terça-feira, 17 de março de 2020

Até sempre, Pedro. Obrigado!!!...


Inimigo comum

«Os tempos não são favoráveis ao positivismo. Enfrentamos um inimigo invisível, de alcance mundial e que não olha a meios para atingir os seus fins. Vivemos tempos extraordinários e, em pleno ano de 2020 – quantos de nós é que, por influência do filme ‘Regresso ao Futuro’, já pensavam ter chegado a altura de conduzirmos carros voadores? – somos obrigados a contrariar tudo a que estávamos habituados: a globalização deu lugar ao recolhimento; o contacto ao afastamento social; a velocidade à lentidão; a cor à sombra.

Deixemos os carros voadores para outros tempos. Chegou a altura de sermos a melhor versão de nós próprios, de forma a protegermos os nossos e os outros. Como não poderia deixar de ser, o desporto deu o mote. Os interesses financeiros – que tanto marcam esta área e que tantos tentáculos têm em várias zonas de atuação – deram lugar à ajuda, à solidariedade e, acima de tudo, ao combate a um inimigo comum. Deixamos os clubes, as seleções, os países, as bandeiras. Somos nós, humanos, contra ele, o vírus maldito que deixou o Mundo em suspenso.

Os tempos não são favoráveis ao positivismo, é um facto. Mas não tenho um pingo de dúvida de que, daqui a semanas, meses talvez, o que seja. Daqui a uns tempos estaremos todos sentados a olhar para um jogo de futebol, um duelo de basquetebol, uma partida de andebol, uma corrida de 100 metros. O que for. Não interessa. O que interessa é que vamos sair disto mais fortes, mais unidos e, acima de tudo, mais conscientes do que realmente importa. De repente, 3 centímetros de fora de jogo parece só uma estupidez, não é?»
(Alexandre Carvalho, Na Gaveta, in Record, hoje às 21:08)

Sim, "vamos sair disto mais fortes, mais unidos e, acima de tudo, mais conscientes do que realmente importa", nesta fugaz passagem que cabe a cada um de nós desfrutar...

E por falar em passagens fugazes por esta vida, permitam-me deixar por aqui, neste 17 de Março de 2020,   a minha modesta mas sentida homenagem a Pedro Barroso, um dos grandes homens, artistas e heróis da minha geração, que hoje nos deixou, quase sem avisar...
 


Até sempre, Pedro. Obrigado!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário