segunda-feira, 30 de junho de 2014

Citius, altius, fortius ! Porque somos SPORTING !!!...



Sob o título "Os ajustes necessários em máquina oleada", poderemos encontrar na edição de hoje do jornal Record, uma perspectiva da pirâmide da estrutura de todo o futebol do Sporting Clube de Portugal.

Escrevem os jornalistas, Bruno Fernandes e João Lopes: "Ao contrário do que aconteceu na última época, o Sporting entra para 2014/15 com a sua máquina bem oleada. Para este ano desportivo, os verdes e brancos mantêm a maioria das apostas de liderança das suas equipas, sendo que a grande – e única – alteração acontece na formação principal: saiu Leonardo Jardim, acompanhado pela sua equipa técnica, e entrou Marco Silva. Aqui, apenas Nélson Pereira, treinador de guarda-redes, mantém o posto, acompanhado agora pelo adjunto João Pedro e pelo preparador Gonçalo Pedro. Este ano, até ver, a estrutura dos seniores tem menos um elemento em relação à que acompanhou o madeirense na de 2013/2014.".

Uma máquina bem oleada?! Acredito que em termos de lubrificação, a perspectiva dos jornalistas esteja ajustada à realidade leonina. Mas sobram-me algumas reservas sobre se entre todos os "componentes da máquina", mesmo bem oleados, as "performances" serão suficientemente satisfatórias, de modo a que a prestação do conjunto possa, garantidamente, superar a da época finda.

A meu ver, parece que a tríade liderada por Bruno de Carvalho, sem a mais pequena dúvida sobre a importância de procurar sempre o melhor treinador possível para a equipa principal, terá encontrado em Marco Silva uma solução que aplaudo com entusiasmo. Mas será que terá usado o mesmo diapasão, para afinar os restantes componentes da complexa máquina de futebol leonino?!

Porque nem tudo terá corrido bem no futebol leonino na época a que já virámos as costas! Com a feliz excepção da equipa principal, o futebol verde e branco em 2013/14, terá muito poucas razões para sorrir e celebrar. Daí que ténues indicadores, porventura produto de intervenções desajeitadas - de Litos, por exemplo, que não estará só! -, tenham chegado ao conhecimento do imenso universo leonino, sobre comprrensíveis e, eventualmente, saudáveis tentativas de, pontualmente, ir um pouco mais além.

A julgar pelo que se sabe, a cúpula de todo o futebol leonino, terá decidido limitar a sua intervenção à equipa principal e apenas pela imposição da imprevista saída de Leonardo Jardim. Quer-me parecer que esta sua decisão, terá decorrido do facto de pretender avaliar a resposta a juzante de Marco Silva, naturalmente uma personalidade diferente, no carácter e nos métodos, do nosso anterior técnico principal. Uma mudança radical, comportaria a inevitável e eterna dúvida sobre se o mal seria das calças ou do rabinho! A meu ver, um raciocínio inteligente. Mesmo no futebol, se vai assistindo cada vez mais à predominância da inteligência, sobre os impulsos, seja do físico, seja da mente!

Claro que para bom entendedor, nem meia palavra será necessária! A Abel Ferreira, José Lima, Telmo Costa, Pedro Gonçalves, Pedro Venâncio, Tiago Fernandes e Tiago Capaz, oferecida que foi a imprescindível estabilidade para a prossecução do seu trabalho, terá sido lançado um claro, embora porventura silencioso, repto de superação. 

Como à mulher de César não bastava ser séria, aos técnicos de toda a formação do Sporting Clube de Portugal, não bastará sómente atingir o patamar máximo na vertente mais importante do seu trabalho. Terão necessariamente de procurar temperá-lo, com a busca permanente do desafio legado pelo Barão Pierre de Coubertin

Citius, Altius, Fortius ! 

Porque somos SPORTING!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Eh amigo Álamo...
    Pareço um "colegial" à espera da abertura das aulas...

    Há muito que não sentia este nervoso miudinho da espera...

    Hoje já vi a "Mira Técnica" da nossa TV...

    Quando estiver a programação no ar...vou ter de pedir á minha filha que me deixe ver uma coisas...e como ela também "saiu" ao pai...não vai haver problema...!!

    Acredito num bom trabalho do Marco Silva e do seu staff...

    Vamos ter uma equipa competitiva...que nos vai dar muitas alegrias...

    Mesmo tendo nós de lutar contra o "sistema"...!!

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Amigo Max, fui a correr, tropeçando no sofá e tudo e... lá está a mira técnica da SPORTING TV, O CANAL DA MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA PORTUGUESA !!!...

    Com um brilhozinho nos olhos, até se eriçaram os pelos deste velho leão!...

    Caramba, um homem não precisa de muito para ser feliz!...

    Grande abraço e SL



    ResponderEliminar
  3. Amigos, tb já vi a "Mira Técnica da nossa TV", senti uma grande emoção, só tenho pena de não começar a transmitir já amanhã, alguém me sabe dizer se, se poderá assistir à sua transmissão na internet????

    SL

    ResponderEliminar
  4. nunca me ri tanto ao ver a mira e o respetivo texto....

    ResponderEliminar