sábado, 6 de junho de 2015

Mente aberta! Gostaria de ter escrito isto!...



"Já há muito tempo não fazia comentários, apesar de seguir assiduamente o blog. Tenho a mesma exacta percepção.

Estou satisfeito com o comportamento técnico do nosso ex-treinador durante praticamente toda a temporada que culminou com a vitória na taça de Portugal em que se percebeu que, para além da sempre necessária sorte “a equipa acreditou e estava com o treinador.”
Depois deste ponto inicial, gostaria igualmente de reflectir sobre o seguinte.

Se é verdade que o nosso presidente é exigente com todos (começando por ele próprio) e terá porventura um feitio difícil, não será menos verdade que vi e ouvi mais que uma vez Marco Silva “dar publicamente troco” ao presidente quando podia perfeitamente optar por não o fazer. Quero aqui recordar que obviamente não tive o privilégio de conviver com as pessoas em causa e que me remeto apenas a comentar enquanto observador aquilo que me foi dado a ver e ouvir.

Sempre me pareceu que Marco Silva, podendo ser conciliador, optou por não o ser. Podendo ser solução, acentuou as diferenças - na minha modesta opinião, muito bem camuflado na excelente comunicação social que tem.

Com o tempo, todas as relações têm altos e baixos, melhores e piores momentos e é verdadeiramente nestes últimos que se vê o carácter das pessoas e se vê a capacidade de construir pontes e não muros. Fiquei sempre com a sensação que Marco Silva construía muros ao mesmo tempo que elogiava a equipa, os jogadores, os adeptos, o clube.

Percebia-se que fazia questão de ignorar o presidente. Isto foi por demais evidente no final da taça quando agradeceu a todos, excepto à direcção do Sporting. E este ponto é fulcral. Se o tivesse feito, num momento singular de vitória, revelaria também ele elevação e porque não dizer gratidão por quem o contratou; ao não o fazer, na minha opinião manifestou – talvez inconscientemente - uma mesquinhez que para mim foi reveladora.

Quanto ao futuro, o Sporting não será campeão só por ter Jorge Jesus e mais alguns jogadores. Recordo que LFV disse que mais importante que jogadores, era ter as pessoas certas na liga.

No Sporting JJ terá que ter atenção ao seu comportamento, não poderá por exemplo “dar palmadas em agentes” pois não terá o “manto” e o “colinho” a protegê-lo. Para mim está (há) a evidência que o SLB acharia que, actualmente, com os “contactos”, a “estrutura” consegue com qualquer Manel a treinador ganhar campeonatos.

Com esta investida, o nosso Sporting deixará o SLB eventualmente enfraquecido e o FCP que poderia ainda estar à espreita, sem oportunidade de reagir. Restará ainda Marco Silva.

Espero que o nosso Sporting continue atento e que seja feliz e vencedor. Porque é essa a sua predestinação!

Viva o Sporting Clube de Portugal!"
(Ernesto Marques, comentário in Leoninamente)

Às vezes chegam-me mensagens importantes! No conteúdo e também no significado que transportam. Esta que por aqui vos deixo, será o exemplo paradigmático.

Gostaria de ter escrito isto! Mas felizmente não será o ciúme a atormentar-me, bem pelo contrário. Ernesto Marques teve o talento que me faltou....

"Por cada leão que 'tomba', outro leão se levantará"!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Amigo Álamo, este excelente texto, não me passou despercebido enquanto comentário do post do AB, eu até lhe deixei um elogio, tb eu gostaria de o ter escrito, pq na minha opinião vai de encontro àquilo que na realidade se teria passado, MS teve um comportamento arrogante ao tentar puxar para si adeptos e jogadores passando por cima da direcção, à qual só tinha a agradecer, pois ao fim e ao cabo, foi esta que lhe deu a possibilidade de treinar o grande SPORTING.
    Obrigado ao Ernesto Marques por ter escrito este magnífico texto, e ao amigo Álamo pela respectiva publicação, espero que todos os sportinguistas leiam e meditem....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Leoa Maria, também a mim calou fundo o texto de Ernesto Marques. Disse-lho a ele, mas entendi não ficar por aí. Sabe, não é fácil ser sportinguista e alinhar com uma posição de oposição frontal à grande maioria dos adeptos do Sporting e eu nunca estendi a passadeira vermelha a Marco Silva. Sempre duvidei das suas "falinhas mansas" e sempre vi em quase todas as suas conferêcias de imprensa e "flash interviews", recados e ostensivas faltas de respeito ao Presidente. Mas fui calando, durante meses e meses o meu desassossego, o meu desconforto, o meu profundo desagrado. Porque estva sózinho e não me perdoaria se alguma vez me sentisse o foco da discórdia leonina. Agora que Marco Silva foi despedido com "justa causa" e quanto a mim bem, finalmente entendi poder falar sem prejudicar ninguèm. Pelos vistos Ernesto Marques pensa como eu. Pelas suas palavras, há muito tempo.

      E acrescentarei que, como sportinguista não me revejo na argumentação do "choradinho de ética" que parece tanto ter incomodado milhares de leões por aí fora. Qual ética , qual carapuça, se Marco Silva passou toda a época a desrespeitar o Presidente, que o mesmo será dizer, o Sporting? Defendo o Conselho Directivo nesta decisão. O Sporting entende ter sido desrespeitado por Marco Silva. Despediu-o alegando "justa causa". Tudo dentro da lei e da ética! Agora caberá aos Tribunais apreciarem os argumentos do Sporting e a defesa de Marco Silva e decidirem. Depois caberá recurso a uma e a outra parte, se não se conformar com a sentença. E haverá nova sentença e o Sporting, se for condenado, só então deverá cumprir o que a sentença determinar. É assim num Estado de Direito. Não conheço em nenhuma parte do mundo o Estado da Ética! E então falar em ética, num país onde o futebol há mais de 30 anos se tornou num "nojento pântano", com uma imprensa controlada por uma "central de propaganda goebbelsiana de um arcanjo gabriel qualquer", provoca-me náuseas e um tão violento vómito, que nem me lembro dos "sportinguistas que se deixaram ir na onda", contra a sua direcção, contra quem apenas fez o que deveria ser feito: defender os interesses do Sporting até à última gota do seu sangue! Perdoe-me querida amiga. Acabou por ter de aturar toda a minha raiva e sujeitar-se a ouvir o meu grito de revolta. Mas a amiga é que teve a culpa: quem a manda ser "irmã e confidente" deste "velho e rabujento leão"?!...

      Um grande e leonino abraço para si e excelente fds

      Eliminar
    2. Não se preocupe Amigo Álamo, pq lê-lo para mim é um prazer, subscrevo todo o seu comentário, o amigo sabe que é raríssimo discordarmos, por essa razão pode estar sempre à vontade para desabafar, confesso que qd soube do JJ fiquei em choque, talvez pelo facto de ele ter estado num rival, e para ser sincera nunca senti mta simpatia por ele, mas hoje já me apercebo da jogada de mestre de BdC, e a partir de agora vai ser o meu treinador, por isso digo BEM -VINDO JJ que nos tragas mtos títulos..

      SL

      Eliminar
  2. Boa tarde Alamo,

    Gostaria de pegar na ultima frase do caro Ernesto como mote para o que pretendo desenvolver:
    "Espero que o nosso Sporting continue atento e que seja feliz e vencedor. Porque é essa a sua predestinação!"
    No rescaldo da contratação de JJ assisti , triste e quase a raiar a indignação, a comentário publicos de figuras conhecidas do mundo Sporting sobre o processo e alguns chegando ao ponto de invocar demência do presidente.
    Sou e sempre serei critico das suas posturas quando entendo que as mesmas não se enquadram na postura que defendo para o Sporting.
    A titulo de exemplo no despedimento de MS gostaria muito mais que o presidente viesse a publico invocar todos os pontos que enumerou na nota de culpa e dizer:
    Posto isto Sportinguistas,despediu-o e paguei-lhe o que lhe devia!
    Mas o que mais me roe nesta altura é ver Sportinguistas alarmado com o passivo que vai aumentar e a desgraça que por ai vem..!!
    Choca-me porque só consigo olhar para o Sporting como grande e ambicioso, se alguns estão contentes com o 3º lugar e com a taça eu não estou!!
    Quero mais! E para querer mais temos de investir! É incontornável! Tem riscos? Tem sempre!
    mas eu pergunto: Somente o facto de ter contratado JJ o poder negocial para patrocínios, publicidade,venda de gamebox , mais sócios e mais gente no estado não aumenta?
    A isto se chama retorno ao investimento directo, pq não estou aqui a contabilizar a valorização de activos e rendimento desportivo que o treinador pode trazer!
    O meu pai ensinou-me que o Sporting é grande e eu quero dirigentes que pensem em grande!
    A guerra vai aumentar, os ataques serão mais ferozes, a CS vai fazer a cambalhota do costume mas eu peço a todos os que amam e vivem o Sporting que cerrem fileiras e preparem-se pra luta!
    Carrega SPORTING!!!
    Disse..Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos do mesmo lado da trincheira, meu caro amigo João Antunes. Acabei há pouco de publicar um texto que vai exactamente no sentido da "grandeza do Sporting" que o meu amigo defende.

      Carrega SPORTING!!!

      Um grande e amigo abraço

      Eliminar
  3. Permitam-me que faça minhas as vossas palavras!
    Obrigado.
    SL

    ResponderEliminar