeses?...
Com o mercenarismo subjacente a esta exigência que nada tem a ver com a defesa das cores de um país?...
Então deixem-me contar-lhes esta 'estória' verdadeira.
No dia 5 de Junho de 2000, segunda-feira pelas 8.30 da manhã no Hotel Tivoli onde nos encontrávamos concentrados, dia da partida da 'Selecção Nacional' de futebol para o 'Euro 2000' aprazada para as 15.30, o então seleccionador nacional Humberto Coelho abordou-me e disse-me, liminarmente:
- 'Ou vocês me pagam, também, a quantia de 6.000 contos (mais ou menos 30.000€, hoje) ajustada para todos os jogadores ou...não embarco para a Holanda!'.
Estupefacto perante a 'chantagem' contestei-lhe que os valores que (ele) iria receber, decorrentes da nossa participação no 'Europeu', estavam desde há muito contemplados no contrato que livremente celebrara com a FPF/Gilberto Madail pelo que nada que envolvesse esse assunto, naquele momento, deveria ser colocado em cima da mesa.
Respondeu-me: 'A minha decisão é irreversível! Fala com o Madail.'
Assim fiz.
Dispensando-os à sordidez dos restantes pormenores digo-lhes que pelas 14.30 da tarde, no 1º andar de um espaço no Parque das Nações, junto à escada rolante e na minha presença, no local onde tinha acabado de ser servido um almoço de despedida à comitiva nacional, o então Presidente da Federação disse-lhe:
'O que você está a exigir não é legítimo nem oportuno! Contudo, atendendendo à delicadeza do momento, eu vou ceder. Mas, atenção!, O assunto fica entre nós e livre-se de comunicar esta minha condescendência aos outros elementos da equipa técnica!.'
E assim lá fomos para a Holanda cantando e rindo, levados, levados sim.

Continuam indignados com a ganância dos ganeses?...
Com o mercenarismo subjacente a esta exigência que nada tem a ver com a defesa das cores de um país?...
Eu, não!"


"Acabam de me informar de que o mentiroso do Gilberto Madail nega o que contei na entrada anterior.

Nada de novo, portanto. Normal um mentiroso, mentir.

E que Humberto Coelho me vai meter 'um processo em cima'.

Sem novidade, também.

Entre a enorme gama de defeitos que seguramente tenho, um, o de mentiroso, será o último da lista. Por outro lado, quanto às qualidades, nunca inventei nada. Nem a roda, o que, admitamos, teria sido facílimo.".

Que me perdoem os meus leitores, mas não vou gastar o meu latim a comentar o que já deixei subentendido no post anterior! São histórias tristes da gente cá do meu "bairro"! Gente tuga, na verdadeira acepção da palavra!...

Futebol português?! Pântano sórdido e hediondo !...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Não sei em qual deles poderei acreditar...
    Possivelmente, nenhum é digno de crédito...mas também não que dizer que o António esteja a mentir...ou...

    Olhem é isso mesmo...

    "Futebol português?! Um pântano sórdido e hediondo !..."

    E estamos sujeitos a toda esta porcaria...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, o prazer de "rir de cadeirinha", ninguém nos tira! E estas zangas de comadres, permitem-nos descobrir aquilo que nunca nos passou pela cabeça! São uns pândegos !...

      SL

      Eliminar
  2. Se isto é tudo mentira então porquê que no fim de um grande europeu - chegamos às meias-finais, só saindo derrotados no golo de ouro pela formação que viria a vencer a competição - em que apenas os jogadores saíram beliscados por causa do seu mau génio, digamos assim, no último jogo, Humberto Coelho não continuou à frente da seleção?

    Pois é. Queiroz também caiu, sendo arrumado após dois jogos em que nem no banco esteve.

    ResponderEliminar
  3. Contas, são contas e a menos que os papeis se tenham molhado e diluído nalgum pântano mal cheiroso, os números andam por lá.
    Mesmo velhinhos de 14 anos, cobertos de poeira e teias de aranha, os livros -até porque são História- devem andar por lá.
    A menos que...quereis ver que, quem levou os computadores e, em troca, deixou "sangue", levou os livros dessa época e, com eles, a folha de pagamentos?
    E, digo-vos, não acredito em nada do que contou o Boronha. Aquilo, na Federação, é só gente impoluta, nunca se meteriam em negociatas, chantagens, compadrios...
    Razão tem o bentolas: o contrato é até 2016, não me demito! Ou, dito de outro modo, se quiserem que eu saia, paguem!

    ResponderEliminar
  4. Olha que o Boronha anda à procura do tacho perdido, e neste momento arranjar um bode expiatório para o verdadeiro e primeiro responsável que é Fernando Gomes é o que ele acha que lhe vai devolver esse mesmo tacho.
    Além disso, quem não conhecer o Boronha que o compre...mas não tenho ilusões que todos os que lá andam não são nem nunca serão santos de altar.

    ResponderEliminar
  5. Já o tinha dito.... ou muito me engano ou estamos perante mais um caso tipo Saltilllo... Onde se foi lá fazer tudo menos jogar à bola...

    Já começam a saltar as baratas do buraco...!!!

    p.s. Saltillo, França 84 onde parece que o ambiente era de cortar à faca..., o agora Europeu do Boronha... Só mesmo na Coreia-Japão não temos um denominador comum... Humberto Coelho... HUMMMM....!!!! Cheira mal... cheira muito mal....!!!!

    É mesmo uma TRAMPA este nosso futebolzinho...!!!

    É PRECISO SANGUE......!!!!

    SL

    ResponderEliminar