sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Uma "carta de alforria" para os jornalistas portugueses!...



Curiosidade 1

Depois das primeiras reacções à maior transferência de sempre do futebol português, invariavelmente eivadas da habitual "dor de cotovelo" que mais não reflectirá que a subordinação dos principais diários, desportivos e não só, à "ideologia reinante", traduzida naturalmente na pretensão de menorizar o significado e o alcance do "negócio leonino", associando-lhe inevitavelmente o facto de o Sporting apenas ser detentor de 75% do passe de João Mário pelo que a seu favor reverteria apenas uma verba ligeiramente superior a 30 milhões, eis que os "jornaleiros" terão chegado à conclusão que nem todos aqueles que lerem os seus rabiscos comerão gelados com a testa e vá de corrigir a alça, como acaba de fazer o jornal Record, às 13:58 (LINK):

«O negócio poderá render ao Sporting um verba a rondar os 45 milhões de euros, que podem chegar aos 50...»

Ora se bem entendo o que o jornalista Vitor Almeida Gonçalves escreve agora, "o negócio poderá render ao Sporting 45 ou mesmo 50 milhões", será uma visão completamente diferente de quem antes tinha atribuído ao Sporting pouco mais de 30 milhões! E sublinho "ao Sporting" e não às partes detentoras em 75 e 25% do passe do jogador, exactamente porque, na medida em que não como gelados com a testa, nunca me passou pela cabeça que Bruno de Carvalho voltasse a cometer o mesmo erro que cometeu com a Doyen no caso de Marcos Rojo, negociando em nome do fundo de Peter Kenyon que detém os tais 25%!... 

Aquilo que me parece natural e lógico terá sido Bruno de Carvalho ter lançado para a mesa das negociações o facto de o Sporting deter 75% e que as verbas acordadas diriam respeito apenas a essa percentagem e que o Inter de Milão teria depois de chegar a acordo com o fundo para que a transferência se efectivasse. "Elementar, caro Watson"!... 

Curiosidade 2 

Ainda ecoavam as últimas badaladas do sino que anunciou ao mundo a maior transferência de sempre do futebol português, já a pasquinada genuflectia perante as consequências da "dor de corno dos benfas" e publicava que "o Benfica pensava fazer em transferências 130 milhões de euros até ao fim de Agosto"!...

Curiosidade 3

Segundo a edição impressa do Correio da Manhã de hoje, Carrillo e Luisão terão protagonizado no treino de ontem no Seixal, cenas pouco edificantes que por pouco não terão desaguado num arraial de estalada, se é que não desaguaram mesmo e o "low profile" do jornalista não terá colocado o xaile vermelho por cima da pancadaria e da reacção desabrida da maioria dos elementos do plantel do Benfica, que parecem ter votado o peruano ao mais puro ostracismo.

Porque será que a pasquinada, tão lesta a relatar sobre uma pretensa falta ao treino de Slimani, permanece agora em "ensurdecedor silêncio"?!...

Curiosidade 4

Quando da grave lesão de Lukas Spalvis, a pasquinada limitou-se a publicar umas singelas linhas sobre o infortúnio do jogador e depois da cirurgia a que foi submetido, esqueceu-se completamente da existência do jogador lituano.

Recentemente o jogador Jonas foi submetido a uma pequena cirurgia para extracção de um "bico de papagaio" num dos pés e não passa uma única hora em que, depois das "brutas cachas" das edições impressas da pasquinada, não surjam nas edições "online" relatos comoventes da recuperação do goleador benfas, dos projectos que o mesmo alimenta quanto ao futuro e da preocupação que grassa nas hostes para a deslocação a Tondela sem o "ganha pão" daquela gente toda! Porque será?!...


Receio bem que o professor Marcelo Rebelo de Sousa, tenha de introduzir rapidamente uma nova disposição regulamentar na Presidência da República Portuguesa, para reconhecimento ao mérito dos homens da comunicação social deste singular país...

Uma "carta de alforria" para os jornalistas portugueses!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. That's the way it is.
    O Benfica é maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joseph Goebbels também era!...

      Eliminar
    2. É verdade! mas apenas quando o negócio são portas e respetivos números. A mais conhecida do Sporting é a 10-A, mas a outra do Benfica, é a famosa porta 18.
      Quanto aos jornalistas ou ao jornalismo, serei como aquele pensador grego que em pleno dia, empunhando uma lamparina, tentava encontrar um homem honesto, ou como direi eu, um jornalista.

      Eliminar
  2. Essa do Carrillo e Luisão já circula desde sábado, e teve de ser o Correio da manha para o publico em geral saber do assunto.
    Até há quem afirme que a cara inchada do Ederson está metida ao barulho.

    [Ironic Mode=on]
    Quanto ao Spalvis "it's that", "não são bicos de papagaio" apenas mau planeamento do Sporting que vejam bem, o pôs a treinar na pré-época. O que se estava a espera? tinha de dar lesão.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post. A lampionagem tomou conta da pasquinada. E estes cada vez vendem menos. De mim não levam nem um cêntimo!!! SL

    ResponderEliminar
  4. Por momentos pensei que tinha ido parar às meninas do camarote.
    Afinal não, estou no Leoninamente!!!
    Grande Álamo, se o Presidente negociar os 75% por esses valores, por favor, diga-lhe que tem a minha cruz no próximo boletim de voto!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Engracado,eles que dizem que o benfica e que vende jornais e nao terem colocado essa noticia do carrillo,do "carrega benfica",da palete de jogadores em que investiram dinheiro e estao encalhados,etc etc..So rir com a manipulacao,hipocrisia e mentira que reina nos pasquins do territorio luso.Mas,ja dizia o outro-"e novidades amigo?"Enfim.
    Quando a maior parte dos adeptos sao de um clube corrupto,mentiroso,ladrao,vigarista e criminoso acho que isso demonstra que os portugueses ou sao ignorantes ou apoiam esses valores.Os pasquins apenas se adaptam a realidade com o objectivo de ganhar euros porque e para isso que eles existem..eles querem la saber de fazer o bem e defender o bem..eles querem e graveto.Os donos devem ter faltado as aulas de Etica na faculdade e os jornalistas apenas fazem o que lhes mandam senao sao perseguidos e despedidos,como na maior parte dos empregos em Portugal.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me parece é que nem galinhas, nem gaivotas, acreditam já no que os pasquins lhes querem vender. Já tinham cometido, alguns anos atrás, o erro tremendo, insensato, de cantarem loas ao "seu" clube e, por oposição, denegrirem a imagem do Sporting, na mira de venderem o suficiente que lhes garantisse a subsistência. Ficaram a saber, agora, que:
      1º- os sócios e adeptos do Sporting representavam um valor importante nas suas vendas;
      2º- do lado vermelhusco, a horda que "come gelados com a testa" lê as "gordas" em quiosques, cafés e nas casas em que se juntam, pelo que pouco representam enquanto consumidores-pagantes;
      3º- da minoria restante, haverá os que não compram porque não acreditam no que lêem (tal como os sportinguistas, aliás) e os que seguem os caudilhos, tipo gosma da silva, cervans e similares, que lá vão comprando aquilo, mas só de vez em quando, porque não têm tempo para ler.
      4º têm um naipe de directores que, mesmo vendo o jornal a desfazer-se, foram incapazes de colocar a clubite de lado e defenderem o seu ganha-pão. Terão lugar no canal b(ermelho)? Todos? Duvido muito.

      Fizeram a cama em que vão deitar-se, óptimo; mas fico com pena, apesar de tudo, dos paus-mandados que vão apanhar por tabela.

      Eliminar