quinta-feira, 30 de março de 2017

Porque tinha força a menos ou porque os outros tinham força a mais?!...


O ESCUDO


«Não ponho em causa a decisão disciplinar recentemente aplicada a Bruno de Carvalho. Não posso pôr: desconheço-a. Desconheço eu como toda a gente, os seus termos não são claros para ninguém. Apenas o é a decisão final. Aplique-se.

Aplique-se, sim, mas constate-se: 113 dias de castigo é mais do que uma sanção, é um pancadão na cabeça de quem gosta de andar com ela erguida. É como quem diz: está caladinho. 113 dias é ligar para a urgência do 112 para quebrar as costas.

Parece exagerado, sim, até porque parece ser o ‘juiz’ a fazer beicinho a quem lhe fez beiçolas. Bruno de Carvalho, já aqui o escrevi, a falar é bruto como as casas e, inclusive, já foi algumas vezes intolerável com jornalistas, a classe profissional a que pertenço. Mas o futebol não é para meninos. Nunca foi. Se Bruno se excedeu – e excede-se muitas vezes –, é também verdade que um excesso não justifica outro. 113 dias? 113 dias dá para dar uma volta e meia ao mundo de balão.

Esta punição a Bruno mostra que ele é tocável quando outros são intocáveis. O presidente do Sporting questiona como querem fazer-lhe mal se o seu clube até está arrumado este ano no campeonato. Mas a pergunta está mal feita. Porque a pergunta correta é se fariam o mesmo se o Sporting fosse campeão. Fariam?

Os grandes clubes de futebol têm uma força própria que advém do número dos seus adeptos e do seu fanatismo (ou irracionalidade). O caso mais evidente da força desse escudo foi o de Vale e Azevedo, que embora já estivesse antes sob suspeita criminal, só quando saiu do Benfica foi verdadeiramente posto em causa pela Justiça. Enquanto são poderosos de equipas poderosas, quase ninguém os afronta. Mas Bruno de Carvalho é afrontado. Porque será? Porque o Sporting tem força a menos ou porque outros têm força a mais?»
(Pedro Santos Guerreiro, Abrir o Jogo, in Record)

Humberto Delgado, foi afrontado, perseguido e assassinado! Porquê?!...

Porque tinha força a menos ou porque os outros tinham força a mais?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Há poucos... há muito poucos... E este..., se não for o único... é um deles...!!!

    Respeito pessoas assim... e digo-lhes diretamente, 'olhos nos olhos'... Se fossem todos como tu, o teu clube era muito maior... e não se chamaria carnide...!!! É pena...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Até teve a coragem de, veladamente, chamar bandidos aos presidentes de encarnados e vermelhos!...

    ResponderEliminar