domingo, 2 de agosto de 2015

Claro que o favorito para vencer a Supertaça é o Benfica!...



Foi uma vitória justa e portanto merecida, da melhor equipa em campo. Foi mais um passo no longo caminho que o Sporting Clube de Portugal ainda terá de percorrer até atingir o patamar onde há longo tempo a sua ímpar massa adepta muito justamente o pretende ver. Foi mais uma prova cabal e insofismável de que aquilo que sempre faltou ao Sporting durante esta longa travessia do deserto, nunca foi o talento, a classe e a raça dos seus jogadores, antes o talento, a classe e a raça e ainda a inteligência, a argúcia, a competência, o saber, o rigor, o profissionalismo e a dedicação de um grande treinador de futebol.

Quatro semanas, apenas quatro semanas, não quatro meses e muito menos quatro anos, foram precisas para Jorge Jesus virar o Sporting do avesso e deixar todos os adeptos leoninos com um brilhozinho nos olhos. E sem menorizar as prestações de qualquer dos reforços que hoje se estrearam em Alvalade - seria utópico e tremendamente injusto exigir mais a quem apenas tem alguns dias de leão ao peito -, não esteve neles a razão fundamental da tremenda revolução que todos pudemos apreciar na equipa. Porque foi exactamente já com eles no banco, que o Sporting partiu para a resolução dos grandes problemas que o "exame " de hoje lhe colocou, exame esse ultrapassado com distinção, quando sobre o relvado evoluíam sete, repito sete jovens promessas da Academia Sporting, que pelos vistos JJ entendeu não necessitarem de nascer dez vezes! Demonstração clara e inequívoca da velha questão em torno da melhor formação de Portugal! O resto, sim o resto são... "peaners"! Vocês sabem do que eu estou a falar!...

Claro que o favorito para vencer a Supertaça é o Benfica!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Quanto ao jogo… De salientar que agora, a lãpionagem e seus ‘emissários’ espalhados pelas redacções dos pasquins e tv’s já não podem dizer que o SCP só jogou com ‘equipas de 2º plano’… É que hoje defrontámos uma equipa adulta, experiente e matreira (á boa maneira do ‘catenaccio’)… E, na minha opinião, já subimos uns patamares quanto há época anterior, sobretudo no que toca á disponibilidade fisica e ao comportamento táctico da equipa nota-se mais colectivo e menos individualismo., é que isto da ‘arte do pontapé na bola’, para quem não saiba, é um desporto colectivo… Atenção que as acções individuiais são essencias, contudo, as mesmas não devem ser a base do processo mas sim devem ser um complemento ao comportamento colectivo da equipa nos vários momentos do jogo, quer a defender (concentração e posicionamento), quer a atacar (servido com elevadas doses de criatividade)… A equipa joga como um bloco compacto que sobe e desce, mas que também bascula de um lado para o outro (vi o NOSSO Jorge Jesus a gritar com os jogadores para bascularem quando a bola se encontrava junto a uma das linhas)... Claro que já se notam as ideias de jogo de JJ, mas isto ainda agora é o começo de algo que pode ser Grandioso! Nota-se a vontade dos jogadores em quererem fazer as coisas bem o mais rapidamente possivel mas, vamos com calma... Um passo de cada vez! É que... o caminho faz-se, caminhando!

    Destaco o Paulo Oliveira (fez os 90′) que, mais uma vez, demonstrou toda a qualidade que tem; o Adrien, é o motor desta equipa; O Naldo, forte e rápido, muito bem a recuperar a posição; o Bryan Ruiz, que surpresa entrar a titular e jogar como se já estivesse no SCP há… c’anos… E o maior LEÃO que hoje esteve em campo foi, em meu entender, o SLIMANI! Tá um senhor Avançado. E vai melhorar mais! Gostei também do Rui Patrício, só não o destaco pois teve pouco trabalho, do Jefferson que esteve muito melhor e do João Pereira (está a subir de produção). Gostei menos do João Mário, tens que ‘desenburrar’ rapidamente, senão o Jorge Jesus guarda-te um lugarzinho no banco ao lado do Octávio Machado; do Teófilo Gutierrez, que é máquina só que terá que estar mais entrosado com os companheiros, pois houve algumas movimentações em que ele dá e desmarca-se, só que o companheiro fugiu da posição e a jogada perdeu-se… E por fim do Carrillo… da 1ª parte, e isto porque perdeu muitas bolas e falhou alguns passes. Melhorou na 2ª parte fazendo a assistência para o 2º golo e, algo que este jogador evoluiu na época passada foi no processo defensivo, e hoje efectuou alguns bons cortes a compensar o lateral e mesmo no meio.

    Com as substituições vislumbrou-se alguma ligeira, diga-se, confusão mas depois de assentarem vi muitos sinais positivos para a temporada que aí se avizinha! Tobias, Esgaio, Jonathan, Rúben Semedo, Mané, Gélson Martins estão no melhor clube e com o Melhor Treinador a que poderiam aspirar nesta, embrionária, fase das vossas carreiras como profissionais de futebol! Aproveitem!

    André Martins e Montero estiveram em bom plano!

    Em suma, se, andava com um ‘formigueiro’ para ver o SCP jogar, depois de ver ‘in loco’ e ‘in situ’ o NOSSO Sporting Clube de Portugal arrancar para a nova Temporada posso dizer que estou “moderadamente optimista” e não ‘eufórico’ ou outro adjectivo mais superlativo. Estou confiante nos valores que temos no plantel, mas sobretudo, confiante na equipa técnica que os põe a trabalhar todos os dias, ou seja, O ESPECTÁCULO DO FUTEBOL regressou a Alvalade!

    Mais uma vez, Obrigado á Direcção Leonina! Por nos proporcionar a possibilidade de observarmos a potenciação de atletas profissionais de futebol na sua expressão Máxima! E sim caro Álamo, o clube de carnide é mesmo o favorito a vencer a Supertaça...

    Aquele Abraço Leonino

    P.S. - Parece que o Presidente (recém eleito) da Liga de Clubes, assim como o Seleccionador Nacional marcaram presença em Alvalade... Enfim, muitas novidades por Alvalade, dentro e fora das 4 linhas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do comentário do amigo YaZalde. Depois do post, que escrevi ainda a quente, que pretendi sintético, tinha pensado fazer uma análise mais profunda. Mas essa abordagem foi feita de forma singular pelo amigo, pelo que apenas me resta deixar o meu obrigado pela contribuição, subscrevendo-a.

      Abraço Leonino e SL

      Eliminar
  2. Olá amigo, muito bom dia...

    Espero que pelo menos tenha tido a possibilidade de ver na TV e que o imnprevisto não tenha sido grave...

    Pois eu gostei (do Sporting eu gosto sempre...) do que vi já no jogo poissível para inicio de época...

    Gostei de ver a equipa a pressionar em todos os sectores e a a"abrir-nos" o apetite, para quando estivere "au point"...

    É claro que ainda há muita pedra para "desfazer em brita"...mas caramba vamos concerteza ter paciencia e dar tempo ao tempo...

    Uma coisa é certa (pelo menos para mim...) ...:
    Este Sporting vai dar-nos muitas alegrias...!!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim amigo, acabei por ter a oportunidade de ver todo o jogo, depois de solucionar o imprevisto que, felizmente, não teve nada de grave! Sabe meu amigo, dizem que quem tem filhos tem cadilhos e eu sempre pautei o meu comportamento na vida, por opções ditadas pelos afectos. Poderia ter ido a Alvalade e nada nem ninguém me pediria contas, mas o meu rei e senhor há-de continuar sempre a ser o coração. Pelo que conheço do meu amigo, teria feito o mesmo. Afinal apenas fazemos tudo para estar de bem connosco próprios. A isso chama-se felicidade...

      Quanto ao nosso Sporting, eu também gostei muito. Mas muito mesmo. Com uma equipa como aquela que ontem vimos evoluir em Alvalade, organizada e superiormente liderada, não seríamos os adeptos que somos, se não lhes déssemos todo o tempo e paciência do mundo, na convicção plena de que nos darão muitas alegrias.

      Grande abraço e SL

      Eliminar
  3. Amigo Álamo, eu não vi o jogo, ouvi o relato na Sporting TV e vi qualquer coisinha nas notícias, mas confesso que gostei mto do que vi e ouvi, penso que hoje não deve haver um Sportinguista que não goste de JJ, a má ideia que eu tinha dele qd estava no benfica está a mudar, mas pela positiva...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Grande treinador, vencedor justíssimo de 3 campeonatos nacionais, várias Taças da Liga, Supertaças e presenças em finais europeias.
    Isto está apenas a começar mas o futuro augura grandes feitos...

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem amigo que tudo se soluciou...
    Mas se não formos nós a gostarmos dos nossos meu amigo...quem irá gostar...?

    Há muito que às vezes condiciono a minha vida...pela vida dos meusl...!!

    Normalíssimo...para uma pessoa normal...

    Abr e SL

    ResponderEliminar