terça-feira, 24 de julho de 2012

Aí vai o primeiro dos cinco !!!...


Era previsível que o desfecho da passagem de Alberto Rodriguez pelo Sporting teria que ser algo semelhante ao que refere o último comunicado colocado no site do clube.
Depois da desastrada época que protagonizou no Sporting e do chumbo nos exames médicos que inviabilizaram o seu empréstimo ao Deportivo da Coruña, derradeira tentativa de salvar o contrato que na época transacta assinou com o Sporting Clube de Portugal, nada mais haveria a fazer que ambas as partes colocarem um ponto final na relação de trabalho em vigor.
O comunicado da Sporting Futebol, SAD, não o explicita, mas a fragilização do atleta não faz supor que tenha conseguido um "acordo leonino" de rescisão, como outros já terão conseguido. Alberto Rodriguez vê-se assim obrigado a partir para outras aventuras - ao que se sabe assinará pelo Rio Ave - e que o seu exemplo sirva para muitos futebolistas sul-americanos a actuar na Europa e pagos principescamente pelos clubes onde militam, reflectirem seriamente sobre esse constante cruzar do Atlântico, para tudo o que são competições internacionais - oficiais e particulares -  cujo agendamento há muito constitui provocatória e violenta afronta às entidades que lhes pagam os ordenados.
O exemplo de Rodriguez é paradigmático do completo e desavergonhado atropelo às mais elementares regras do profissionalismo. O Sporting transformou-se na época passada, para Alberto Rodriguez, numa clínica de recuperação das lesões contraídas ao serviço da sua selecção e muito pouco mais. E o mais sério e perigoso, é que outros companheiros seus, também sul-americanos, parecem não se aperceber dos riscos que correm ao embarcarem  em nacionalismos bacocos  e calcorrearem quase mensalmente o vasto Atlântico para tudo o que são compromissos internacionais, enquadrados, a grande maioria deles, em disputas amigáveis entre selecções. A FIFA vai assobiando para o ar e quem paga todas as despesas deste regabofe são, única e exclusivamente os clubes.
Com a predilecção especial que o Sporting e a generalidade das, supostamente mais fortes equipas europeias, parecem revelar pelo mercado sul-americano, um destes dias, as equipas B terão de colmatar a quase totalidade das equipas principais, desfalcadas pelas viagens transatlânticas. O peso do dinheiro ainda vai calando muitas consciências. Até quando?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Infelizmente muitos "flops" como este têm passado pelo Sporting.

    Qual a razão?
    Nem os experts conseguem explicar-nos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Acredito que cada vez haverá menos "flops" iguais a este. Parece que terá sido a teimosia de Domingos Paciência a culpada. Mas de nada servirá revolver no passado. Agora só faltam os outros quatro...

    Abraços

    ResponderEliminar