MAYKE: MELHOR LATERAL DIREITO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Adaptação à maior rigidez do futebol europeu dificilmente será imediata
«... Lateral de franca projeção atacante, que, em momento ofensivo, se transforma em médio-ala ou extremo, oferece permanentemente largura e profundidade ao corredor direito. Destaca-se pela impressionante disponibilidade física, que lhe permite fazer o vaivém constante por todo o corredor, combinando-a com velocidade, poder de aceleração e agilidade.[...]
A nível defensivo, à boa imagem dos laterais brasileiros, terá que passar por um período de adaptação a uma realidade bem mais competitiva do que a que conhece. É um lateral agressivo e pressionante, com atributos muito razoáveis na antecipação e no desarme, mas comete desleixos a nível posicional na defesa do espaço exterior – oferece muito espaço nas costas e nem sempre faz o devido encurtamento para o seu rival direto – e interior – não é impositivo nos duelos aéreos e perde, em algumas situações a frente do lance, faltando-lhe uma melhor noção de cobertura do espaço...»
(in Record, em 24-06-2015)
A generalidade da imprensa e sites desportivos tem vindo nos últimos dias a chamar a atenção para a possibilidade de o Sporting estar interessado na contratação do lateral-direito brasileiro Mayke, do Cruzeiro de Belo Horizonte.
Tal facto trouxe-me à memória as impressões sobre o jogador que os mesmos orgãos fizeram publicar há quase dois anos, quando a possibilidade da sua contratação pelo Benfica também terá estado em cima da mesa.
Sendo facto incontornável a necessidade de o plantel leonino dever ser reforçado nessa posição, haverá no entanto duas questões que, a meu ver, deverão ser devidamente ponderadas:
1- O preço da aquisição do seu passe que, por demasiado alto, terá feito abortar a sua vinda para Portugal há dois anos.
2 - A perspectiva real da dificuldade da sua "adaptação à maior rigidez do futebol europeu ser imediata".
Será conveniente que o Sporting não volte a cometer os mesmos erros da última abertura do mercado de Verão!...
Na primeira qualquer cai, na segunda cai quem quer!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário