segunda-feira, 30 de março de 2020

Que os números sejam discutidos amanhã!...


Uma das informações que consta no boletim diário da Direcção Geral de Saúde (DGS) sobre a covid-19 em Portugal é o número de recuperados. Desde a passada quinta-feira até esta segunda-feira que são os mesmos 43. Porquê? A resposta é que muito provavelmente não serão 43. Com a prioridade dada à detecção de novos casos, é bem provável que os dois testes negativos exigidos para declarar oficialmente um doente como um caso recuperado, não estarão a ser realizados por uma questão de prioridade, pelo que poderá haver já muita gente em casa clinicamente recuperada e entre os mais de 6400 casos confirmados, os sobreviventes da covid-19 em Portugal serão muitos mais do que 43.

Neste último domingo, a ministra da Saúde comentou a estranha estabilidade no número de recuperados no boletim da DGS que se mantém em 43 há já vários dias e admitiu que os registos podem “estar a ser enviesados por algum atraso temporal”. Antes disso, na sexta-feira, a directora-geral da Saúde tinha afirmado que "ainda temos poucos recuperados porque leva muito tempo até à recuperação completa". As duas podem ter razão. Mas o que importa sublinhar é que muito provavelmente o número oficial não corresponde à realidade.

Seja como for, a grande preocupação de todos nós portugueses, deverá centrar-se, aqui e agora, sobretudo, no cumprimento, escrupuloso e prioritário, do seu comportamento cívico e solidário das severas mas importantes e imprescindíveis  restrições que visam o prosseguimento redentor deste aterrador surto infeccioso...

Que os números sejam discutidos amanhã!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário