sábado, 11 de abril de 2015

Sport Milhões e Benfica?! Cadê os milhões?!...


Assinada pelo jornalista Nuno Farinha, sub-director do jornal Record e conhecido frequentador diário das zonas de "fitness e restauração" da Luz, foi publicada na passada segunda-feira, 06 de Abril, no citado jornal, uma crónica curiosa intitulada, Sport Milhões e Benfica, cuja extensão e complexidade gráfica não recomendam que aqui a publique integralmente - apenas disponível na internet para assinantes Premium e compradores da edição impressa -, sendo no entanto, a meu ver, suficiente deixar-vos o subtítulo que, sendo uma súmula precisa da crónica, a ilustrará cabalmente:

"Nos últimos seis anos o Benfica investiu 194 milhões de euros em novos jogadores, uma média de 92 mil euros… por dia. Do lote de 73 futebolistas contratados no período de Jorge Jesus (2009/2015), as vendas daí efectuadas já geraram 218 milhões, qualquer coisa como 103 mil euros por dia. Ou seja: com JJ, os encarnados estão a lucrar uma média de 11 mil euros a cada 24 horas!"


Tão natural e óbvio como a campanha "#colinho", lançada aos adeptos benfiquistas e que o vídeo acima reflecte,  a crónica de Nuno Farinha representará para os adeptos de todos os outros clubes, uma vertente subsidiária daquela, com uma "pequena" diferença: não custará aos cofres da Luz, os milhões do "#colinho", porque ao "colo" de Nuno Farinha, o jornal Record fará a publicidade ao clube a "custo zero"! Apenas subsistirá a dúvida sobre quem pagará a Nuno Farinha a "avença", ou a "côngrua", se preferirem: o Benfica ou Jorge Jesus? Ou os dois?!...

O que a "esperteza" de Nuno Farinha não terá avaliado devidamente, é que os leitores do jornal Record, adeptos do futebol, com a natural excepção dos seus correlegionários, nem serão parvos nem cegos e sabem fazer contas.

Dando de barato que as contas que o jornalista(?) terá demorado "séculos" a organizar, estejam aritmeticamente certas, o coitado do homem ter-se-à esquecido do "elementar caro Watson" e que toda a medalha tem... verso e reverso! E o reverso de Jorge Jesus, chama-se... 4 milhões/ano!

Ora, dando o benefício da dúvida aos sócios benfiquistas - tontos sim, mas não tanto! -, de que jamais tolerariam que Luís Filipe Vieira mandasse depositar anualmente 4 milhões de euros limpos na conta de Jorge Jesus - o custo total dispararia para quase 9 milhões! -, deveremos concluir que essa quantia seja ilíquida, pagando o técnico benfiquista ao Estado aquilo que a lei prescreve. Mas... alguém acredita que Jorge Jesus pague à Segurança Social, aquilo que a lei prevê seja pago pela entidade patronal Benfica?! Logo, para além de pagar 4 milhões ao seu técnico, o Benfica terá de pagar 23% desse montante - 920 mil euros! - ao IGFSS, o que significará que Jorge Jesus representará para os cofres da Luz, um encargo total anual de 4, 92 milhões de euros.

Então, segundo os "básicos processos aritméticos" de Nuno Farinha, o encargo diário do Benfica com o seu técnico, situar-se-à num valor que ficará muito próximo dos 13.485 euros, significando isso, que apesar dos fabulosos milhões que Jorge Jesus tem proporcionado ao Benfica, existirá ainda um défice diário de 2.485 euros! Porém, o ilusionismo de Nuno Farinha não acaba aqui...

Abandonando os "básicos processos aritméticos" do senhor jornalista e entrando na realidade do futebol contemporâneo, quantos milhões terá o Benfica despendido para além dos 194 milhões referidos, na compra dos direitos desportivos do citados 73 atletas e quanto terá efectivamente recebido dos 218 milhões apurados nas transferências dos mesmos para o exterior?!...

Pois é, caro Nuno Farinha! A aritmética não se compadece de luvas, prémios de assinatura, percentagens, comissões, avenças, côngruas e tantas outras coisas escondidas por debaixo da camisola que o senhor orgulhosamente enverga, mas... não enxerga!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Cada um faz as contas como quer, ou melhor lhe convem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente!... Só que haverá contas e contas, gente séria e outra nem tanto assim!...

      Eliminar
  2. Upps enganei-me, vinha ler um post sobre o SCPe deparei me com um blog benfiquista mas disfarcado de verde. Confesso, tou confuso!! E que tal mais scp e menos dos outros? De certezas que muitos temas para brincad e deixar o slb para os seus adeptos? Agora a serio, passas muito tempo e dedicas muita analise ao Benfica, acompanho o blog e 60% ou mais 'e do Benfica, nunca 'e tarde para mudar de clu e se tanto desejas. Abracos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraços retribuídos, naturalmente, apesar da "fofoquice", caro Morley! Claro que aceito a crítica. Ninguém é perfeito e eu terei o meu entendimento - que poderá eventualmente não ser o mais correcto -, sobre a melhor forma de, em cada momento, estabelecer prioridades na luta que há muito encetei, contra a podridão que grassa por aí, sempre em prol do meu Sporting, directa ou indirectamente. Apenas lhe corrigirei o tiro, obrigando-o a fazer ricochete para ir atingir, ao contrário do que o caro diz, não o Benfica, mas um seu assalariado, exactamente o jornalista em causa.

      Sobre a mudança sugerida, apenas lhe direi, meu caro Morley: burro velho não aprende línguas! Hei-de falar "sportinguês" até morrer!...

      Abraço

      Eliminar
    2. Boa resposta, vou continuar a minha visita diaria!!

      Eliminar
    3. Creia, caro Morley, que a sua resposta também me trouxe muita satisfação. E creia também que tentarei, sem violar a minha consciência e a minha intuição, tomar na devida conta o seu reparo.

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Há outro esquecimento nestas contas. O meu pai, benfiquista sério, bom de contas e que por esse motivo detesta o vieira e o jasus, ao ver o título do jornal disse-me exactamente o que me ia na cabeça: ainda põem estes números miseráveis na capa? Com salários isto dá prejuízo e do grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma acha para a fogueira, caríssimo Dash, onde começam a arder em combustão lenta, o populismo, a demagogia e os serventuários sem dignidade, que vão continuando a confundir esperteza com inteligência, entre "croissants" e galões clarinhos que compensam as calorias deixadas no ginásio vermelho...

      Não dá para compreender esta inenarrável cegueira histérica colectiva!...

      Como sportinguista, dê por mim um abraço a seu pai, um oásis em tão vergonhoso quanto degradante deserto...

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  4. Caro Álamo
    Os números sujeitam-se ao que os humanos desejam que eles demonstrem.
    Tal como na Madeira o "sistema" (informático) se esqueceu dos votos de Porto Santo, também o sistema propagandistico só usou os números que lhe interessam.
    Abraço SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo "8", será a "central de propaganda", de braço estendido, a funcionar ao melhor estilo "hitleriano"!...

      Tenho vergonha, mesmo sendo sportinguista, destas tristes figuras!...

      Abraço e SL

      Eliminar