domingo, 5 de abril de 2015

Oxalá o salto para o Jamor se concretize!


"... Não é reconfortante ver este Sporting. As falhas ao nível psicológico, na concentração ao jogo, são enormes, juntando-se às óbvias ao nível técnico (cruzamentos para ninguém, remates de longe em vantagem numérica, passes falhados nas primeiras fases de construção, etc). A equipa continua a não controlar jogos e dominar os adversários. Mantem-se a tendência em levar amarelos excessivos e em expor-se ao perigo, mesmo estando a vencer um adversário muito inferior. E isto não é de ontem, foi uma época inteira.

Foi desesperante ver os golos desperdiçados e a indiferença com que se reagiu a essas situações. Do banco, para variar, não veio solução nenhuma e uma estranha forma de mexer sempre tarde (e mal). Continuam a jogar os mesmos, continuam-se a dar oportunidades a quem acrescenta zero ao jogo (Capel...), há jogadores sem motivação e crença nas elevadas capacidades (que Montero é este?; quem o fez assim?) e, para 4ª feira, já todos sabemos quem vai jogar, voltando à equipa quem não tem estado bem (Adrien - e ontem o André [NA SUA POSIÇÃO - finalmente!!!] foi dos melhores) ou outro que é inferior ao substituto (Oliveira - Tobias)...."
(Displicência e (ir)responsabilidade, in Cantinho do Morais)

Subscrevo com profunda tristeza, a ironia corrosiva do texto hoje publicado no blog irmão Cantinho do Morais, por reflectir quase exactamente o actual estado de alma do sportinguista que sou. com a única excepção de que não terei visto André Martins com os mesmos e benevolentes olhos.

Quanto a tudo o resto que o excelente texto nos transmite, nada mais acrescentarei, que uma última acha para a fogueira em que Marco Silva se estará a pretender imolar: beneficiário de uma singular "boa imprensa" e do beneplácito de uma significativa fatia do universo leonino, o que será que levará o treinador dos leões a regar-se com gasolina?! Displicência, irresponsabilidade ou... outra coisa que os meus valores e princípios me obrigam a calar, mas que a minha mente se recusa a expulsar para muito longe?!...

Dizem que de "boas intenções estará o Inferno cheio" e que "com papas e bolos se enganam os tolos"! E eu temo que, como sportinguista, não passe de um tolo enlambuzado de papas e bolos, ardendo no Inferno da desilusão leonina!...

Secando as minhas lágrimas e combatendo o meu cepticismo, ergo pela enésima vez esta época os meus olhos, agora para o horizonte próximo de 4ª feira à noite em Alvalade, sem esconder a minha profunda apreensão. Tento afastar da minha mente os violentos golpes de martelo que persistem em aturdir-me e confundir-me, obedecendo à voz da razão que me segreda ser impossível de acontecer o que me inunda o pensamento.

Oxalá o salto para o Jamor se concretize! Se bem que, a acontecer, novo drama em mim se instalará!...

Leoninamente,
Até à próxima

13 comentários:

  1. A.Martins, quando deixar o Sporting.. nunca mais jogará num clube com a dimensao do Sporting.......Desculpem mas, é fraquinho.

    O ...grande.... erro que o M.Silva cometeu foi , os jogadores em campo nao saberem fazer golos e o querido Patrício... que dizer!!! Mas o Patrício é intocável...
    Golos é a diferenca!!
    Fazer entender isto aos sportinguistas, nao é fácil.. Golos, tem sido a diferenca...Por muitos erros que o treinador tenha feito..

    Quem querem voces entao para treinador???????
    Será que haverá algum treinador que sirva aos sportinguistas??

    Golos!! Nao é um Ponta-de-Lanca, nao um 10. Sao,golos!! O actual Sporting, joga bem à bola..com todas defeitos e problemas. No ataque e meio-campo sao sempre preciso jogadores que tenham predisposicao para o golo.... Exemplo: Moutinho, marcasse ele uns golitos condizentes com a posicao que joga e estaria no Bayern, Barcelona, Real ou Manu..

    Feliz Páscoa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro "anónimo das 17.58" terá toda a razão! Golos, é o que Sporting precisa! E eu, aqui do meu canto, só vejo uma solução: contratar Giovanni Trapattoni! Foi o treinador que treinou em Portugal, cuja equipa foi campeã e marcou mais golos! Basta contar quantos resultados 1-0 coleccionou!...

      Depois, já que falamos de golos, o Sporting também precisa de contratar o Tozé Marreco, o melhor marcador de todas as competições em Portugal!!!...

      Eliminar
    2. Álamo, com esses argumentos todos, só me resta dizer.....nada, zero !!!!

      Eliminar
    3. Parece que terei conseguido apresentar argumentos quase tão ridículos como o comentário que os suscitou! Estamos quites, como resultado em... ZERO-ZERO!...

      Eliminar
  2. Se o meu clube não ganhar a Taça de Portugal este ano, então Marco Silva não merece, em definitivo, uma 2.ª e derradeira oportunidade para provar a sua qualidade . Treinador para o Sporting há muitos, dependendo do gosto e do dinheiro: Mourinho, Vilas Boas, Vítor Pereira, Leonardo jardim e depois há os do Real Madrid, Barcelona, Bayern, Dortmund, Arsenal, etc., etc.
    Marco Silva terá potencial, mas tal como Paulo Fonseca, ainda não terá unhas para o SCP, tanto mais que nem jogador de um "grande" foi, para poder ter aquela experiência, tão necessária, para gerir um grupo de jogadores dessa natureza. A um sportinguista como eu que não conhece o actual estádio, mas com as quotas em dia, basta-me confiar na Direcção do clube, como confio actualmente, porque o treinador é apenas mais uma peça na engrenagem, ainda que importante. Se o problema são os golos então para que precisamos de treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah caro "anónimo das 21.50", parece estar na horta e não ver as couves! O outro anónimo que o antecedeu, o queria dizer era que quem marca os golos do clube dele, é o treinador!
      É limpinho, limpinho...

      Eliminar
  3. Eu Benfas?? Álamo, maluquinho... que interpretacao. Por essa nao esperava!!!!

    Ao resto, anónimo... fiquei sem palavras!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, serão anónimos a mais para a minha pobre cabeça!...

      Eliminar
  4. Eu sou o anónimo das 21:50. Sou sócio do SCP há cerca de 30 anos. Resido em Braga, sendo natural de Castelo-Branco e só não me identifico porque não consigo (desconhecimento?) interagir no seu blogue, de outra forma, a não ser como "anónimo". Uma coisa eu sei: aprecio normalmente a sua visão do ideal sportinguista e respectivas perspectivas e por isso gosto de interagir, algumas vezes, no seu blogue, mas sempre com a obrigação de respeito e educação por quem nos deixa entrar na sua casa. Senti-me na obrigação destas palavras, uma vez que nunca poderia fazer o comentário do "anónimo" das 22:57, nomeadamente da 1.ª linha. Ainda assim, os meus comentários são claros como a água para poderem ser confundidos com adeptos do outro lado da 2.ª circular, mas há personagens que às vezes nos deixam na dúvida.
    Quanto ao meu comentário anterior é apenas uma opinião básica de um sportinguista que em nenhum caso quereria transformar um "palavroso" num mudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro A.Martins, pelo esclarecimento, elevação e sportinguismo. Tanto este como todos os comentários que entender fazer, mesmo que diferentes dos meus pontos de vista, serão sempre bem recebidos e publicados.

      Bem haja pela sua atenção e sportinguismo. SL

      Eliminar
  5. Eu sou o anónimo das 21:50 e não quero confusões com o anónimo das 22:57, uma vez que devemos respeito a quem nos abre a casa, neste caso o blogue. Quanto ao mais apenas digo que não pretendo transformar "falantes" em "mudos" e que comigo, mesmo como anónimo, não me confundem com adeptos do outro lado da 2.ª Circular. Agradeço ao autor do blogue a possibilidade de me permitir interagir, uma vez que normalmente estou de acordo com a sua visão e perspectivas leoninas, não esquecendo o dever de urbanidade e de educação devida a quem nos deixa entrar em sua casa, o que não acontece com o "anónimo" das 22:57, tendo em conta o teor da sua 1.ª linha. Se não quer ser confundido com um "Benfas", então seja claro e correcto quanto aquilo que escreve..

    ResponderEliminar
  6. ""A.Martins, quando deixar o Sporting.. nunca mais jogará num clube com a dimensao do Sporting.......Desculpem mas, é fraquinho. ""

    É isto ser benfas??? Hahahaha!!!!! Tá bem, desculpem
    Que mais dizer.. nada.

    ""Eu sou o anónimo das 21:50 e não quero confusões com o anónimo das 22:57, uma vez que devemos respeito a quem nos abre a casa, neste caso o blogue""

    Fui desrespeituoso ou até deselegante?? Á serio?? Aonde?? Hahahahaha!!! Que elevacao a sua... ainda bem que nao quer ser confundido!!! Obrigado.
    Que dizer?!?!?!

    Tipico dos adeptos portugueses(sportinguistas de momento, entao!!!) em geral .. Levam tudo para o pessoal, sem uma trica, nao há discussao.

    Ok, Álamo e companhia....... esquecam. Eu sou um simples adepto.
    Como cheguei, assim vou embora, jamais voltarei... Escrevam o que quiser .. Passe bem, adeus




    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo,

    Só hoje é que consegui voltar ao mundo virtual (ontem foi só pela manhã e depois... família) e tive, finalmente, tempo para visitar os espaços leoninos que admiro. E, com espanto, vejo que partilhou algumas ideias minhas com os seus leitores. Por isso, estou-lhe muito agradecido, é uma honra.

    É com alguma apreensão que vejo este Sporting e o seu rumo (ou falta dele). O jogo em Paços, o seu resultado, as suas consequências (Liga dos Campeões, receitas, preparação da época e jogo da 4ª feira) podem ser muito negativas. Creio que não se encarou o jogo com a devida responsabilidade. E isso pode sair caro.

    Eu quero que Marco Silva e Bruno Carvalho queiram que Marco Silva continue (espero ter-me feito entender). Estou farto de mudanças e mudanças. Quero estabilidade.
    Mas não sei se é assim. Eu acho que Marco Silva quer sair e Bruno Carvalho também assim o deseja. Mas nenhum quer assumir o risco financeiro da decisão (quem tomar a iniciativa perde dinheiro). Entretanto, no meio, há o Sporting.

    Vamos ver o que acontece na 4ª feira.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar