segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sózinho nos cornos do touro!...


O jogo do Restelo, parece ter finalmente libertado Marco Silva do "porreirismo leonino" que exuberantemente por todos era reconhecido, e no regresso ao trabalho após a "débacle", parece ter adoptado os métodos do Presidente e cortou as relações privilegiadas a que tinha habituado os seus pupilos.

Na verdade, depois de ter afirmado que a sua gente, se fossem homens a sério, daria a resposta no jogo seguinte ao empate com o Benfica, falar para quem não o mostrou ser, seria perder o respeito e a credibilidade que a si próprio deve.

Já por aqui defendi a minha pura e dura aversão ao "porreirismo", venha ele de onde vier. Em toda a minha vida profissional, sempre que me chegavam ao ouvido mensagens definindo-me como "gajo porreiro", de imediato perguntava a mim próprio, "onde será que errei"?!...

Justo, dialogante, mesmo amigo e compreensivo, jamais significará "porreiro". De porreiros estão o inferno e as arenas cheios! Pois as arenas! Ou não serão "porreiríssimos" os ajudas que fogem para as trincheiras e deixam o forcado nos cornos do touro?! Ah, agora concordam comigo!... 

Pois foi o que a rapaziada do Marco Silva lhe fez: deixou-o sózinho nos cornos do touro!...

Leoninamente, 
Até à próxima

17 comentários:

  1. Não passas de um falso moralista que se intitula sportinguista.
    A ti só te posso dizer, enquanto sócio, és um filho da puta e o Sporting é nosso croquete!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvei da guilhotina este comentário do Nuno, para mostrar aos amigos sportinguistas, que também na nossa casa temos gente desta estirpe, capaz das piores indignidades!...

      Eliminar
    2. Não é possível...
      Um sócio do "nosso" Sporting...?
      Não acredito...!
      É que isto se ...já seria linguagem inadmissível para os nossos adversários é perfeitamente inaceitável ...quando dirigida a "um dos nossos"...
      É caso para dizer..."Eu também sou Álamo"...!
      O meu mais veemente repudio...!!

      Abr e SL

      Eliminar
    3. Obrigado amigo Max, mas é bom que nós sportinguistas, tenhamos a noção do caminho que ainda teremos de percorrer, até nos podermos considerar gente civilizada!...

      Abraço e SL

      Eliminar
    4. Amigo Álamo, um sportinguista, por muito que seja "pró-croquetes", jamais diria "o Sporting é o nosso croquete".
      Se é uma galinha a querer infiltrar-se ou, até, um drampião, significa que o nacional-porreirismo não lhe assiste, como diria o Guedes. Ou seja, o meu amigo está no caminho certo, a sua análise foi correcta.
      SL

      Eliminar
    5. Acabo de ver
      http://www.amorsporting.com/2015/02/sagres-goza-com-rui-patriciovergonhoso.html

      Penso que este vídeo miserável da sagres merece ser divulgado e...atitude nossa a condizer.
      Por mim, acabou a Heineken cá em casa!

      Eliminar
    6. Amigo Liondamaia, o rapazito Nuno, ter-se-à esquecido, ou não sabe mais, de colocar uma vírgula entre "nosso" e "croquete". Pelo que deduzo me tenha pretendido chamar "croquete", o que o definirá como "brunista", quiçá "pontadelançajuve"! Com aquela linguagem só pode!...

      Eliminar
    7. Amigo Liondamaia, publiquei esse vídeo às 17.54! A minha indignação terá portanto mais 4 horas e a ostracização dessas marcas também!...

      Eliminar
  2. Pois... E é aqui é que se EXIGIRIA (EXIGE) a entrada, à seria, do PRESIDENTE.... Fazendo ver aos "meninos" que não se brinca com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...!!!

    Agora sim....VERDADEIRAMENTE JUNTOS é o que mais interessaria ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... Presidente e Treinador a mostrarem a força do conjunto, da estrutura... Se assim não for... poderá, definitivamente, estar ferida de morte esta relação... o que muito me deixa apreensivo... pois, independentemente das avaliações, mais ou menos, boas ao trabalho de MS... (não nos esqueçamos que também ele está em crescimento... e um ano... apesar da não gostarmos... NÃO É NADA...) continuo a achar que não teremos melhor treinador para um futuro, mais ou menos, próximo...

    Começar tudo de novo, OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA VEZ), será... Sei lá eu o que será....!!! Mas coisa boa..., não será, certamente....!!!

    Continuo a achar que NÃO TEREMOS OUTRA OPORTUNIDADE.... Seja pelo presidente seja pelo treinador...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, amigo ZE, talvez! Mas enquanto em relação ao treinador, eu acredito nos resultados que esta fase de aprendizagem lhe poderá proporcionar, no que ao Presidente diz respeito, as minhas reservas serão, com tristeza e decepção o digo, superiores ao que sempre foram as minhas expectativas.

      Passam os dias, as semanas, os meses, estamos quase a meio do seu mandato e o sentido da sua evolução é assustadoramente negativo, o que me leva a supor que dificilmente deixará de ser um caso perdido, ponderado o seu incontrolado e incorrigível narcisismo e a mais completa e descoroçoante ausência do "sentido de estado" que lhe deveriam impõr as altas responsabilidades de que os sportinguistas o incumbiram.

      Por duas vezes lhe entreguei os meus votos, movido apenas por uma intuição de que durante muito tempo me orgulhei. Hoje, percorre-me a coluna, aquele friozinho de decepção, de cada vez que resolve intervir publicamente, anunciando novos e desesperantes caminhos demagógicos e populistas. E tenho vergonha de confessar que começo a não acreditar que as coisas boas que trouxe ao nosso Sporting, consigam suplantar os sistemáticos erros que o seu excesso de voluntarismo e irresponsabilidade o levam a cometer, numa aparente e louca vertigem de egocentrismo incontido e exacerbado.

      Não poderei concordar com o seu pensamento de que "NÃO TEREMOS OUTRA OPORTUNIDADE"! O Sporting caminha para a celebração do seu 109º aniversário e é demasiado grande para que lhe escasseiem desse modo as oportunidades! Mas que correremos o risco de voltar à ESTACA ZERO, sim, isso terei de admitir!...

      SL

      Eliminar
  3. "priviligiadas" escreve-se privilegiadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Tim, a raiz é privilégio! As minhas desculpas e gratidão, Já corrigi.

      Eliminar
  4. Não sendo tão, assertivamente, pessimista, como o meu amigo... no que ao presidente diz respeito.... (que raio..., afinal andamos todos a aprender com isto... custa...!!!??? Pois custa... custa muito.... ver onde chegámos... e ver que estivemos tão próximos de.... desaparecer.... E isto não são palavras.... são factos... E custa muito ver que o crescimento não será tão rápido conforme todos desejaríamos... Custa muito...!!!! Custa demais...!!! Mas haverá outro caminho...????)

    Afinal de contas houve como que uma espécie de RE-fundação.... nos termos técnicos de uma nova gestão que permitisse à instituição perdurar enquanto instituição competitiva e central no panorama desportivo nacional...

    Foi, BdC que nos deu essa possibilidade, sustentado por uma maioria de sócios que promoveram essa eleição... Uns fizeram-no por desespero, outros por convicção, outros por.... sabe-se lá por quê.... mas o que é certo é que fizeram.... e ao fazerem-no legitimaram uma mudança de paradigma.... (outros também foram legitimados é certo... - mas as suas acções chafurdaram directamente na sobrevivência do clube. Neste caso, até ver, as questões são """"meramente"""" de carácter estético... mais forma que conteúdo.... e para mim, até prova em contrário, não serve para não apoiar esta direcção)

    Se à coisa que eu acho que foi, de facto, o pecado original, foi a assunção tão directa e objectiva da conquista do título... Ai considero, que realmente, houve um acréscimo de responsabilidade que ninguém estaria preparado para assumir... e acima de todos os próprios associados (onde honrosamente me incluo) que se regem por emoções e ao ouvirem tais palavras, pensaram que tudo já estaria feito e pronto para o ataque.... Aqui, acho que houve uma impetuosidade exacerbada e uma falta de conhecimento da realidade associativista do clube....

    Se há chavão (gozão) que sempre me contorceu as entranhas é o velhinho "para o ano é que é"... mas a realidade é que seremos nós (os sportinguistas) os primeiros a acreditar nisso.... e como tal criaram-se as expectativas que, objectivamente, ainda não estaríamos prontos para assumir....

    Isto não invalida tudo o que já afirmei noutras alturas... Não fossem os árbitros e toda a conjectura do futebolzinho português, e tudo poderia, já, ser diferente... mas a realidade é esta...... é este o futebol que temos, são estas as estruturas que temos...., e, desgraçadamente, é com elas que temos de ir vivendo... mas isso, sim, era obrigação, desta estrutura saber.... Eu, arrogo-me no direito, (sabendo que na realidade nunca o farei) de atirar a toalha ao chão, em determinados momentos de revolta e desilusão.... A eles, encarreguei-lhes a missão para que nunca o fazerem...

    Como tal, contínuo a acreditar nesta estrutura... que, como disse, desgraçadamente, também ainda não sabe tudo... nem poderia saber.... mas cabe-nos a nós - se, objectivamente, não tivermos dados inequívocos da sua, eventual, incompetência técnica - continuar a, pelo menos, suportá-los até às próximas eleições... e não poderemos ser nós os primeiros a escarafunchar a ferida...

    ResponderEliminar
  5. É curioso verificar onde, a partir de determinado momento, os paineleiros e jornaleiros da nossa praça, centralizaram os seus discursos.... no que a BdC diz respeito.... Se bem me recordo... depois de ganhar a eleição... era a demagogia, o "vale azevedismo", o desconhecimento, e até a ignorância do que era a realidade do futebol e a especificidade do futebol português... Passado, pouco tempo... com alguns resultados em cima da mesa... e perante tais factos... passaram, e daí ainda não saíram, à forma... A arrogância, a soberba, a impetuosidade.... O conteúdo passou para plano irrelevante e o que interessa é a forma... (curioso que nunca vi tratarem d. bufas nestes termos - não... ai já é inteligência e sagacidade... -, ou enviados porta-vozes lá da capoeira com discursos assassinos... p.s. desculpem-me voltar ao caso.... mas até aqui não descansaram enquanto não equilibraram as contas e querem culpabilizar o Sporting - na pessoa do seu presidente - por uma "triste" mas "simples" referência a uma pessoa já desaparecida, escamoteando a realidade bem mais grave que veio do outro lado da segunda circular...)

    Ora... é muito fácil (porque é de facto) pegar na forma e condenar o sujeito BdC... ainda para mais quando os resultados não suportam o discurso... mas cabe-nos a nós, impedir que eles o consigam... ou pelo menos não lhes darmos mais tempo de antena

    Até à data, e tirando o triste episódio da final do ano passado (que espero não esteja ainda por esclarecer) não vejo nenhuma acção, desta direcção, que me faça retirar-lhes o apoio... Foi tudo bem...??? Não, não foi, mas no essencial, repito, não me arrependi de lhe ter dado os votos que lhes dei....

    Quanto à "ESTACA ZERO" "Eles" já viram que afinal não estávamos mortos... e cometeram o pecado de nos deixar reerguer da estanque e delapidada posição moribunda em que nos encontrávamos... NÃO VÃO COMETER O MESMO ERRO DUAS VEZES.... É a minha convicção....!!! Porque na realidade as nossas forças ainda estão periclitantes... Custa muito crescer tão lentamente... Ái como custa....!!!!

    p.s. Para começar a sedimentar, um vector essencial deste lento crescimento, lanço um repto aos sportinguistas... E não... não é pelo BdC ou outro qualquer....

    É pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    Será que conseguimos meter 45 mil a ver o Gil Vicente....

    Eu vou lá estar... E tu...????

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo a visão positivista do amigo ZE! E sei muito bem que todas a razões por si aduzidas para considerar a obra de Bruno de Carvalho como dona de um claro e incontroverso sinal mais, deverão ser consideradas.

      Mas nunca poderei fechar os olhos a um tipo de comportamento que sempre hei-de considerar incompatível com a figura do Presidente do Sporting Clube de Portugal. Definitivamente, entendo a postura que ultimamente vem evidenciando, como mais prejudicial que benéfica para o Sporting Clube de Portugal.

      Não será hora para dissecar erros, quando valores mais altos se levantam, como sejam as grandes responsabilidade que as três competições em que o Sporting está inserido representam, mas negar a nudez do rei será superior às minhas convicções.

      Como medida profiláctica imediata, vejo como necessário, imperioso e urgente, que Bruno de Carvalho cole sobre o umbigo um adesivo suficiente forte, largo e aderente, pelo menos até final da época. E não direi que faça o mesmo sobre a boca, porque poderão haver momentos em que poderá ser preciso fazer ouvir a sua voz, mas já sobre as teclas do seu PC, o melhor será deixá-las ganhar o pó da conveniência.

      E quando chegar o final da época, então talvez seja a hora de fazermos o balanço que agora poderia fazer sugerir doloroso "haraquiri". Porque fazer o papel de avestruz, não será de certeza o caminho mais curto para o sucesso que todos desejamos. Muitos erros foram cometidos! É preciso ter a humildade de o reconhecer e a inteligência e capacidade para não os repetir!...

      Pode acontecer que venham a estar 45 mil a ver o Gil Vicente. Nada é impossível nesta vida! O meu Lugar de Leão/Gamebox2014/15, ficará vazio, até que sinta orgulho na postura do meu Presidente, e ganhe motivação para fazer... 600 quilómetros! estará nas mãos dele!...

      SL

      Eliminar
    2. """""Positividade"""""" sem chauvinismos nem qualquer tipo de obsessão.... Serei o primeiro a mandá-lo às urtigas... assim que o ache incompetente para o cargo... Serão apenas opiniões... e diferentes coeficientes de avaliação... Neste momento, ainda, vai recolhendo na minha pessoa créditos suficientes... para o ser...

      Estamos plenamente de acordo no que à assunção dos erros diz respeito... aliás..., é disso que se fazem os Homens.... e sim há-os de facto... os erros... longe de mim querer ocultá-los

      Sei que o meu amigo pesará, mais que legitimamente,... nestes actuais pesos da sua balança, os infindáveis 600 kms para vir até "casa".... Digo-lhe mais...., eu, muito provavelmente, vivendo a essa distância de "casa", não seria possuidor de um lugar cativo.... coisa que faz de si um Leão que eu respeito ainda mais...

      Mas há tantos aqui tão perto... e que, eu sei, que não vão... só porque.... sim....!!!!!

      É a esses que eu lanço o repto mais difícil....!!! Reeditarmos o fim-de-semana passado até ao minuto 93....

      Houve uma altura em que, por diversas razões, não frequentava com muita assiduidade as bancadas do velhinho José de Alvalade.... e invariavelmente após as famosas debacle's natalícias e/ou outras... era quando eu me obrigava a voltar... Só porque sim.... ou talvez não....!!!! Era ai que eu entendia que a minha força faria ainda mais sentido..., qual statement ou presunção de que a grandeza do meu clube não seria beliscada por uma conjectura pontual... Tantas e tantas vezes captava os olhares transviados... "Olha aquele... onde é que ele vai... Agora já não vale a pena..."

      Independentemente das (importantes e decisivas) vicissitudes da gestão do clube... é preciso catapultá-lo para a sua real dimensão... e sendo essa dimensão avaliada pela quantidade de associados é preciso fazer chegar, permanentemente, o maior número possível de adeptos às bancadas... (Invejo - invejo mesmo - aquele já famoso 1º treino do ano lá para os lados das antas... invejo e ao mesmo tempo tenho vergonha que "eu"..., em "minha casa"..., não consiga, na maioria das vezes ter tanta gente para ver um jogo... como os bufas têm naquele treino...!!!!)

      Enfim... desabafos de um Leão bem vivo...!!!!

      Olhe... é destas conversas que aqui vamos mantendo que se faz a maior das leoninidades.... Ai o meu caro amigo está carregadíssimo de razão.... a grandeza do SPORTING é esta mesmo... espero e desejo que seja suficiente... e que os eventuais "nuno's" (sim, porque isto de estarmos atrás de um teclado tem muito que se lhe diga...) desta vida jamais saiam vencedores...!!!

      VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.....

      SL



      Eliminar
    3. É lindo o seu sportinguismo, amigo ZE! E não me custa absolutamente nada entender a sua posição! Quem sabe se a razão não será sua e que será o meu grau de exigência a estar descalibrado, exagerado, ou mesmo ultrapassado?! Se o futuro me empurrar para essa conclusão, aqui estarei, frontalmente, a assumi-lo, sem pruridos ou sofismas. Direi até mais, com alegria. Porque para mim, tudo é relegado para um plano secundário, se o Sporting estiver lá no topo, confortavelmente...

      Certo que a minha alegria será maior se o Sporting estiver no topo e servir de exemplo, mas... Roma e Pavia não se fizeram num dia!... Havemos de lá chegar!...

      SL

      Eliminar