segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Aprendi em miúdo que quem brinca com o lume faz xi-xi na cama!...

   DEPOIS FALAMOS

DOMINGO, JUNHO 14, 2015


A "Tragédia" Targino


Esta publicação não se refere ao Tiago Targino, nem a uma carreira que prometia ser bem melhor do que tem sido, mas sim à forma como a sua malograda transferência para o Benfica tem "assombrado" os últimos anos do Vitória.
Recordemos:
Ainda no tempo de Emílio Macedo como presidente o clube de Lisboa interessou-se pela contratação do jogador Targino e terá adiantado cerca de um milhão de euros como sinal de uma transferência que rondaria os cinco milhões de euros.
Quis o azar que precisamente num Benfica-Vitória o jogador se lesionasse com alguma gravidade o que impediu que o negócio se efectuasse no imediato e o Vitória encaixasse a restante verba acordada entre as partes.
E aqui começa a "assombração".
Porque depois de recuperado o jogador não seguiu para Lisboa, como seria natural , mas ficou em Guimarães dado o SLB ter-se desinteressado da sua contratação.
E o Vitória ficou com o jogador, e com a dívida de um milhão de euros referente ao tal sinal previamente adiantado ,quando o normal seria o clube comprador dado já não querer o jogador ficar sem o sinal.
Contratos mal feitos em suma.
Já com a direcção eleita em 2012 em funções o Benfica reclamou insistentemente o tal milhão de euros ameaçando o Vitória com recurso a outros meios de pressão se não fosse satisfeita a sua pretensão de receber o dinheiro.
Foi então que o Vitória pôs à disposição do Benfica um lote de jovens da formação, todos eles(ou quase) com internacionalizações no seu currículo,entre os quais o clube lisboeta poderia escolher cinco para a dívida ficar liquidada.
E assim foi.
O Benfica veio ao "supermercado", escolheu quem quis e lhe apeteceu, e pensava-se que o assunto estaria resolvido pese embora um dos jovens transferidos ter regressado a Guimarães pouco tempo depois por não se ter adaptado.
Diga-se de passagem que toda esta atitude do Benfica tem muito mais a ver com usura do que com um negócio normal entre dois clubes.
Adiante.
Pensavam os mais crédulos que o "fantasma" Targino seria assunto resolvido e nunca mais se ouviria falar dele nesta perspectiva de um negócio falhado.
Pura ilusão.
Meses atrás noticiaram os jornais que numa reunião da Liga o presidente da agremiação lisboeta teria interpelado, alto e bom som com a "educação" e a "fineza" de trato que se lhe reconhece, o presidente do Vitória perguntando quando é que o nosso clube lhe pagava (ao Benfica) o que lhe devia.
Para uns foi "ruído" mas para outros, entre os quais me incluo, foi a reaparição oficial do "fantasma" Targino.
E o tempo continuou a andar.
Até ao dia em que o treinador Rui Vitória, do Vitória, foi pretendido pelo clube de Lisboa.
E a primeira noticia dava conta de que RV estaria blindado com uma clausula de um milhão de euros caso algum clube o quisesse levar antes do final do seu contrato.
Muito bem pensaram os vitorianos, aí estava uma decisão que acautelava os interesses do clube face ao possível assédio a um treinador com bom nome na praça.
Eis senão quando, confirmada a transferência, se começa a andar para trás no que parecia ser a boa notícia.
E as notícias seguintes eram quase aterradoras.
O Benfica não pagaria a clausula mas em troca cederia em termos definitivos o jogador Bruno Gaspar o que significava que o Vitória compraria um defesa direito (que o SLB não tinha qualquer interesse em manter) pela maior verba despendida em toda a sua história na aquisição de um jogador.
Para um clube que faz das dificuldades financeiras o seu cartão de visita em muitas situações não estava mal, estava...péssimo.
Mas constatou-se a seguir que a história não era bem assim.
Afinal a clausula era de um milhão, sim, mas metade pertencia ao treinador!
Ou seja o Vitória só tinha a receber 500.000 euros.
Confesso que nunca tinha ouvido falar de semelhante coisa em lado nenhum.
Mas se o negócio já parecia mau com estas novidades mais recentes eis que ainda consegue piorar mais um bom bocado.
Com a reaparição de...Targino!
Porque dos 500.000 euros que o Vitória tinha a receber metade ficava no SLB por causa da celebérrima dívida do negócio Targino.
Que afinal ainda não estava completamente pago.
E o Vitória que tinha ficado com Targino e sem os quatro jovens atempadamente levados pelo SLB ainda via "voarem" mais 250.000 euros para liquidarem definitivamente (???) esse malfadado negócio.
Uma verdadeira "tragédia".
E o vir-se a saber, porque as más notícias neste assunto parece não terem fim, que os restantes 250.000 euros serviram para pagar a cedência de apenas 50% do passe de Bruno Gaspar é apenas o corolário do que foi de principio a fim um péssimo negócio para o nosso clube.
Em que o risco ficou sempre do lado do Vitória e os proveitos do lado do Benfica.
Resta-me,nesta matéria, apenas uma curiosidade:
Será que o "fantasma" Targino é assunto resolvido ou como "assombração" que se preza voltará a aparecer um dia?
Aceitam-se apostas...
Depois Falamos.

P.S : Se tivesse vocação para trazer a público o que se passava nas reuniões de direcção em que participei ainda contaria como em 2012 o vice presidente para o futebol (eu) soube absolutamente por acaso da proposta feita ao SLB para vir ao "supermercado" escolher cinco jogadores.

PUBLICADA POR LUIS CIRILO À(S) 12:16 DA TARDE


Quase todos os adeptos de futebol se lembrarão da abortada transferência de Tiago Targino para o Benfica. Eu também me lembrava. Vagamente e sem que me passasse pela cabeça tamanho enredo...

Hoje recebi na minha caixa de correio electrónico um apelo de publicação da matéria que pretendeu, há quase quatro meses, desvendar o drama deste jogador, acompanhado deste LINK.

Que cada um interprete como melhor entender e lhe aprouver, esta novela curiosa sobre a tão apregoada transparência propalada do outro lado da nossa rua...

Aprendi em miúdo que quem brinca com o lume faz xi-xi na cama!...

Leoninamente,
Até á próxima

5 comentários:

  1. Caríssimo,

    Nove em cada dez artigos do seu blogue nos últimos tempos, são sobre o benfica...
    Não haverá nada para falar sobre o nosso clube?
    Já me incomoda tanto vermelho por aqui.
    Claro que o espaço é seu e, como tal, faz dele o que quiser, mas fica a nota.

    Cumprimentos.

    João Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em guerra meu caro e eu nunca falto à chamada!...

      Eliminar
    2. Para haver uma guerra tem de haver dois intervenientes.
      Só tenho visto um...
      Mas ok. Siga a marinha!

      João Luís

      Eliminar
  2. Sempre disse que a administração da SAD lã-piã era constituída por gente séria, honesta e cumpridora.
    Partindo deste princípio, duvidei sempre (nunca acreditei, para ser rigoroso) que nos beléns houvesse aqueles casos esquisitos com um tal Rosa e um Deiverson (será assim que se escreve?), mais uns direitos (ou tortos?) sobre um... Sturgeon... e um Tiago... Não acompanho, não sei. Mas sei, repito, que a administração da SAD lã-piã é constituída por gente séria, honesta e cumpridora.
    Daí que não percebo esta "coisa" do Targino. Especialmente essa de o comprador desistir e reaver o sinal.
    E a questão do tal Aguiar... então a SAD benfa vende a totalidade dos direitos de um jogador que, vem a saber-se, pertence em 50% de direitos económicos ao treinador? E o Vitória vai nisso, não reclama e ... paga? (ou continua a pagar, sabe-se lá)
    Não percebo que problemas levanta o senhor Cirilo, pois o negócio é transparente, cristalino, toda a gente percebe o que se passou.

    O Vitória ficou a "arder"? Pois... talvez, mas é preciso compreender que, do outro lado, estava a administração da SAD lã-piã, constituída por gente séria, honesta e cumpridora, defensora da verdade desportiva. Então nos negócios!....

    Sei que não vem a propósito mas, de repente, lembrei-me de umas refeições de preço tipo "tudo incluído", sem despesa limite, oferecidas "por cortesia"" (do anfitrião, claro) ...

    Ele há cada uma!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo, ao ler este artigo lembrei-me que realmente eu tb ouvi esta frase de vieira para júlio mendes "paga o que deves" só não suspeitava duma coisa tão tenebrosa, agora percebo pq o presidente do vitória andava sempre silencioso, vieira deve tê-los a todos na mão, ele é "o senhor todo poderoso"....E já agora Amigo Álamo, faz mto bem em publicar estas notícias pois é algo que todo o mundo deve saber, e claro se estamos em guerra é sempre bom sabermos os podres do inimigo, mais um belo artigo para o nosso blog "Verdade Leonina"......

    SL

    ResponderEliminar