terça-feira, 29 de abril de 2014

Uma carta para o Ruben!...





Ruben, aquilo que fizeste, é uma das maiores ofensas que pode ser dirigida ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. E vai acompanhar-te para sempre, mesmo que todo o fantástico universo sportinguista te perdoe. Mesmo que os teus companheiros, treinadores e dirigentes te concedam o seu perdão. Esse será o estigma, a marca, o castigo que te acompanhará toda a vida. Porque há algo em ti que jamais te perdoará: a tua própria consciência!...

É um LEÃO IMAGINÁRIO, chamado SENHOR CONSCIÊNCIA, com quem vais ter de travar uma luta terrível e diária. No final de cada treino, de cada jogo, ou até de cada jogada fantástica que faças, convicto que terás dado o máximo de ti, hás-de perguntar-lhe, então SENHOR CONSCIÊNCIA, acha que cumpri e que já me pode perdoar?! E o SENHOR CONSCIÊNCIA há-de dar-te sempre a mesma resposta: AINDA É POUCO PARA A OFENSA QUE COMETESTE!...

Ruben, já terás feito muitas asneiras na tua vida. Umas foram-te perdoadas, noutras terás recebido castigos mais ou menos severos. E o tempo depois tratou de curar as feridas que tu abriste. Desta vez foi diferente: a ferida nunca mais vai sarar, nunca mais vai cicatrizar! Terás de aprender a viver com a chaga aberta, que o SENHOR CONSCIÊNCIA em cada dia da tua vida terá o cuidado de te lembrar!...

Apenas no dia em que, com o teu esforço, a tua dedicação e a tua devoção à causa leonina, conseguires com os teus companheiros, conquistar um título de campeão, no momento em que te colocarem a faixa do título ao peito, conseguirás ver o SENHOR CONSCIÊNCIA sorrir para ti. Mas logo no dia seguinte, hás-de ouvi-lo de novo dizer: AINDA É POUCO PARA A OFENSA QUE COMETESTE!...

Mas mesmo assim, poderás ser feliz, Ruben! Desde que nunca deixes de falar e de te entender com o SENHOR CONSCIÊNCIA, com esse LEÃO IMAGINÁRIO que vive dentro de ti e sempre te acompanhará toda a vida! Basta que o queiras muito!...

UM GRANDE ABRAÇO LEÃO RUBEN.

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Amigo Álamo, mais uma vez fiquei fascinada com o seu texto, os argumentos que utiliza, definem bem a sua alma de grande sportinguista....Qt ao Ruben, vai ser um pouco difícil lidar com a sua consciência, mas como diz o Álamo, desde que nunca perca o contacto com ela, as coisas tornar-se-ão mais fáceis....Este texto fez-me recordar os vários momentos da minha vida, em que fui obrigada a confrontar-me com a minha própria consciência, é como se ainda hoje a ouvisse gritar " Não vás por aí que é errado"...Hoje posso dizer que "estou em paz com a minha consciência"pois todos os passos que der têm que ter a sua aprovação total...

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria, a ideia central do texto, fui buscá-la ao baú das minhas memórias, na educação que dei ao meu filho, quando miúdo! Hoje com 36 anos, muitas vezes me fala da forma como lhe expliquei a existência da consciência de cada um. Ainda hoje me diz que muitas vezes interroga o Sr. Consciência!

      Pensei em alertar o Ruben para a necessidade de ouvir a sua voz interior, em cada acto importante da sua vida. E o texto nasceu. Muitos o julgarão piegas e infantil. Eu penso que a complexidade da vida deverá ser ultrapassada de forma simples, ou piegas, ou até infantil. Esopo e La Fontaine, talvez pensassem como eu. E foi através deles que eu encontrei a Verdade, os Valores e os Princípios.

      Pelo que me diz, a minha amiga também terá partido de uma base igual à minha. Nas coisas simples e, quiçá pueris, talvez encontremos mais verdade que em complexas elaborações...

      Deixo-lhe tambe´um abraço leonino.

      Eliminar
  2. Eu até nem sei se a "consciência do Rúben é verde", já ali algures que no face se afirmou "galinha"...
    Não é a primeira vez que cometeu actos reprováveis...e isso até se pode desculpar...
    Na verdade até aceito que não seja sportinguista, embora me custe saber que "bebendo" dos saberes e dos sabores verdes...ainda não tenha tido tempo para entrar no "bom caminho"...
    Mas há uma coisa que terá sempre que ser é um profissional capaz e honesto...
    A caminhada de aprendizagem do Rúben, parece que tem tido alguns percalços, mas do rapaz , talvez se possa dizer o que normalmente se escuta nestas circunstâncias...: "É novo, não pensa... " ...
    Esta última "displicência" do Rúben porém vai mais longe nas suas já habituais "saídas" fora do normal...
    Já tenho visto muitos jogadores tirarem a camisola, numa situação de festejarem por exemplo um golo...não me recordo de ter visto alguém retirar a camisola e atirá-la ao chão em sinal de despeito e raiva...

    Há coisas que "são sagradas" para os seguidores de um Clube e a camisola é uma delas, daí que seja uma ofensa a todos os sportinguistas, a atitude do Rúben, tomada com toda a certeza sem pensar no seu acto irreflectido...
    Pediu desculpa, mas a acção em si "não foi apagada" e na verdade, só uma inexcedível entrega nos jogos a que for chamado, poderão amenizar na memória dos sportinguistas esta ofensa feita a um símbolo do nosso Clube...
    Vais ter de comer a relva em cada uma das tuas acções futuras em defesa dessa camisola, que tu num momento de irreflecção manchaste Rúben...
    Vais ter de percorrer um longo caminho para ultrapassares essa patetice...

    há coisas que "nunca se podem fazer"...e quando se fazem é um perfeito disparate...

    Vá lá..."cresce"...mas apressa-te nesse crescimento homem...!!

    SL

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, terá sido através das redes sociais, que Ruben terá cometido a sua primeira "argolada". Lembro-me perfeitamente e confirmo a sua suspeição do início do comentário. Já terão passado alguns anos, mas a memória dos sportinguistas não é curta. Daí a reacção indignada que o seu gesto determinou.

      Mas os anos passaram e só ele poderá hoje definir a afectividade clubística que o envolve, que até poderá ter sofrido alteração no fim de todos estes anos de "faculdade"! Outra coisa será a catalogação do seu gesto, sempre reprovável e indesculpável...

      Não sei se Ruben terá capacidade para "crescer". O que sei é que a escolha terá de ser dele. E já não lhe restarão muitas oportunidades...

      SL

      Eliminar
  3. Concordo com o Max Martins, este foi sem dúvida um acto irreflectido próprio da verdura dos anos, de certeza que não caíu bem aos sportinguistas, pois a mim como sportinguista caíu-me mto mal....realmente a camisola é um símbolo maior do nosso SPORTING e quem a enverga tem necessáriamente de a respeitar, mas vamos ser complacentes para com o miúdo, acreditando que irá crescer com os erros, emergindo um homem feito...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria, concordo que merecerá uma derradeira oportunidade. Mas "derradeira" deverá ter um único significado!...

      SL

      Eliminar