sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Coisas de gente séria e transparente!...


Corria o ano 2000, precisamente a 9 de Janeiro, em que o jornal Record publicava, na sua edição impressa, uma descrição daquele que terá sido o percursor do "derby de todos os derbies".

"... Foi, precisamente, na tarde invernosa de 1 de Dezembro de 1907, no campo da Quinta Nova, em Carcavelos, (utilizado pelo Sport Lisboa, que só um ano mais tarde viria a transformar-se em Sport Lisboa e Benfica, depois da fusão com o Grupo Sport Benfica) e logo nesse dia nasceu de forma acalorada o grande “derby” nacional que, desde então, se vem repetindo, empolgando multidões em gerações renovadas.

Dos resultados do “derby” muito se falou e ainda fala, tal como de algumas histórias que correram à margem do jogo. Aqui se dá conta de várias dessas histórias, começando, pois claro, pelo primeiro confronto entre os dois clubes, também ele pródigo em episódios curiosos.

O jogo disputado no campo da Quinta Nova terminou com a vitória do Sporting, por 2-1 (golos de Cândido Rosa Rodrigues e Cosme Damião, introduzindo a bola nas próprias balizas, e de Eduardo Corga a assinar o ponto de honra dos vencidos), e as equipas alinharam:

Sport Lisboa (o clube ainda não se chamava Benfica) - João Carvalho Persónio; Luís Vieira e Leopoldo Mocho; Alves, Cosme Damião e Marcolino Bragança; Félix Bermudes, António Costa, Eduardo Corga, António Meireles e Carlos França.

Sporting Clube de Portugal - Emílio de Carvalho (*); António Queiroz dos Santos e José Belo; Albano dos Santos (*), António Couto (*) e Júlio Nóbrega de Lima; António Rosa Rodrigues (*), Cândido Rosa Rodrigues (*), Jacob Eagleson, José Cruz Viegas (*) e Henrique Costa (*)

Os oito jogadores atrás assinalados com (*) na formação leonina, poucos meses antes envergaram a camisola vermelha do Sport Lisboa. [...] A razão da mudança dos oito jogadores para o clube do Lumiar foi por encontrarem no recém-nascido clube do Visconde de Alvalade melhores instalações, incluindo balneários e sanitários, que o Sport Lisboa não tinha nos terrenos baldios de Belém onde actuava naqueles distantes tempos.

Repare-se noutro pormenor - o único nome estrangeiro nas duas formações era o de Jacob Eagleson, na equipa do Sporting. Só era, porém, estrangeiro de nome, pois o seu pai fora contratado pela firma Graham & Cª, tendo fixado residência em Sacavém, onde nasceu o seu filho Jacob.

Inglês era o árbitro Burtenshaw que já residia em Portugal há alguns anos e era, também, futebolista do Carcavelos. Mercê do seu prestígio, todos os respeitavam e foi, por isso, escolhido para arbitrar o histórico encontro...".

Corre o ano de 2015 e faltam apenas dois dias para que o "velho derby" seja reeditado. Mas duas conclusões importantes se retiram do relato do jornal Record de há mais de 15 anos:

1 - O Sporting Clube de Portugal terá sido o grande vencedor daquele que poderá ser considerado o primeiro derby da Capital.

2 - O Sport Lisboa,  só um ano mais tarde viria a transformar-se em Sport Lisboa e Benfica, depois da fusão com Grupo Sport Lisboa.

Nesta condição, se o Sporting foi o primeiro vencedor, por que carga de água não há-de ser o último?!...

E se o Sport Lisboa só em 1908 viria a transformar-se em Sport Lisboa e Benfica, por que carga de água  TODA A GENTE SÉRIA E TRANSPARENTE QUE AGORA O DIRIGE, lhe terá REINVENTADO A DATA DE 1904 COMO DATA DA FUNDAÇÃO?!...

POIS É! COISAS DE GENTE SÉRIA E TRANSPARENTE!...

Um dia destes, ainda nos aparece por aí um "historiador qualquer" a borrifar-se para 1143 e a fixar a data da fundação de Portugal lá para os tempos da Lusitânia, de Viriato e Sertório!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

21 comentários:

  1. Excelente post amigo. Mas quem é aldrabão sempre será aldrabão e os lampiões têm essa cruz em cima deles. Não interessa como se ganha mas sim ganhar de qualquer forma. A sede é tão grande que até na sua fundação cheira ....mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no ser deles, amigo RCF!...

      Tenho fortes suspeitas sobre se seríamos capazes de encontrar um milhar de excepções!...

      Obrigado e SL

      Eliminar
    2. Coitaditos...
      Agarram-se a qualquer do pasquim da treta....
      Viva o Benfica!
      Ass: MarmotaSLB

      Eliminar
    3. COISAS DE GENTE SÉRIA E TRANSPARENTE!...

      Eliminar
  2. O Milan começou como um clube de críquete, quando três britânicos, Kilpin, Allison e Davies, propuseram a idéia a dois homens de negócios, Alfred Edwards e Herbert Kilpin. Os dois criaram o clube em 16 de dezembro de 1899. Edwards tornou-se o primeiro presidente do Milan Cricket and Football Club. Edwards e Kiplin eram da cidade de Nottingham, Grã-Bretanha, usaram o nome da cidade de Milão (Milan, em inglês) e não o traduziram para o italiano, Milano, em respeito às suas origens. A partida inaugural foi disputada em março de 1900, contra outro time de Milão, chamado Mediolanum. ....PORRA....QUANDO COMECOOU O AC MILAN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COISAS DE GENTE SÉRIA E TRANSPARENTE!...

      Eliminar
    2. serio serio é no post dizer que o clube nao se chamava benfica....nao conheco nenhum clube chamado apenas benfica...conheco sim um. Sport Lisboa e Benfica....coisas de gente seria e tranparente...deve ser dos envelopes....

      Eliminar
    3. ARTIFÍCIOS DE GENTE SÉRIA E TRANSPARENTE!...

      Eliminar
  3. A Juventus foi fundada como Sport Club Juventus, no final de 1897 por alunos da escola Massimo D'Azeglio Lyceum em Turim,12 mas dois anos depois, foi renomeado para Foot-Ball Club Juventus.3 PORRA...QUANDO COMECOU A JUVENTUS

    ResponderEliminar
  4. Foi fundado oficialmente no dia 6 de março de 1902 pelos irmãos Juan Padrós e Carlos Padrós, com o nome de (Sociedad) Madrid Foot-Ball Club. ...BOLAS...E O REAL MADRID?

    ResponderEliminar
  5. Foi fundado em 1 de janeiro de 1878 como Newton Heath L&YR Football Club, sendo o time dos operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. Entrou, juntamente com outro time de Manchester, um certo Ardwick AFC, para a Liga de Futebol Inglesa em 1892, mudando de nome no ano seguinte para apenas Newton Heath Football Club.
    O nome Manchester United Football Club veio apenas em 1902, AI O CARACAS...O MAN UNITED?

    ResponderEliminar
  6. Amigos,

    Eles mentem:

    Na data da fundação...
    Nos títulos conquistados...
    No número de associados... E por aí fora... É tipo lavagem cerebral das galinholas de carnide...

    Contudo, no próximo Domingo vamos reescrever a História!!!

    Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim amigo YaZalde, está no seu ser!...

      Quanto ao derby de amanhã... TENTAREMOS, TENTAREMOS! Não nos devemos comparar a eles!...

      Eliminar
  7. "... que o Sport Lisboa não tinha nos terrenos baldios de Belém onde actuava naqueles distantes tempos..."

    A única coisa que ainda se mantém hoje em dia é esta situação dos "chamados frangos do campo..." que se compram nos talhos dos supermercados e que se prova já ser uima produção antiga...nos terrenos baldios...
    O "resto"...bem o resto são "as verdades" de quem sempre foi mentiroso...!!

    Ainda nos irão querer fazer acreditar que a águia "bitória" é fruto de uma "gestação in vitro"...
    E filha de um "galo capão" e de uma "galinha pedrês" que aqui para nós... "enganou" o marido...

    Completamente iguais a si mesmos...estes "lampiões"...!!

    Aldrabões e Compª

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Um tostão sempre será um tostão"!...

      Ah "ganda Manel Machado"!...

      Abr e SL

      Eliminar
  8. O ADN das galinholas, sempre foi este: À força de tantas vezes repetirem uma mentira, essa mentira passa imediatamente a verdade, a única coisa que podemos fazer, é ganharmos no domingo, e oxalá que nesse dia, os nossos leões estejam particularmente inspirados......

    SL

    ResponderEliminar
  9. O jogo (em Dezembro de 1907) a que o jornal atribui historica e erradamente, a referência de primeiro "derby" foi disputado contra o Sport Lisboa que no ano seguinte seria extinto com a união entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica. Claro portanto que o primeiro "derby" viria a ser o que se disputou no ano seguinte (1908) contra o então recém criado Sport Lisboa e Benfica. Só não é claro para quem quer falsear a história....

    ResponderEliminar
  10. Não se trata de uma mudança de nome. Trata-se da extinção de 2 colectividades e o nascimento de uma nova entidade. E a nova colectividade fosse qual fosse o seu nome nasceu em 1908. Ponto final.

    ResponderEliminar