sábado, 15 de abril de 2017

Quem brinca com o fogo faz xixi na cama!...


LIVRO VERMELHO


«Mao Tsé Tung deu este título a um livro com os seus pensamentos, na esperança de pôr os mil milhões de chineses a pensarem pela sua cabeça. 50 anos depois, um clube de futebol imita-o. A ‘cartilha’ benfiquista agora denunciada é gravíssima para o clube, para quem a faz e para quem a recebe. 

É grave para o Benfica, porque evidentemente a apadrinha: Luís Filipe Vieira recebe-a regularmente e nunca a renegou. É grave para quem a faz, porque denuncia um sectarismo paranoico. E é grave para quem a recebe, porque parece aceitar hipotecar o pensamento. 

É preciso dizer que esta ‘cartilha’ não se limita a fornecer elementos estatísticos ou outra informação para ajudar nas suas análises os comentadores afectos ao clube. Não: a cartilha pretende orientar as opiniões dos comentadores. Diz o que eles devem dizer (e até aquilo de que não devem falar). E fá-lo com imenso pormenor, em dezenas de páginas carregadas de ‘instruções’.

Ora, se já é duvidoso que haja comentadores com algum protagonismo social (como André Ventura) que aceitem ser ‘orientados’, é inconcebível que jornalistas com carteira profissional (como João Gobern) se sujeitem a receber orientações. Podem jurar que, embora as recebam, não as seguem. Então, por que não disseram: ‘Não quero que me enviem cartilhas de pensamento, pois recuso-me a ser tratado como atrasado mental’? A suspeita, portanto, está lançada.

Uma última nota: o autor da ‘cartilha’ foi funcionário do Sporting e trabalha hoje para o Benfica. E o responsável pela comunicação do Benfica já trabalhou para o Sporting (e para José Sócrates). Tudo boa gente.»
(José António Saraiva, Futebol à portuguesa, in Record)

E a "bola de neve" vai escorregando pela terrível encosta gelada! E vai adquirindo dimensões absolutamente inimagináveis para os que conceberam, aceitaram, estimularam, deram corpo, abraçaram, aderiram ou tomaram como sua tão voluptuosa ideia, hoje a braços com as dificuldades de conseguirem impedir a avalanche que poderá destruí-los ou, na melhor das hipóteses, afectar de forma irreversível a sua credibilidade!...

Já a minha saudosa avó me ensinava em criança...

Quem brinca com o fogo faz xixi na cama!...

Leoninamente,
Até á próxima

2 comentários:

  1. É preciso manter "a chama acesa"...não só para que apareçam " todos mijados"...mas até os vermos "todos borrados"...
    Até que toda a gente possa dizer sem enganos...: uiii ...há praqui "um cheiro a benfica" que...só de nariz tapado...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ainda há benfiquistas com bom senso...

    ResponderEliminar