terça-feira, 24 de março de 2020

Estaremos conversados!...



Sporting pede medidas para combater lesões
Francisco Tavares, coordenador da unidade de performance atlética dos leões, defende um período de readaptação alargado antes do regresso à acção

Numa altura em que os leões estão há semana e meia sem treinar, e dada a perspectiva de o estado de emergência ser renovado, o responsável leonino assume preocupação: 

"É necessário um período de preparação para que os atletas não tenham risco de lesão acrescido. Se estiverem duas semanas ‘parados’, terão de ter, antes, duas ou três de readaptação física (...) Um treino em casa, com passadeira, bicicleta ou com o peso do corpo, não é suficiente para preparar um atleta para competir. É inevitável a quebra na forma física dos atletas. O que os clubes estão a tentar fazer é atenuá-lo ao máximo(...) O cenário de jogar duas vezes por semana, para assim encurtar o calendário até final da época, é uma hipótese que desagrada. Será uma medida que a Liga poderá vir a tomar e que nós, clube, dentro do prazo que for determinado, iremos fazer o melhor. Mas a minha posição nunca será essa, só por obrigação. Não acredito que se passe de três ou quatro semanas parados para dois jogos por semana (...) Estaríamos a meter necessidades de calendário à frente do aumento de risco de lesão dos atletas (...) Conversamos diariamente com os atletas e pedimos que partilhem vídeos ou fotografias dos treinos em casa. Assim que eles se aperceberam que esta situação ia durar, têm tido um comportamento exemplar (...) Todos no clube estamos unidos e seguros de que iremos ultrapassar esta fase."

O prolongado período em casa pode conduzir a ‘desvios’ na hora das... refeições, mas também nesta área existem estratégias. Ao que foi possível apurar, os jogadores são monitorizados diariamente e têm instruções para se pesarem regularmente, tendo de o comunicar ao nutricionista dos leões, João Lopes. Além disso, o plantel utiliza uma ‘app’ onde registam o que ingerem, para avaliar potenciais excessos ou desvios nutricionais, e assim cumprirem com o plano alimentar que lhes foi indicado, com o intuito de promover a manutenção de massa muscular e prevenir o ganho de massa gorda.

Que a Liga aprenda a fazer caldos de galinha, porque de cautela com a saúde dos atletas...

Estaremos conversados!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário