sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Curiosidades e coincidências da arbitragem nacional!...


"... Curiosidades e coincidências

João Capela será o homem do apito no Marítimo-FC Porto. E Bruno Paixão estará no Paços de Ferreira-Benfica. Escolhas muito curiosas. Isto porque nos últimos cinco jogos dos dragões apitados por João Capela, o FC Porto venceu apenas um. Já o Benfica, em 11 jogos ajuizados por Capela nunca sofreu golos. Quanto a Bruno Paixão, e no que respeita a equipas grandes, há mais de dois anos que só apita jogos do Benfica. Mera estatística, coincidência ou há algo que o impede de estar em jogos do FC Porto e do Sporting?".
(António Oliveira, Visão de Jogo, in Record)

António Oliveira já será demasiado crescidinho e experiente, para não colocar questões tão difíceis ao Vitor Pereira! Não serão coisas que se façam, sem que a "grande instituição dos benfas" o deixe ficar sem resposta!...

Já agora, sem colocar em causa o espírito de isenção de António Oliveira, realço o seu estranho lapso de memória, quando também não questiona Vitor Pereira, sobre a nomeação de Rui Costa, um árbitro da A.F. do Porto, para o Sporting-Académica. Ou será que conhecerá as razões que o terão impedido de chegar a internacional?!...

Claro que António Oliveira também terá pedras nos seus sapatos. Mas seria de bom tom e já que estava com as mãos na massa, explicar à gente porque Rui Costa terá sido sempre preterido na sua ascensão, por outros de manifesta inferior qualidade! Ele saberia melhor que ninguém, explicar as razões, mas... talvez tenha sido mesmo um lapso de memória!...

Leoninamente,
Até á próxima  

8 comentários:

  1. Em relação ao António de Oliveira, agradeço as alegrias que me deu quando passou pelo Sporting...
    Tirando isso...é um "dragonito" de coração, que eu até compreendo...
    Estou convencido que algumas "verdades" que disse enquanto "comentadeiro" televiso em torno da SporTV, se devem a uma "raivinha de estimação", que deve ter pelo mano "jaquim"..

    Depois, estou perfeitamente convencido que o "capeladas" depois daquele "orgulho " do "pisca da bosta" ferido na predeira...não vai deixar de fazer o jeitinho à "nádega direita", sabendo de antemão que o Paixão não deixará de fazer o jeito ao "capão" (deixei de lhes se chamar galinhas, lampiões e outros "mimos", para mim são apenas uns "galaroz capados" e nada mais...)

    Quanto ao Rui Costa...certamente tudo fará para nos tramar, mas acredito que"não haverá Costa que nos faça encalhar..."...

    Onde fores jogar... eu vou lá estar para te apoiar...Sporting tu nunca vais acabar...!!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  2. Mais curiosidades:

    http://11-contra-onze.blogspot.pt/2015/01/a-influencia-arbitral-de-pedro-proenca.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+11ContraOnze+(11+contra+onze)

    ResponderEliminar
  3. Factos, Pedro Proença:

    Factos:
    PP nunca marcou um penalti contra o Porto.

    75% dos jogos que arbitrou do Porto foram frente ao Benfica, Sporting e Braga, o que beneficiando o Porto prejudica ao mesmo tempo os outros candidatos ao título.

    Porto tem mais do dobro das decisões favoráveis (Penaltis e Expulsões) do que o Benfica.

    Com PP, o Porto teve 11 decisões arbitrais favoráveis o que lhe permitiu somar mais 19% dos pontos aos que conseguiu conquistar sem influência arbitral direta. Por outro lado, o Benfica perdeu 8% dos pontos com influência da arbitragem de PP e obteve um saldo negativo (-1) com as decisões de PP.

    Com PP existe uma diferença de 12 decisões favoráveis ao desempenho do Porto e desfavoráveis ao desempenho do Benfica.

    Com os outros árbitros o Porto continua a ter mais decisões favoráveis em relação ao Benfica.

    O Benfica tem uma diferença de rendimento com PP de - 36 pontos percentuais em relação aos outros árbitros.

    O Benfica é o clube português com maior rendimento sem a influência direta dos árbitros (77%).

    Conclusões:
    O adeus de PP foi bom para a arbitragem porque assim não desvirtua tanto a verdade desportiva. O Porto foi claramente o clube mais beneficiado pela arbitragem nos últimos 7 campeonatos, focando apenas expulsões e penaltis. Se fosse tido em consideração a legalidade dos golos, foras-jogo e outros fatores com influência direta no jogo os resultados ainda seriam mais escandalosos. Se o período temporal fosse mais alargado até ao pleno apito dourado, os resultados ainda mais catastróficos seriam.

    In: http://11-contra-onze.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. a desonestidade do oliveira tem aqui um belo episodio.

    o porto nao ganha com o capela? olhem, vou elucidar!!!!

    academica-porto, 1-0. o ano passado. capela. logo a abrir o jogo, capela perdoa penalty escandaloso contra o porto. a 5 minutos do fim, capela inventa penalty que nem na china, a favor do porto. foi falhado. o porto perdeu... mas o capela fez o que podia!!!!

    ha 2 anos. maritimo-porto, 1-1. ja com 1-1 no marcador, capela transforma um livre a favor do porto num penalty. o porto falhou o penalty. empatou. mas o capela fez o que pôde!!!!

    ja o bruno paixao... se nao esta em jogos do sporting, e porque o sporting ja fez saber que o detesta! bruno paixao ha 2 anos apitou o sporting em barcelos, prejudicou o sporting. e nao mais foi chamado para o sporting. so mostra que ainda assim o sporting ate tem algum poder de pressao. e com o porto é igual.

    coincidencia, coincidencia, e olegario ano apos ano ajudar sempre o porto. soares dias, idem. proença, idem...

    nao me leves a mal: um sportinguista tem todo o direito de se queixar de um capela, sempre. agora, um portista? como podes ver pelos exemplos acima, nem a brincar.

    o sporting é dos 3 grandes aquele que mais se pode queixar das arbitragens. agora, o porto continua a ter tantos ou mais favores que o benfica. basta ver o penafiel-porto. ou o porto-rio ave, com 2 penalties perdoados, 2 expulsoes perdoadas e 1 golo irregular. ou o paços-porto, com um penalty perdoado que dava o empate. curiosamente, esse paços-porto com o manuel mota, outro que os portistas gostam de colar ao benfica, mas que esta farto de errar a favor deles...

    ResponderEliminar
  5. O Benfica deixou de ser prejudicado como era por se ter libertado do esquema das transmissões televisivas, graças à BenficaTV.
    Foi um rombo enorme no tacho da Olivedesportos. Assim ganhou influencia na arbitragem, e acredito que no futuro vai dominar o panorama em detrimento do Porto e Sporting, apenas pelo valor da sua marca - tem mais adeptos, é o clube que enche mais estádios, e com os adeptos anda o dinheiro. E se pensarmos na realidade do nosso mundo, os que tem ou movem mais dinheiro geralmente são os mais protegidos, portanto acaba por ser o curso natural (e corrupto) das coisas.
    Não acredito no apregoado "casamento" entre Porto e Benfica; parece-me mais que de momento se toleram para evitar males maiores, uma espécie de "tu lá eu cá".

    O PP deixa de ser arbitro, mas vai para dirigente dentro de pouco tempo. No meu ver é outro grande entrave a um futebol mais limpo. Aquelas estatísticas pecam apenas pela falta dos lances em fora de jogo, de resto são excelente e mostram bem quem na realidade dominou o nosso futebol desde o inicio da década de 90; o Benfica tinha mais fama que proveito (tinha, agora já tem proveito).

    O Sporting até pode ser prejudicado em relação ao Porto e Benfica (e provavelmente vai continuar a ser), mas obviamente todos os 3 são beneficiados em comparação aos clubes mais pequenos. E os clubes pequenos calam-se porque precisam do dinheiro das televisões. Isto está completamente errado, e duvido que mude ate implementarem os replays da TV para ajudar a ajuizar os lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago Q., se considerarmos que as transmissões da BenficaTV, apenas representam METADE dos jogos realizados pelo clube, a sua tese cai completamente por terra! O Benfica não deixou de ser prejudicado por causa da BTV. Passou a ser ALTAMENTE BENEFICIADO, desde que conseguiu controlar completamente o Conselho de Arbitragem da FPF. Ou o caro já esqueceu as palavras de LFV, que em tempos disse que o controle das instâncias do futebol nacional era bem mais importante que transferências sonantes?! Reconheço o seu esforço em pintar o quadro com cores agradáveis, mas é um esforço inglório, que jamais conseguirá convencer quem pensa pela sua cabeça e não está disposto a seguir cegamente... A VOZ DO DONO!...

      Eliminar
    2. Mas qual voz do dono homem, mas eu sou algum cão por acaso. O Vieira é um corrupto! Eu escrevi que o Benfica atualmente é beneficiado, aprenda a ler antes de insultar os outros! E os jogos do Benfica em casa deixarem a Sport Tv, fez com que perdessem muitos assinantes. O dinheiro do povo nao estica. Mas claro, eu por dizer isto tenho dono. Pessoas como o senhor são parte do que está errado no futebol português, que só vem vermelho, ou azul, ou verde à frente dos olhos e nao conseguem ler um texto de maneira imparcial.

      Dono deve ter você, que certamente acredita que o Bruno de Carvalho é o salvador da pátria. Olhe que nao é, pelo simples fato de ser um fanático. Não é nem nunca será um presidente a sério (apesar de eu achar que dava um excelente vice presidente). Os próprios jogadores do plantel chamam-lhe chagas! Foram eles próprios que barraram a entrada de BC no balneário antes de um jogo, e assim começou a polémica de expulsar o Marco Silva do clube.
      E sim, estamos todos fartos de saber que o Sporting nao é campeão desde 01/02 por causa dos árbitros. A realidade é que o plantel é claramente inferior devido à crise que o clube atravessou. Mas reconhecer isso é demasiado para pessoas como o senhor, então arranja-se a desculpa dos árbitros para tudo.
      Ora os árbitros até podem ter alguma influencia, mas tantos anos seguidos sem ganhar títulos? Por amor de deus....

      Tudo bem que o Sporting foi gravemente prejudicado contra o Schalke, mas nao fossem as ofertas, tipo a do Mauricio contra o Maribor e o Sporting passava. A culpa nao é apenas dos árbitros. O principal problema foi muita incompetência durante demasiados anos.

      Eliminar
    3. Parece que não terei de ser eu a aprender a ler um texto! O caro Tiago Q. não percebeu rigorosamente a minha última frase do comentário. Mas eu vou repetir, letra por letra, para ver se desta vez percebe:

      "Reconheço o seu esforço em pintar o quadro com cores agradáveis, mas é um esforço inglório, que jamais conseguirá convencer quem pensa pela sua cabeça e não está disposto a seguir cegamente... A VOZ DO DONO!...".

      Ora diga-me cá, o caro Tiago Q., será que é difícil de compreender´, que a pessoa que pensa pela sua cabeça e não está disposto a seguir cegamente... A VOZ DO DONO, serei EXACTAMENTE EU???!!!... Então quem é que não entendendo a mensagem, acabou por insultar quem ficou bem longe de o fazer em relação a si???!!!...

      Creia que lamento o labirinto em que se enfiou e lamento mais que tenha partido dele para INSULTAR, agora sim, quem apenas lhe respondera correctamente e com a elevação a que não foi capaz de corresponder...

      Nesta condição e como quem não se sente não poderá ser boa gente, deixo a polémica por aqui, por constituir motivo de desinteresse para mim, sustentar o contraditório com quem não revela dimensão suficiente para tal...

      Eliminar