quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Com o benefício da dúvida!...


O grande universo sportinguista, nomeadamente os adeptos mais militantes da blogosfera leonina, parece ter reagido em silêncio - as excepções serão reduzidíssimas! - à nomeação/contratação de João Morgado Fernandes e Luís Bernardo, mai-la "sua" agência WL Partners, como assessores da presidência do Sporting Clube de Portugal, para a importantíssima área da comunicação.

José Quintela e Bruno Roseiro, há muito vinham patenteando uma clara incapacidade para apagar tantas frentes de incêndio! Creio que uma franja sensível de sportinguistas estará de acordo, pese embora muitos reconheçam o facto, e honra àqueles seja feita, de os seus esforços, ao que nos vai chegando por entre o nevoeiro, não terem permitido que a sua exponenciação atingisse ainda valores mais críticos, com resultados ainda mais nefastos, quiçá dramáticos, para o Clube.

Agora, com a chegada destes "novos reforços", as expectativas de que a sua acção possa vir a contribuir para amenizar o caos comunicacional instalado na presidência, naturalmente que serão reforçadas. Mas... não haverá "bela sem senão"!...

Sem alinhar em fundamentalismos despropositados e como defensor do primado da competência sobre as afectividades de cada um,  sempre deixarei por aqui as minhas reservas ao propalado benfiquismo de ambas as figuras, aqui ou ali salpicado de provados episódios de afrontamento ao Sporting.

Pese embora gostasse bem mais de aplaudir a nomeação/contratação de figuras competentes do espectro comunicacional ligado ao universo leonino, que os sportinguistas mais atentos bem conhecerão, aceitarei como absolutamente naturais as escolhas do Presidente, dando-lhe o total benefício da dúvida, e o tempo se encarregará de nos provar a bondade das soluções encontradas.

Leoninamente,
Até à próxima

27 comentários:

  1. Inacreditável, agora o investimento é no marketing, ou seja, só serve para animar palhaços em vez de procurar reforços de categoria e começar a preparar o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Superleão estará, a meu ver, a confundir PR com Marketing! Mas na actualidade, ai de quem não der importância a qualquer dessas áreas! Para o êxito de qualquer negócio, política ou desporto, é fundamental o tempo e o modo como são atingidos os alvos. "Reforços de categoria" e preparação do futuro, serão sempre consequência do sucesso que hoje for alcançado...

      Eliminar
    2. A aposta tem que ser no merchandising e não no marketing ou PR que isso só serve para animar palhaços.

      Eliminar
  2. O problema não está na competência das figuras indicadas. A questão comunicacional (como sugeri no último post) consiste em saber se o presidente Bruno de Carvalho está disposto a emitir apenas (na qualidade e na quantidade) as opiniões que estejam alinhadas com a estratégia comunicacional do Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "as", qualquer assessoria de comunicação, tem como função, aconselhar o melhor caminho para que os objectivos previamente definidos, possam ser alcançados. E terá de haver uma relação de confiança quase ilimitada da parte do assessorado. Pagar por bom dinheiro a um assessor, os seus conselhos, para depois os mandar às urtigas, será uma óptima definição de estupidez!...

      Eliminar
  3. Sendo os sportinguistas uma raça em vias de extinção é natural que a competência verde sempre associada aos humanos esteja também a decrescer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo o comentário do caro Remédios, para que possam ajuizar o seu carácter e estrutura intelectual...

      Eliminar
    2. Foi dito em jeito de piada e não com intenção de magoar ou ofender.
      A capacidade de rirmos de nós próprios é o que nos mantém sadios.

      Eliminar
    3. O homem não tem remédio, está condenado à extinção... Acontece com os intelectualmente inferiores...

      Eliminar
    4. Totalmente de acordo com o António Gomes. Eu que o diga. ;))

      Eliminar
  4. A nomeação destes dois lampiões é mais um passo num degrau da "escada" que leva esta direcção para o fundo. A mim até já nada me choca. Nem sequer me chateio. Só o que me faz impressão é a crendice de algumas pessoas, mas é sempre assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo na vida, caro Jordão, haverá quem apoie e quem conteste. É dos livros e nem valerá a pena falar de Domingos Soares de Oliveira e Jorge Jesus, sportinguistas de sempre e pedras brilhantes e fundamentais nas duas áreas mais importantes dos benfas. Sem eles, nada na Luz seria igual!...

      A questão central situar-se-à no seu carácter, competência, verticalidade, honestidade e nos resultados que possam ou não alcançar e as minhas reservas serão muitas, quando, pelo menos um deles, há pouco mais de dois anos, designou na sua página do FB, o clube para o qual agora vai trabalhar, por... SPORTEM, ridicularizando uma derrota expressiva sofrida por uma equipa leonina da formação! Será este o "expert em PR" que o Sporting necessita?!...

      Eliminar
    2. Acresce que estas duas figuras foram assessores de José Sócrates, um governante corrupto que levou o país à bancarrota. Fizeram parte de uma máquina de propaganda e manipulação que ludibriou e manipulou o povo português, e que intimidou e caluniou pessoas apenas porque estas se opunham ao "socratismo".

      Sinto repulsa por ver estas figuras ligadas ao Sporting Clube de Portugal depois de (felizmente) terem sido afastadas da cena política, e acredito que o desígnio de Bruno de Carvalho é apenas manter-se no poder seja por que meios for. Estas "contratações" não são para fora, em prol do Sporting, são para dentro, para servir os interesses pessoais de Bruno de Carvalho. Mas não haverão assessores de imagem, nem centrais de manipulação que lhe valham se a incompetência continuar no clube. Aliás, estas nomeações são apenas um sinal de desespero.

      Eliminar
    3. Caro Jordão, saberá certamente que estes mesmos profissionais, antes de assessorarem José Sócrates, fizeram-no com o ministro Mário Lino e com António Guterres, enquanto 1º ministro. Lamento, mas nunca serei capaz de me violentar a mim próprio, transferindo para peões do xadrês político, os "ódios de estimação" que tenha gerado em relação a qualquer político. Cada coisa no seu lugar: sempre haverá gente honesta por detrás de todo e qualquer político, corrupto ou não, de todo e qualquer aparelho partidário, próximo ou afastado dos nossos ideais! Por mim, haverá caminhos que nunca percorrerei...

      Nesta condição e recusando colocar qualquer selo na testa das figuras em causa, será a sua prática como assessores de comunicação da presidência do SCP, que me fará, quando para tal decorrer o tempo suficiente, formar a minha opinião.

      Mas cada um de nós, terá naturalmente toda a legitimidade e toda a liberdade para expressar a sua opinião...

      Eliminar
    4. Ainda para mais assessoram o Guterres e o "jamé"? Por amor de Deus, só lhes falta o Carrilho ou o Pinho no "currículo".

      O Bruno de Carvalho também anda a enturmar-se com o mundo da política para quando tiver de sair do Sporting...

      Eliminar
    5. Meu caro Jordão, apetecia-me responder-lhe, mas...isto é um blog desportivo, vamos deixar as tricas politiqueiras para outros "estádios", pode ser?
      Diz que "não haverão assessores de imagem, nem centrais de manipulação que lhe valham se a incompetência continuar no clube...". Pois bem, as áreas no Clube são tão vastas e diversificadas, que me parece legítimo pedir que detalhe as áreas (importantes) em que considera existir incompetência. De certeza que haverá muitas em que achará que "nem as acompanha" e que, muito provavelmente (convicção minha) são muito poucas aquelas que quererá atingir.
      Por isso, esclareça-me, peço-lhe. Ah, não vale acompanhar a verborreia (terá sido diarreia verbal?) dum tal Janela, dá-me vómitos.

      Eliminar
    6. "detalhe as áreas (importantes) em que considera existir incompetência."

      1) Contratações no futebol para a época 2014/2015. Não se aproveita um.
      2) Gestão da formação. Piores resultados de sempre.
      3) Merchandising de clube de segunda linha, contrato com a Macron pior do que o da Puma, equipamentos 2014/2015 são os mais feios mas mais caros de sempre.
      4) Mais uma direcção enganada pelo Vieira, pois creio mesmo que BdC acreditou que o presidente lampiónico lhe iria facultar umas "migalhas", tal como o Porto havia feito a Soares Franco. O que significa que o actual presidente é mais um que se julga mais esperto do que na realidade é, e na prática estaria dependente de uma relação de subalternidade para com um rival, coisa que criticava nos seus antecessores, só mudando desta feita a cor do rival a quem o Sporting serviria de "muleta".
      5) Amadorismo na condução do processo do pavilhão, que não acredito que saia do papel. O valor orçamentado não bate certo com a projecto que foi apresentado.
      6) Indefinição em relação às obras na Academia. Anunciam-se obras de ampliação do Aurélio Pereira Stadium que são depois canceladas em favor de obras de manutenção. Mais uma desculpa para cancelar o que havia sido anunciado. Duvido que saiu do papel também.
      7) Incoerência em se anunciar um investidor (partindo do princípio que isso é verdade) e se espera que a sua identidade se possa manter secreta dos sócios, quando se é contra os fundos por não se saber a quem pertence o seu capital.
      8) Amadorismo na Sporting TV. Continua sem um site onde se possa consultar a programação.
      9) Site do Sporting cada vez mais abandonado. Não há indicações de que está para breve a sua renovação.
      10) Política de comunicação populista e básica, feita à medida da agenda pessoal de BdC e não dos interesses institucionais do Sporting. Palhaçada total com a assessoria de imprensa, acumulando-se os subcontratados.
      11) Atendimento na Loja Verde cada vez pior, substituíram-se pessoas com anos de casa e sportinguismo por mocinhas que não sabem nada do Sporting e do que estão a vender.

      É do que me lembro de momento.

      Eliminar
    7. PS - Tricas politiqueiras uma ova. Não te dá é jeito que se fale nisso, mas são coisas bem sérias. Estas pessoas ou concordaram com o que foi feito pelos (maus) políticos para quem trabalharam, ou não se importaram com isso, porque não consta que tenham manifestado incómodo.

      Eliminar
    8. Caro Álamo a expressão foi usada em relação à final da taça desse ano e não a qualquer jogo da formação...

      Eliminar
    9. Quero dizer, pelo menos é o que se diz por aí

      Eliminar
    10. Caro António Gomes, esse pormenor será irrelevante e já vi por aí várias versões!... Importante será ter chamado "sportem" ao SCP no FB. Possuo a imagem em arquivo...

      Eliminar
    11. É importante não espalhar mentiras, sob pena que se transformem em verdades... da mentira!

      1) Gauld, Paulo Oliveira e Jonathan Silva, não existem? Foram contratações desta época. Portanto, não é verdade que nada se aproveite. E quanto a outros, o tempo dirá. Ou será que apenas o Sporting é que não pode fazer contratações de jogadores que não se afirmem logo na 1º época?
      É preciso ter ponderação neste tipo de coisas.

      2)O que mau que vem a ser feito na formação já tem a sua origem em 2009, bastar estar informado sobre o assunto, coisa que pelos vistos o "Jordão" não está.
      No mandato de Godinho Lopes, os olheiros que trabalhavam no recrutamento estiveram dois anos sem receber nada.
      Esperemos sim que as recentes medidas tomadas, a nível de director técnico e não só possam mudar o sentido das coisas. Mas nem tudo tem sido bem feito, também têm existido erros, isso é óbvio.

      3)O contrato da Macron é melhor que o da Puma. Quando a nível de equipamentos, concordo que são feios, pelo menos o amarelo é.

      4)Se é o próprio presidente do Sporting que vem dizer que nunca aceitou uma aliança com o benfica, que era aquilo que o Vieira queria, como é possível que você venha falar em subalternidade? Se há coisa que esta direcção tem mostrado é que não quer andar a fazer "panelinhas" com ninguém.

      5)Amadorismo na condução do pavilhão? Porquê?
      Como que bases é que você diz que o valor apresentado não bate certo com o projecto? É porque não acredita?
      Então sendo assim, tanto o Sporting como a empresa que ficou com a responsabilidade de fiscalizar tanto a construção como o projecto, estão a mentir, é isso que você afirma?
      Veremos no futuro. Quando ele estiver construído, irei gostar de ler as suas palavras.

      6)Essa questão foi explicada na última Assembleia Geral. Todos os presentes perceberam o porquê. O Sporting só iria fazer essas obras por uma questão de obrigação para poder cumprir com os regulamentos da Liga, no que se refere à 2º divisão, para a equipa B.
      Infelizmente, a bancada que existe na Academia, raramente enche, portanto o Sporting fez ver isso à Liga e FPF, de maneira a serem alterados os regulamentos no que dizia respeito a obrigações dos terrenos de jogo. Dessa maneira o dinheiro poderá ser aplicado em coisas que realmente são necessárias.

      7)O investidor será conhecido em 2016, é assim que dita o contrato de confidencialidade. Também não me agrada muito essa questão confesso. Mas tal como foi dito, não acredito que os nossos credores aceitassem a integração desse investidor no plano de reestruturação, caso não fosse uma identidade com o mínimo de seriedade.

      8)Nesse ponto, tem razão. Embora seja possível consultar a programação nos sites da NOS e da MEO. Mas devia ter um site próprio. Talvez isso aconteça com o lançamento do novo site do Sporting.

      9)Tal como disse no ponto 8, o Sporting terá ainda durante este semestre um novo site. Algo que já tinha sido dito na penúltima Assembleia Geral.

      10)De facto o Sporting tem falhado na comunicação, principalmente a institucional. Esperemos que as recentes alterações possam ajudar a melhorar esse ponto.

      11)Concordo, excepto quando fala das tais pessoas com muitos anos e Sportinguismo.
      Alguns deles não tinham Sporitnguismo nenhum, eram mesmo de outros clubes, mas como já tinham alguns anos de casa, sabiam bem o que estavam a vender, mas faziam-no com má cara e sem qualquer simpatia visível pelo Sporting, e o problema era esse.
      Por isso mesmo e pela urgente e necessária redução de custos, tiveram que existir alterações. Infelizmente não foram todas para melhor, mas o Sporting não podia continuar a ter certos funcionários que ganhavam dinheiro a mais para a pouca simpatia que demonstravam com os adeptos e sócios do Sporting.


      Dito tudo isto, é importante que os Sportinguistas tenham a noção que, muito do mal que acontece no Sporting, nasce logo quando somos nós próprios a espalhar mentiras ou "dados incorrectos" sobre o clube.

      SL

      Eliminar
    12. Eu não disse mentira NENHUMA. O que você faz é a apologia desta direcção, dando a sua versão, com a qual eu discordo. Não tem provas nenhumas do que afirma, portanto não tem bases para afirmar as suas "verdades". É apenas a sua opinião.

      Eliminar
  5. Bia tarde,
    Sou Benfiquista mas dou-lhe os parabéns pelo seu blogue. E digo-lhe isto sem qualquer hipocrisia ou segundas intenções.
    Não me refiro apenas a este artigo mas à grande maioria dos que aqui se podem ler.
    É sempre um prazer ler artigos de pessoas que pensam pela sua própria cabeça.
    De resto, não me leve a mal, mas não desejo grandes sucessos ao seu clube. Pelo menos enquanto lá estiver este senhor..
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro J.P.Gonçalves, permita-me que lhe maifeste, como sportinguista, a minha profunda admiração, respeito, compreensão e sensibilizada gratidão pelo seu comentário.

      Os meus melhores cumprimentos e saudações desportivas.



      Eliminar
    2. Obviamente que não era Bia tarde, mas sim boa tarde. Teclados de telemóvel...
      Mais uma vez, cumprimentos.

      Eliminar
  6. de facto e pensando pela minha própria cabeça. a minha grande preocupação é a seguinte:

    Eu não quero um Sporting calado e submisso!

    ResponderEliminar