terça-feira, 15 de abril de 2014

Na Academia, lapidando diamantes!... (2)



"O Carrillo fez duas assistências. Para mim foi um dos homens do jogo. Esteve bem na organização da equipa, defensiva e ofensivamente. Foi dos elementos que mais desequilibrou. Por isso jogou noventa minutos.  Os adeptos gostam sempre de muitos avançados, mas naquela fase era importante dar estabilidade à equipa."


Paulatinamente, sem pressas e sem pressões descabidas e desajustadas, Leonardo Jardim prossegue a lapidação de um dos mais puros diamantes que encontrou na Academia, o peruano André Carrillo!

Deveria resultar óbvio para os adeptos sportinguistas nas bancadas de Alvalade, que estarão completamente à margem da sintonia que deveria existir entre a admiração, o carinho, a cautela cirúrgica, a mestria técnico-táctica e a perseverança da terapia psicológica com que Leonardo Jardim envolve o prodígio peruano, e o seu próprio comportamento, crítico e azedo de onde sobressaem, invariavelmente, assobios de reprovação, perante qualquer atitude deste diamante, a quem parece ainda não terem descoberto o fenomenal talento que transporta.

O jogo do último sábado contra o Gil Vicente, confirmou sem margem para dúvidas, o patamar de solidez de todas as acções desenvolvidas por esta jovem promessa, que apenas precisa que os adeptos copiem o seu treinador e a aplaudam e incentivem. Já não parte, de forma quase suicida, embora sempre genial, para cima da defesa contrária. Já começa a saber gerir a posse de bola, mantendo o equilíbrio posicional e deixando de comprometer a equipa. E será que vem conseguindo tudo isso, porque sente o apoio dos adeptos?! Não! Dolorosamente, não! André Carrillo estará a conseguir tudo isso, porque passou a acreditar cega e exclusivamente em Leonardo Jardim! Agora imaginem o que acontecerá, no dia em que das bancadas, "La Culebra" sentir o estímulo do aplauso, complementando o trabalho do seu "mister"!...

Pela reacção de Jardim, no final do jogo com os gilistas, só não entenderá quem não quiser, que André Carrillo já terá alcançado um agradável estágio de compreensão sobre os ensinamentos do seu técnico, caminhando para a estabilidade exibicional por este pretendida e que poderá levá-lo, finalmente, a potenciar todo o seu gigantesco talento. E na mão dos adeptos leoninos estará, porventura a aceleração ou a travagem do processo. Seria um doloroso "haraquiri", o cego e quase irracional pisar do travão!...

Leoninamente,
Até á próxima

4 comentários:

  1. Parabéns amigo Álamo!O meu muito obrigado pela sua disponibilidade e generosidade em partilhar connosco a sua visão leonina sempre muito lúcida e perspicaz.Sou visitante diário, quase nunca comento porque nada tenho a acrescentar.Os seus textos são um regalo para a minha alma Leonina.Deus lhe dê muita saúde para que nos continue a presentear com a sua escrita por muitos mais anos.Um abraço do seu admirador Leão de Leiria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Leão de Leiria! Creio não ser merecedor da sua gentileza, que me confunde, mas que não posso nem quero rejeitar no meu coração.
      Bem haja. Para si também muita saúde. Esteja certo de que continuarei enquanto puder e for capaz. Pelo nosso Sporting irei sempre para além das minhas forças.

      Um grande e grato abraço

      Eliminar
  2. Há "sportinguistas" que me deixam completamente "fora de mim"...

    Mas será que não conseguem descobrir quer assobiar um jogador, não o ajuda em nada a melhorar o seu trabalho ...?

    Eu ainda entendo que se assobie um adversário numa tentativa de o desestabilizar e piorar o seu desempenho...
    Mas assobiar os nossos...?

    Não há pachorra...!

    Façam "alguma coisa" pelo Sporting e em última instância...

    Fiquem bem longe de Alvalade...!!

    Força Carrillo, às vezes fico um bocadito desanimado contigo...mas depois "arrancas" uma daquelas tuas maravilhosas jogadas...e "sou obrigado" a perdoar-te as displicências que à vezes "também incarnas...!!

    SL"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, eu acredito no trabalho de Jardim! Mais cedo que tarde, veremos um Carrillo... AFINADINHO!...

      SL

      Eliminar