segunda-feira, 28 de abril de 2014

Paulo Curado, a cor da camisola e o gosto pela sopa de lentilhas!...



Se formos confrontados com uma mão cheia de gaiatos, procurando com a algazarra habitual, seixos planos e de escassa espessura nas margens de qualquer lago, para depois se defrontarem em aguerrido campeonato, para encontrar entre eles o campeão do arremesso mais distante, com o maior número de ressaltos nas águas calmas e espelhadas, pensaremos em inocente jogo de crianças.

Mas se entre a folhagem da floresta que povoa as margens do lago, se nos deparar, furtivamente, a imagem de um solitário adulto, transportando enorme calhau que atira violentamente para as águas, a nossa conclusão será obrigatoriamente diferente: ele estará muito longe de pretender protagonizar uma qualquer e inocente brincadeira. Haverá nele um objectivo bem definido, que poderá ser tudo, menos a obtenção de um simples e pontual prazer lúdico.

Foi com essa impressão que fiquei, no final da leitura do artigo de Paulo Curado, publicado hoje no jornal Público, em que é abordado o "inconseguimento frustracional" de Sporting, Benfica e Porto, das exigentes disposições "uefeiras" sobre o "fair play" financeiro, por parte dos clubes pretendentes à participação nas provas organizadas pela UEFA. 

Dificilmente alguém me convencerá, que Paulo Curado, em mera competição individual, apenas terá pretendido atirar um inofensivo seixo para as águas do lago, para avaliar a sua destreza quanto à distância alcançada e quanto ao número de ricochetes obtidos no espelho líquido. E se os meus fieis leitores se recordarem do que por aqui deixei, sobre esta mesma matéria, aqui o declaro com profunda convicção, de que o articulista do Público, terá pretendido protagonizar o segundo "round" do combate que a famigerada sociedade de advogados da "imbicta", terá concluído não ser suficiente para derrotar o Sporting!

Ao longo de todo o artigo, é manifesta a intenção de Paulo Curado, embora colocando no mesmo saco todos os incumpridores, de fazer recair sobre o Sporting o ónus maior do incumprimento. "Criminosos" serão todos, mas o crime maior terá sido perpetrado pelo Sporting, que por isso deverá ser penalizado, enquanto os olhos da justiça "uefeira" se poderão semicerrar, ante crimes iguais, mas de menor dimensão, de outros prevaricadores.

E vem-me à memória a argumentação do Ti Herculano na desculpabilização do "atraso" do Porto: se o atraso tivesse sido maior, então o crime dos "andrades" deveria ser punido! Os crimes deverão ser avaliados, não na sua essência, mas pelo factor quantitativo. Matar um nosso semelhante, nunca será crime, se comparado com um massacre no Sudão!

Penso ter recolhido deste artigo, uma ideia aproximada da dimensão do carácter deste jornalista e dos conceitos éticos que perseguirá. Apenas me restam duas pequenas dúvidas: a cor da sua "camisola" e a confirmação da sua preferência pela sopa de lentilhas!... 

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Caro Álamo,
    Longe vão os tempos do "amor à camisola". Suspeito que neste caso, como noutros, seja verdadeira a expressão que diz que "as lentilhas não têm cor". Os fretes fazem-se a quem se chegar com as lentilhas à frente, é este o lema de um número cada vez maior de pessoas penduradas no futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Paiva, já por cá ando há tempo suficiente para ter assistido à desgraçada degradação da classe dos jornalistas, que hoje por hoje serão os "vendilhões do templo", sem que apareça alguém armado em "jesus cristo" que brandidndo o chicote os expulse.

      O meu propósito no texto que escrevi, será a denúncia, com fotografia e tudo, de quem troca a honra e a ética, exactamente, por um prato de lentilhas...

      SL

      Eliminar
  2. Amigo Álamo, pelo que li do arigo do Paulo Curado fiquei com a sensação de que a cor da camisola que enverga este nosso "amigo"é a das "lista azuis e brancas"...A argumentação que utiliza para descrever o fair play financeiro do SPORTING é compatível com os argumentos do "ti herculano e ti manel" no caso do atraso da liga... Sem dúvida que temos aqui farinha do mesmo saco....

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria, foi exactamente a sensação com que fiquei depois de ler o artigo, é que se tratará de um "novo round" do combate travado pelos corruptos, para afastar o Sporting do lugar que vem recuperando com muito esforço, dedicação e devoção. Não conheço o "jornaleiro" de lado nenhum, mas quem não quiser ser lobo que não lhe vista a pele.

      Faltam-me no entanto dados para lhe "pintar" a camisola. Também penso como a minha amiga, mas, afastar outras cores desta nojenta iniciativa, para já, ultrapassaria o meu conhecimento e deixar-me-ia com o amargo na boca de cometer alguma injustiça. Pode ser que algum sportinguista conheça a "peça" e nos ajude...

      Abraço leonino.

      Eliminar
  3. Caro Álamo,

    Como sempre tocou na ferida como poucos o conseguem fazer. Os meus parabéns.

    É sempre um prazer ler os seus textos, irrepreensivelmente bem escritos e que transbordam verdadeiro Sportinguismo.

    Com toda a justiça e sem hesitações, destaco este Enorme Blogue como o melhor, em todas as conversas que troco com outros Sportinguistas.

    Por último e em jeito de conclusão, resta-me apenas manifestar o meu profundo e sincero obrigado.

    Cumprimentos e saudações Leoninas,

    El Matador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "El Matador", não me julgo merecedor do tom elogioso das suas palavras. Mas não lhe escondo, serenamente e sem falsa modéstia, que me fizeram sentir bem. Serei tão vaidoso como o comum dos mortais.

      São opinões como a sua que me obrigam a continuar esta aventura que recentemente ultrpassou os três anos. E, naturalmente, o amor sem limites que desde que me conheço me liga ao nosso Sporting.

      Quanto à sua gratidão pelo pouco que lhe ofereço, devolvo-lha pela estima pessoal que manifesta e pela presença com que me lisonjeia.

      Cumprimentos e Saudações Leoninas.

      Eliminar
  4. Estes tipos devem ser desprezados. Jornalismo é outra conversa.

    ResponderEliminar
  5. A cor deste jornalista...veja-se a “investigação “ por ele publicada hoje no Público.Momento importante da Liga em que Porto e Benfica lutam taco a taco pelos milhões da Europa!

    ResponderEliminar