sábado, 22 de fevereiro de 2014

Tribunal Arbitral do Desporto, segundo José Manuel Meirim



O bizarro acordão do Conselho de Disciplina da FPF, sobre o famigerado "caso do atraso do FC Porto" e o consequente e anunciado propósito do Sporting Clube de Portugal de dele recorrer para instância superior, ou seja o Conselho de Justiça, veio colocar uma inusitada premência no difícil parto a que estará a ser sujeito o Tribunal Arbitral do Desporto(TAD).

O ilustre e reconhecido jurista, da importante área do Direito Desportivo, que é José Manuel Meirim, vem dedicando a sua atenção a este complicado processo de gestação do TAD, desde que a gravidez foi declarada em 08-03-2013, através de artigos de opinião publicados no jornal Público, que venho acompanhando com atenção, por sempre me ter parecido o caminho certo para a definitiva resolução do grande imbróglio que sempre me pareceu a justiça desportiva, se comandada pelos respectivos agentes.

Julgo ter começado em 13-01-2013, com José Manuel Meirim analisa futuro Tribunal Arbitral do Desporto (take 1), onde o consultor da ABBC, entreabre a cortina do TAD, com todas as suas implicações, motivações e propósitos, tanto a nível nacional, quanto internacional.

Em 22-04-2013, com Porquê a necessidade de um Tribunal Arbitral do Desporto (take 2.1), José Manuel Meirim, já depois de aprovado pela AR  o novo TAD, explicita de forma mais profunda e abrangente os seus objectivos, contornos e implicações.  

E continuado em 24-11-2013, com Para onde vais Tribunal Arbitral do Desporto? (take 2.2), em que o ilustre jurista nos apresenta uma séria e objectiva radiografia de todas as vicissitudes do complicado processo de nascimento do TAD.

Para finalmente, em 16-02-2013, ser rematado com Tribunal Arbitral do Desporto: take 3 (e final)?, onde o conceituado causídico conclui de modo assaz curioso:


"... 6. Mas mesmo que funcionemos com a visão deturpada – ignorando o todo -, é redondamente falso que o futebol viva com a proibição do acesso aos tribunais e que os casos que se registam são 2,7 ou lá o que é.

Aqui, os políticos estabelecem “leis” com base no noticiário. A FIFA diz. Há para aí um caso X e Y. Nada de mais errado. Os litígios que se dirimem em tribunal estatal “vivem bem” com a regulamentação FIFA em toda a Europa. Por outro lado, no caso português, não existem só casos que fazem as páginas dos jornais que os políticos recolhem em serviços de clipping, no Ipad ou no tablet. Os treinadores, os praticantes e os clubes desportivos não deixam de vir a tribunal na defesa dos seus direitos e, dir-se-ia, de uma forma crescente.

7. O processo legislativo relativo à 3.ª versão do TAD já se iniciou. O que se gostaria de poder contar era, para os seus “retoques” finais, com deputados que conheçam a realidade. Mas isso, estou seguro, não é fácil de assegurar.".


Aqui chegados, ou o meu cansado cérebro estará a ficar pesado e pouco ágil, ou José Manuel Meirim, não terá dado à estampa tudo o que tão bem, ou melhor que os melhores, saberá. Porque para mim, simples e despretensioso cidadão, que tão intensamente vive o fenómeno desportivo, parece afigurar-se claro, que o tenebroso "sistema" que tem manietado o futebol português nas últimas décadas, o "polvo" como a gente séria do futebol já se habituou a chamar, já terá também estendido os seus tentáculos aos Passos Perdidos da Assembleia da República e vai plantado por lá, no meio de todos aqueles "depute(a)dos", tantas e tão poucas "minas e armadilhas", ou distribuído tantas e tão poucas embalagens de pílulas abortivas, que esta assaz complicada gravidez, acabará por redundar num descoroçoante e desgraçado "aborto"... 

Para que tudo continue na mesma!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. A verdade é que "o polvo" há muito estendeu os seus tentáculos a todos os sectores onde seja necessária a sua presença e isso acontece também na área da politica, aliás a última "contratação" neste sector não é concerteza inocente...Fernando Gomes "saberá bem" os trilhos que necessitará de pisar para levar a água a´moinho de dom bufas...

    Vamos continuar a esperar, pois o Poder político tem uma palavra importante "a dizer", para a solução da vergonhosa extensão da corrupção na área especifica do futebol...
    Mas "pedir" aos politicos que "cortem" os tentáculos da corrupção deve ser um esforço quase impossível...por razões que infelizmente todos (ou quase) sentimos na própria pele...
    Acredito que haja políticos honestos e capazes, mas conseguirão eles ultrapassar as milhentas armadilhas...dos "polvos"...?

    Um pequeno texto interessanta...:

    O Polvo é um animal muito "inteligente"...

    "...Com aparência de vilão alien e sangue azul, o polvo é um bicho cheio de segredos! Descubra quais são

    "...O polvo é um gênio dos mares! Saiba mais sobre o animal

    Texto:Maria Carolina Cristianini e Marina Motomura

    polvo-bicho

    Com oito braços, três corações e um cabeção, o polvo parece um alien daqueles que só existem nos filmes, mas é o invertebrado mais inteligente da Terra.

    Esses animais são grandes caçadores e sabem se defender bem. Podem dobrar e enrolar seu corpo mole, sem esqueleto, concha ou casca, e entram em qualquer buraco para se esconder. Lá de dentro, usam os tentáculos para pegar pedras e tampar seu esconderijo.

    Há também espécies venenosas e outras que mudam de cor para se camuflar. Sua pele tem cerca de 2 milhões de cromatóforos, que são células cheias de pigmentos, que obedecem a comandos do sistema nervoso para trocar a cor do animal. Em menos de 30 segundos, eles podem ficar da mesma cor da areia ou de uma pedra ou imitar a aparência de animais venenosos para confundir seus inimigos. Algumas espécies, como o polvo da Indonésia, imitam as cores e estampas de animais marinhos venenosos, assustando os predadores.

    Se nada disso funcionar, eles acionam sua arma secreta: lançam uma espécie de tinta escura e viscosa, que produzem em seu corpo, e fogem para um esconderijo bem seguro. Os cientistas descobriram que os polvos definem um determinado território no oceano e percorrem essas áreas todos os dias para inspecioná-las. Espertos, nunca fazem o mesmo caminho em dois dias seguidos, para não serem pegados de surpresa por predadores...."

    SL

    ResponderEliminar
  2. Faz bem ler os seus comentários, amigo Max. Há sempre qualquer coisa que deles retiramos, que aumenta o nosso conhecimento, mesmo que, aparentemente, possam não o sugerir à primeira vista...

    Mas é como diz, amigo: " Acredito que haja políticos honestos e capazes, mas conseguirão eles ultrapassar as milhentas armadilhas...dos "polvos"...?

    Talvez, um dia, tenhamos essa grata satisfação, quem sabe?!...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar