domingo, 22 de julho de 2012

Mais classe, mais categoria !...


Não sou comentador. E a opinião que sempre aqui trago deriva da forma simplista, prática e apaixonada  como vejo o futebol. Mas não vou negar que a estética será o capítulo que mais me seduz e encanta, embora reconhecendo sem dificuldade que há momentos do jogo em que uma qualquer equipa se vê obrigada a exibir um sentido prático maior, em desfavor da beleza dos movimentos que possa estar ao seu alcance.
Este segundo jogo disputado em Albufeira pelo Sporting Clube de Portugal, ficou registado pela minha sensibilidade com duas imagens distintas. Na primeira parte fotografei uma equipa decidida, esforçada e animada por um objectivo colectivo de fazer melhor que no primeiro jogo. Porém, embora o meu coração sportinguista se revolte comigo, terei de dizer que o futebol exibido pouco me seduziu, tantos foram os momentos em que aquilo que vi fazer, poderia ter atingido um nível de execução, tanto individual como colectivo, bem superior.
Na segunda parte, Ricardo Sá Pinto, com as substituições que fez, talvez sem necessariamente o pretender ou sequer nisso pensar, insuflou mais classe, mais categoria e um apuro técnico mais evidente e o resultado foi uma prestação bem superior à que a equipa tinha exibido no primeiro tempo. Deste Sporting já gostei bem mais e se esta for uma amostra daquilo que a equipa vai fazer na época, fico com a esperança a esmagar o desânimo que a primeira parte em mim determinou.
Dito isto e sem pretender destacar ninguém, quer-me parecer que o jogo de hoje disse:
- a lateral direita terá de pertencer a Cedric Soares, sendo Pereirinha apenas um razoável substituto.
- Boulahrouz jogou os primeiros 45 minutos e ... vai pegar de estaca, tão grande é a diferença de categoria para qualquer dos seus potenciais concorrentes.
- Pranjic tem muita categoria, um pé esquerdo de eleição e tão evidentes e enormes sentido colectivo e visão de jogo que não me admiraria muito se Ínsua começasse a sentir suores frios.
- Capel evidenciou tamanha alma e um tão apreciável avanço em relação ao estágio de preparação revelado pelos companheiros, que dificilmente me enganarei ao supor que irá ultrapassar as "performances" da época passada.
- Adrien voltou a revelar um pragmatismo e uma tão impressionante regularidade e utilidade que eu terei confirmado hoje que não sei se RSP dele poderá prescindir como titular.
Finalmente quero deixar uma palavra para o equipamento alternativo. Desde que foi conhecido que aqui o tenho elogiado. Mas ainda tinha dúvidas sobre o efeito que teria no relvado quando  dez camisolas o povoassem. Gostei muito. É alegre e enche realmente o rectangulo de Sporting. E quer-me parecer que até os passes sairam menos transviados. Será do facto de cada jogador passar a ter uma noção mais exacta da posição dos seus companheiros?!... Não quero especular, mas...
Hoje a nação sportinguista vai dormir mais feliz e tranquila. Há almas leoninas de muito sustento e reduzida noção da frugalidade. Por isso as vitórias são tão necessárias no universo sportinguista!...

Leoninamente,
Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário