quinta-feira, 30 de abril de 2015

Se fosse eu que mandasse...


Se eu mandasse...

"Falta um jogo para o Sporting ter a Taça de Portugal e um ponto para chegar à Liga dos Campeões. Foi Bruno de Carvalho que o disse e são apenas factos. O que dá notícia é o que continua a não dizer sobre o futuro de Marco Silva. Passa assim a ideia que a sua continuação como treinador no Sporting depende do jogo e do ponto que faltam. Manuel Fernandes explicou que gostava que o Sporting continuasse com Marco Silva e recordou que ele conseguiu 66 pontos em 30 jornadas, quase o que Leonardo Jardim tinha quando terminou o campeonato. Mas que se perdesse a Taça perderia o seu estado de graça. A última parte deixou-me desconcertado. Por culpa própria ou da direcção, não sei se alguma vez teve, pelo menos nos corredores de Alvalade, direito a tal estado. E não me parece que este tabu tenha grande graça.

É verdade que o Sporting não chegou a ser um sério candidato ao título. A Taça é sempre, sabemos bem, um fraco consolo. E ir à Europa é dever. Ainda assim, não encontro em Marco Silva nada pior do que encontrava em Leonardo Jardim. Trabalha bem com a prata da casa. É o treinador indicado para o Sporting. Detestaria que voltasse a velha dança de treinadores, a que Godinho Lopes nos habituou.  Com um plantel tão jovem, a estabilidade é quase tudo e Marco Silva garante-a. Mas é evidente que há um problema na partilha de poder entre a direcção e o treinador.

Um problema que foi explorado pela comunicação social, pelos adversários do Sporting e pela oposição interna a Bruno de Carvalho. Estou como João Mário: se fosse eu a mandar, Marco Silva ficava. Independentemente da final da Taça. O trabalho de um treinador não se mede por um jogo. Porque um jogo nada diz sobre o futuro do clube. Por isso, entendam-se sobre quem manda em quê, sem mais encenações e braços de ferro."
(Daniel Oliveira, Verde na Bola in Record)

E se fosse eu a mandar, leoninamente, Marco Silva também ficava. Porque também eu detestaria "que voltasse a velha dança de treinadores, a que Godinho Lopes nos habituou". E porque também penso que "com um plantel tão jovem, a estabilidade é quase tudo e Marco Silva garante-a".

Creio que Daniel Oliveira terá identificado com a sua habitual argúcia, o problema que separará Bruno de Carvalho de Marco Silva. Será porventura muito parecido com o que levou Leonardo Jardim a ir pregar para outra freguesia. Mas um e outro deveriam ter aprendido: "na primeira qualquer cai, na segunda cai quem quer"! E ambos, como pessoas inteligentes que são, deveriam ter a exacta noção de que nenhum deles terá a ganhar com "mais encenações e braços de ferro". 

Marco Silva arrisca-se a saltar do combóio que o poderá levar à terra dos sonhos. E o combóio só costuma parar uma vez à nossa porta. Deverá abandonar a postura de "che guevara da Academia" e, sem jamais colocar em causa a sua dignidade, submeter-se à disciplina e estratégia do comandante em chefe das tropas.

Bruno de Carvalho correrá o risco de ter de começar tudo de novo e ser obrigado a repetir ingloriamente e sem proveito, o caminho que já percorreu duas vezes. Deverá recusar liminarmente o mesmo tipo de postura e métodos que acabaram por deportar Napoleão.

Se fosse eu que mandasse, convidava-os a amarrotar os egos como folhas de papel e a colocá-los sob as patas do leão!...

Leoninamente,
Até á próxima

8 comentários:

  1. Boa noite amigo Alamo,
    A historia que ficou por contar sobre a verdade dos factos das desavencas entre BC e MS continua a ser um segredo dos Tavoras.
    Se no espaco temporal que ocorreram levaram a decisao de continuar com MS isso deveu-se muito a nao criar entropias que invariavelmente conduziriam a abalos sismicos que se nao reduziriam a po o resto da epoca, peli menos a abalariam.
    Com o fim da epoca farse-a o balanco e a d

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malditos "segredos do Távoras", meu amigo João Antunes! E maldita tendência para gerar entropias! Napoleão nunca devia ter nascido!...

      Esperemos então pelo fim da época.

      SL

      Eliminar
  2. Álamo

    Como sabes eu sou pró Marco Silva. Considero que fez um bom trabalho ao longo da época, independentemente dos obstáculos que lhe foram criados.

    Mas neste momento só vejo como solução a sua saída no fim da época. MS não é o cordeirinho que a sua postura fazia parecer. BdC pensava que com MS faria o que não conseguiu fazer com Leonardo Jardim. BdC quer um treinador que o deixe "fazer a linha", escolher as substituições, e também gostaria de poder fazer uns joguitos, mas aí dava muito nas vistas.

    A pira para a imolação de MS tem ao longo da época sido carregada pelos mandaretes às ordens de BdC, e pelos outros que vão indo na cantilena, ingenuamente. Só faltará aparecer um resultado menos bom, como por exemplo não ganhar a Taça de Portugal, para chegar o fósforo aos cavacos. Ganhando a Taça o primeiro resultado menos bom na próxima época dará o pretexto para acender a pira.

    Por tudo isto, acabada a Taça, devem sentar-se frente a frente e honestamente BdC deve dizer a MS que não o quer, e MS dizer que também não quer ficar, apertarem as mãos e acabar o folhetim. Se MS for honesto deve dizer que com a sua carreira até aqui facilmente arranjará colocação noutro clube, prescindindo de eventuais indemnizações. E toda a gente ficava satisfeita...

    Independentemente de tudo isto eu só desejo ver dia 31 de Maio, BdC a correr com a Taça na mão às voltas ao Jamor!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo "8", tudo no teu comentário faz sentido, ainda que doa muito a este velho leão que conheces bem. Sabes, eu jamais serei capaz de entender a superioridade do umbigo sobre a inteligência. Mas tu não és homem de palavras vãs, nem pintarias o cenário com cores tão tristes sem certezas. Cá continuarei, pensando em cada momento no melhor para o nosso Sporting, desejando como tu, ver BdC com a Taça encostada ao umbigo, às voltas ao Jamor, mas cada vez mais preparado para o desenlace que antevês. Que muito provavelmente poderá transformar-se no "waterloo" de BdC. Estupidamente!...

      Abraço grande e fortes SL

      Eliminar
  3. Meus caros,

    Conforme já defendi, aqui e noutros locais da blogosfera Leonina, da minha parte, os créditos acumulados por esta Direcção do SCP em dois anos, e que são em muito superiores aos débitos, levam-me a conceder á mesma CARTA VERDE para a tomada de decisão sobre a continuidade ou não do treinador marco silva. Em meu entender não me parece o ideal para o tipo de plantel de que actualmente dispomos, desse modo sou pela não continuidade de marco silva. Prefiro um Treinador tarimbado, da escola Holandesa, Alemã ou Italiana com tradição em formar jovens atletas profissionais. Sim, porque os jogadores de futebol profissional são, antes de tudo o resto, ATLETAS (ou pelo menos deveriam de o ser)...

    As limitações deste 'jovem' treinador (atenção, considero-o um possivel 'bom' treinador), que apenas treinou uma equipa (o estoril praia) durante três temporadas foram por demais evidentes, quer na componente fisica, táctica e motivacional... Ora se dissecarmos um pouco estes três vectores do treino vemos que marco silva ainda tem muito para aprender, senão vejamos:

    - Componente Fisica: Falhou redondamente, pois não só entendo que a preparação fisica do plantel é deficitária (só há gás para 60 minutos, ou menos), vejam-se os inúmeros jogos em que a equipa ofereceu 45' ao adversário, como também a rotatividade entre os jogadores disponíveis foi de tal maneira mal feita que tivemos alguns jogadores que "estoiraram" aos 25' do jogo no 'estádio do ladrão'...

    (Continua) ...

    ResponderEliminar
  4. (continuação)...

    - Componente táctica: Na época transacta, Leonardo Jardim agarrou num grupo de jogadores acabado de sair da pior época de sempre da história do SCP e... formou uma equipa... Com organização defensiva, objectividade no ataque e plano A e B... Além disso a equipa marcava golos em lances de bola parada e poucos sofria nas bolas paradas defensivas. Ora, nesta época, com um plantel com mais soluções o que observámos... Jogam quase sempre os mesmos (com mais jogos para disputar); Não há plano B, e a forma de jogar do SCP foi -se tornando presa fácil para os adversários; Mas sobretudo, a equipa (constituida maioritariamente pelos mesmos jogadores com a adição de Nani) desaprendeu a forma de defender, consubstanciando-se tal facto em golos sofridos ao nível dos infantis... E aqui regresso á componente fisica, pois se os jogadores se encontrassem bem preparados concerteza que poderiam defender com outra intensidade (digo eu) ao longo dos 90'... Nas bolas paradas então a diferença é, abismal. A defender cantos e livres para a nossa área, seja contra o penafiel ou o Chelsea, ou o Wolfsburgo é... os nossos onze jogadores dentro da nossa área, num estilo que eu caracterizo por "tudo ao molho e fé em Deus"... E não foi por isso que sofremos menos golos, antes pelo contrário. Acho que os nossos jogadores por vezes se atrapalham uns aos outros. Aprendi ao longo da vida, quer pessoal, quer profissional, que se queremos melhorar nos devemos tentar aproximar dos melhores... Ora basta ver como o Chelsea, o Barcelona, o Bayern Munique ou mesmo o Real Madrid ou a Juventus defendem neste tipo de lances... Metem 8 jogadores na área (contando com o GR), com marcações individuais fortes, um ou dois jogadores na meia lua (agressivos e bons no passe) e um ou dois jogadores perto da linha de meio campo (os mais rápidos e tecnicistas, fortes no um para um) para que quando ganham a bola rapidamente possam criar desiquilibrios e quiçá golos no contra golpe. Já quanto as bolas paradas ofensivas, a taxa de sucesso que temos tido é, no minimo sofrivel. Em média o SCP dispõe por jogo de 10 a 12 cantos... Livres ofensivos mais uma série deles e...muita indefenição nas marcações destes lances o que indicia pouco treino neste dominio.

    - Componente Motivacional: Na época transacta Leonardo Jardim não só conseguiu o apuramento directo para a Champions (+ de 12 M €) como também valorizou sobremaneira um plantel desacreditado... Nesta temporada diria que marco silva apenas valorizou Carrillo... De resto tem sido uma autêntica "manta de retalhos", onde os jogadores se viram envolvidos numa 'montanha russa' de emoções o que se traduziu em enormes flutuações de rendimento, alternando o bom e muito bom com o sofrivel e o medíocre... Exemplos, Montero, Mané, William Carvalho, Adrien, Capel, Jonathan Silva etc,etc...

    Em suma, nada me move contra marco silva, contudo a minha avaliação do seu trabalho como sócio e adepto do SCP é pouco mais do que Suficiente, numa escala de 0 a 100 dar-lhe-ia 55 a 60%. No entanto no fim da época, terá a palavra a Direcção Leonina!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Vou apenas ater-me aos factos (concretos)...

    MS tem mais 2 anos de contrato com o Sporting...

    Para quê estar para aqui a consumir os neurónios, se "o que tinha de ser" já é...?

    Por isso o melhor é aguardar...e o que for...se verá...!!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que existem pessoas com o dom da omnisciência e da ubiquidade. Estas pessoas conseguem saber tudo o que se passou e passa entre BdC e Ms. Lamentavelmente eu não tenho esses poderes sobrenaturais.

    ResponderEliminar