segunda-feira, 30 de julho de 2012

O "ranking" de Visão de Mercado !...


Extremamente engraçado como um site que muito pouco abonatório é, normalmente, para o Sporting, estabeleça um "ranking" para as 10 melhores contratações dos clubes portugueses neste defeso e coloque ali nada mais nada menos que 4 jogadores leoninos, sem que naquela lista restrita ainda tenha entrado Valentin Viola, dado que oficialmente o atleta ainda não assinou pelos leões. Estou a falar do Visão de Mercado e a minha apreciação é insuspeita, dadas as minhas severas críticas ao site e a muitas das suas particularidades e atributos.
Na realidade, V.M., que anunciou logo depois do final da época passada que o Sporting contrataria, no mínimo 12 novos jogadores, foi baixando a parada e agora já aparece a misturar jogadores de equipa principal com aqueles que se destinam à equipa B e, ironia das ironias, ainda não conseguiu atingir a dúzia que previra.
Mas terei que reconhecer, que o estabelecimento do "ranking" aqui publicado, me pareceu "extraordinariamente" equilibrado e justo. Colocar Labyad (nº 1), Pranjic (nº 3), Rojo (nº 6) e Boulahrouz (nº 9), nas 10 melhores contratações dos clubes portugueses foi um esforço heróico e temerário. Ficou de fora Gelson Fernandez, porque efectivamente, Rodriguez que transitou do Sporting para o Rio Ave,  dada a sua inquestionável regularidade e pujança física, Rúben Micael que foi descartado pelo Saragoza para o clube de origem, Atlético de Madrid e, sem sequer parar no Vicente Calderon, aterrou de borla na "pedreira" e Eder, cuja história rocambolesca também o fez apostar em "partir pedra" com Peseiro, todos eles, são atletas incomparavelmente superiores ao cabo-verdiano de origem, melhor dizendo, pertencerão a uma outra galáxia!
Não sei se dentro de duas semanas quando Valentin Viola aterrar na Portela, o V.M. reformulará o seu "ranking". O que sei é que temos naquele site, analistas de fina água, que terão nascido já com os neurónios devidamente "afinados". Ainda hoje, quando publicar esta crónica, virão os habituais defensores "encapotados" do melhor site do desporto português e arredores, desancar-me e chamar-me cego. Coitados dos "porcos domésticos" que são obrigados a comer a "lavagem" que lhes dão e, fossando nos próprios excrementos, dizem sempre bem do "rancho". Gosto mais dos javalis, que procuram e roubam a comida, mas sabem o que é ter dignidade e viver a liberdade. Suinos, mamíferos bunodontes e artiodáctilos, é bem verdade, mas apesar de tudo, prezando muito a sua dignidade e vivendo de focinho erguido a sua liberdade. Opções que a todo o vertebrado deveriam ser facultadas, em substituição deste estigma coprófago que se abate sobre um pseudo-jornalismo envergonhado que, militantemente, nos inunda, tenta  e quantas vezes consegue, perverter.
Os sportinguista podem dormir descansados. Metade das boas contratações feitas neste fabuloso paraíso do futebol, foram para Alvalade, onde reina a crise, a escassez e a indigência. Estamos no bom caminho. Fazemos tanto, como todos os outros juntos. Se transferirmos os carismáticos prognósticos do fim do jogo, para a sua verdadeira colocação no tempo, com muito maior propriedade que estes "rankings" de encomenda, poderemos vaticinar que VAMOS SER MESMO CAMPEÕES !!!...

Leoninamente,
Até à próxima




8 comentários:

  1. Caro Álamo,

    é desarmante o argumento do VM quando diz que Ruben Micael "foi indiscutível no Porto". Não sei se o Micael jogou no Porto Santo, pq indiscutível do Porto da fruta de certeza que não foi.

    E, para além disso,jogou alguns jogos no Saragoza, que só não desceu por milagre, ao passo que, o Gelson, jogou a titular no modesto Udinese, 3º classificado do campeonato italiano.

    Enfim...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Conselheiro Leonino",

      É inacreditável a desfaçatez com que os "analistas" de VM, publicam as "patranhas" que depois os seus leitores engolem. Mas é o que temos...
      Eu não quero de modo algum desvalorizar alguma da boa produção que apresentam. Mas é um site com uma tremenda falta de equilíbrio e que vai com uma facilidade inaudita do 8 ao 80. E então, sempre que se detêm na análise de assuntos em que entre o Sporting é estarrecedor...

      SL

      Eliminar
  2. tambem se chora por um site até conhecido pela proximidade ao SCP pôr 4 jogadores do SCP no top 10?!!?

    já é choro e queixas a mais, começa a ser irritante...bem basta quando a imprensa nos desrespeita mesmo.

    chega de calimerices. reservemos a nossa indignação para quando ela se justificar, senão perde a importância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao "Sporting Sempre",
      Eu direi que as palavras que aqui escreveu são as habituais e já não me surpreendem. No próprio texto referi que era previsível que isso acontecesse e... aí está.
      Quem chora e apresenta queixas sem qualquer argumentação, é exactamente o "Sporting Sempre", que dá como adquirido que o referido site seja próximo do SCP. Se o fosse não publicava este "ranking" miserável. Em "Leoninamente!!!..." toma-se posição e apresenta-se a justificação, para a qual "Sporting Sempre " não apresenta absolutamente nada de contraditório. Apenas frases ocas que revelam o despudor com que defende os interesses, compadrio ou qualquer outra ligação que não me interessa, que o ligam a VM.
      Do alto da sua cátedra, "Sporting Sempre" vem dizer que "... chega de calimerices. reservemos a nossa indignação para quando ela se justificar, senão perde a importância...". Dispenso essa presumida regência de sportinguismo. Nem do presidente Godinho Lopes eu recebo lições de leoninidade!...

      Eliminar
  3. não me interessa se o VM é um bom ou mau blog.

    nem quero dar lições a ninguém.

    mantenho tudo o que disse, é choraminguice a mais, uma mão cheia de queixinhas e inutilidades que não gosto de ver associadas ao nosso clube pela voz dos seus adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao "Sporting Sempre", direi,

      Que me apraz registar as suas duas primeiras afirmações! Porém a contradição aparece logo a seguir, ao dizer que mantém tudo o que tinha dito. Em que ficamos?!... Só o próprio o saberá...
      Que aquilo que apelida de "choraminguice" e "uma mão cheia de queixinhas", será, pelo contrário, uma afirmação de indignação contra uma posição que me pareceu injusta, na exacta medida em que esquece o demérito de alguns dos constituintes de um "ranking" forjado, enquanto "criminosamente" desvaloriza ou ignora mesmo o mérito de alguns que nem chamou para a lista, pela única e soez razão de terem sido contratados pelo Sporting.
      Que "Sporting Sempre" não goste das vozes que se levantam para defender o Sporting Clube de Portugal, estará no seu plemo direito! A sorte e o privilégio deste glorioso clube, que foi , é e será sempre o Sporting Clube de Portugal, é que quase nenhum sportinguista pensa como "Sporting Sempre"! Aconselhá-lo-ia a saber merecer o nome que ostenta ou então, se não for capaz, a... mudar de nome!...

      Eliminar
  4. Caro Álamo...
    É com muito desagrado que vejo mais uma vez o seu ódio de estimação vir ao de cima.
    E penso que desta vez excedeu-se, ao criticar não só o blog (mais uma vez) como quem o consulta e admira o excelente trabalho realizado pelos bloggers que nele escrevem, nos quais eu me incluo, chamando-lhes "porcos domésticos".
    Como tal, e como sou livre para escolher de onde quero obter a minha informação, filtrando o que penso ser útil ou não, neste momento o seu blog deixará de fazer parte das minhas visitas diárias, apagando o mesmo dos meus favoritos e do meu feed reader.
    Sei que isto para si é indiferente, porque eu sou só mais um "porco doméstico", mas neste momento prefiro consultar sites/blogs que valorizem os leitores e se procupem em informar, do que atacar outros rivais e os próprios leitores.
    Só para que conste, e porque parece querer ver apenas o que lhe convém, o Visão de Mercado, foi não "só" o primeiro blogue a anunciar a contratação de Pranjic, como a dar a entender, para quem quis perceber, que Marcos Rojo e Khalid Boulahrouz estavam contratados, 2 dias antes de serem oficilizados.
    Portanto, confio mais num blog que me dá estas informações, do que num que em vez de tentar dar a sua opinião, tenta ganhar visitantes criticando o trabalho dos outros.
    Em relação ao ranking que faz referência neste post, penso que quem o elaborou foi bastante claro nas suas escolhas.
    O Ruben Micael não é um fora de série, todos concordamos com isso, mas é um bom jogador, se não o fosse, o nosso clube não tinha estado interessado em adquiri-lo antes de ter ido para o Porto.
    Na sua primeira época completa (transferiu-se em Janeiro)no porto, em 41 jogos, fez 21 como titular, e 20 como suplente utilizado, marcando 4 golos e fazendo 3 assistências como pode confirmar aqui: http://www.zerozero.pt/jogador.php?grp=0&edicao_id=0&epoca_id=140&id=69301&op=zoomstats&tpstats=club
    Portanto, penso que foi um jogador importante para o campeonato ganho pelo porto.
    Tento em conta que a realidade do braga é diferente da realidade do porto (e do Sporting), um jogador destes pode ser importante, daí estar nesse ranking. Certamente que se fosse transferido para qualquer um dos 3 grandes não teria a mesma influencia que pode vir a ter no braga e não figuraria nesse ranking. Temos de saber ler as coisas. O mesmo se passa com o Rodriguez. Para o Rio Ave, é um luxo ter um jogador destes, caso se encontre a 100% (o que certamente não deverá acontecer).
    O Gélson, parece ser um excelente jogador, mas deverá partir atrás do Elias e do Rinaudo, logo não é uma transferência que possa causar um grande impacto, apesar de ser uma transferência necessária, para não acontecer o mesmo que aconteceu o ano passado com a lesão do Rinaudo.
    Já o Labyad, tendo em conta que a idade/potêncial/custo zero (sim, eu sei que o Gélson também foi a custo zero) e a provável titularidade, pode efectivamente ser considerada a melhor contratação até ao momento.
    Agora que eu já mostrei a minha opinião. pode-me voltar a insultar, porque eu sou só mais um "porco doméstico que é obrigado a comer a "lavagem" que me dão e, fossando nos próprios excrementos, digo sempre bem do "rancho"."

    ResponderEliminar
  5. Caro "Fenómeno",

    Quem escreve um comentário com a objectividade, transparência de pensamento, equilíbrio, correcção e civilidade que acabo de ler e constatar, jamais poderia ser o destinatário das palavras duras e corrosivas que produzi. Lamento que se tenha sentido insultado e terei de admitir que o culpado dessa sua interpretação tenha sido eu, pelo hermetismo com que rodeei os verdadeiros destinatários. Mas se reler com atenção, facilmente compreenderá a quem me dirigi. E não foi certamente, nem a si, nem aos autores do blogue, que apenas critico nos critérios que conduziram ao estabelecimento do "top-ten", com o qual liminarmente discordei e expliquei porquê. E a prova de que não me terei equivocado, nem na mensagem, nem no endereço, reside no simples facto de que nenhum dos visados por aqui apareceu a insultar-me como de outras vezes.
    Claro que não vou negar a minha discordância com alguns pontos do seu comentário. Isso será sempre saudável e jamais insultuoso. Mas tenho pena e creia que lamento deveras, a sua decisão de ostracisar este blogue, pela razão simples de que não sinto as culpas que me atribui. Um famoso rei inglês terá dito há muitas centenas de anos, numa situação análoga, "Honni soi qui mal y pense". Não tome a expressão à letra, mas o sentido que esse monarca britânico pretendeu, em defesa da honra de uma sua cortesã, eu gostaria que o retivesse e adaptasse à situação polémica que porventura o afastará.
    Grato pelo seu esclarecimento, só não lhe peço desculpa, porque isso seria admitir que alguma vez o pretendi insultar e essa nunca foi a minha intenção. Mas peço-lhe que releia o que escrevi. Acredito que compreenderá que não o coloquei na lista dos destinatários da mensagem, como à primeira vista lhe poderá ter parecido...

    ResponderEliminar