terça-feira, 29 de abril de 2014

Quem semeia ventos...



Quem semeia ventos, arrisca-se a colher tempestades! Os adeptos benfas, com a conivência dos seus dirigentes, contrariando o sentir antes expresso junto da UEFA, pelos dirigentes da "vecchia signora", teimaram e exibiram mesmo uma tarja de homenagem ao Torino, velho, encarniçado vizinho e rival da Juventus. E a tempestade aí está, traduzida em duas queixas da Juventus junto da UEFA, sendo que a que refere a exibição da tarja, muito provavelmente ficará em águas de bacalhau, dado que será muito difícil que seja entendida como provocatária e violadora dos regulamentos. Mas uma outra, que só os ingénuos não entenderão como represália dos italianos à notória provocação contida na faixa, poderá muito bem acabar na impossibilidade de utilização de Enzo Peres em Turim. 

O caso não é virgem! Outras claques, de outros clubes, por cá e por essa Europa fora, já utilizaram a "técnica". E a questão que se coloca, inevitavelmente, será se poderá alguma vez enquadrar-se no espírito de "fair play" que deve envolver todos os jogos de futebol ou de outra modalidade qualquer e se alguma vez resultará em benefício para os provocadores.

Como agora facilmente se concluirá, o Benfica arrisca-se a não poder apresentar em Turim, provavelmente o jogador mais decisivo na tão desejada, pelos mesmos adeptos, vitória na eliminatória. Tudo porque o seu adversário da Luz, além de não ter sido respeitado, foi provocado de forma descarada e desnecessária.

O belicismo espúrio das claques, acaba por, demasiadas vezes, ensombrar a grandeza das instituições que dizem amar e defender!...

Leoninamente.
Até à próxima

3 comentários:

  1. Acontece que isto não é "belicismo espúrio" das claques, mas sim uma homenagem ao Grande Torino e à sua equipa que dominavam o futebol italiano e que morreram tragicamente num desastre de avião após um jogo contra o Benfica. A tarja é inofensiva, tanto que a UEFA indeferiu a queixa em relação a ela. Quanto a Enzo, que se passe a eliminatória, com ou sem ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontos de vista, cada um terá o seu, não é caro Moreira?! Eu por exemplo, entendo que a tarja tinha tudo o que lhe queira adivinhar. De uma coisa estou certo: não era ingénua! Ah, e os italianos também poderão ser tudo, menos estúpidos...

      Eliminar
  2. Eu diria mesmo que nem os italianos são estúpidos, nem comissão disciplinar uefeira é o Conselho de Disciplina, ou de Justiça, da nossa Federação, ou da Liga.
    Pode dar em nada, mas que, neste momento, nem um feijão fradinho lhes entra, é certo.
    Com boa vontade e condescendência, talvez a coisa passe, mas não estou a ver os uefeiros alinharem numa espécie de "houve dolo, mas não houve intenção"...

    ResponderEliminar