terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Leonardo Jardim e a quadratura de um círculo chamado Braga



O futebol, mais do que racionalidade, pragmatismo e tantas outras cambiantes que o jogo nos traz, dentro e fora dos relvados, há-de ser sempre fortemente condimentado com arte, emoção e muita paixão. Este menino, como tantos outros que já nos fizeram vibrar as cordas mais sensíveis do nosso sportinguismo, entrou-nos de repente no coração e já não haverá convocatória de Leonardo Jardim, que os nossos olhos não percorram à procura do seu nome.

E não será apenas o seu sorriso puro, franco, alegre, bonito de ver, que nos cativa. Há qualquer coisa de leonino no seu deambular pelos relvados, qualquer coisa que nos faz por vezes adivinhar o que lhe inunda o pensamento quando a bola lhe chega aos pés: ele poderá sempre cumprir, seja em que lugar for, com determinação e humildade o que o seu técnico lhe pede no esquema táctico que suporta a estratégia pensada e planeada ao pormenor, mas o seu pensamento, os seus olhos, o seu esforço e empenho, estarão sempre colocados nos ferros brancos da baliza adversária, no "orgasmo do futebol", no golo! E sendo o golo que faz explodir de alegria os adeptos, será em absoluto normal, que esteja a nascer em Alvalade uma paixão tão grande pelo menino. Ele não marcou muitos até agora, mas o tempo de jogo que lhe deram também não o foi. O que todos eles terão revelado, para além da beleza particular de cada um, terá sido o seu carácter decisivo.

Carlos Mané, esse nosso menino, joga como os adeptos adoram: para a frente, sempre para a frente, sempre com a baliza nos olhos e o golo no pensamento. Faz tudo nem feito?! Certamente que não. Ainda não. Um dia fará. Se a cabeça não lhe esquentar como a tantos outros. E se continuar a colocar com orgulho, raça e um sorriso ímpar de orgulho e alegria, a sua mão de ébano sobre o leão que ostenta no peito. 

Aproxima-se mais um jogo decisivo para a nossa esperança, desta vez em Alvalade, a nossa casa, onde moram todas as ilusões. É preciso ganhar, é preciso entrar de rompante e não esperar que as coisas aconteçam. E para corporizar esse anseio, as importantes baixas de Adrien e Montero, determinam em cada adepto sportinguista a construção de um cenário diferente, que só a hora do jogo confirmará ou não se coincidente com a determinante e incontornável ideia de Leonardo Jardim.

A este sportinguista que por aqui vai deixando imagens do seu modo de ver e sentir Sporting, não sai do pensamento a quadratura do círculo que Jardim terá na cabeça para ultrapassar a "chicotada" do Braga, a que hoje Jorge Paixão terá emprestado o seu nome. Mas posso-vos anunciar que já fiz a "minha linha" para sábado. Com um passivo em conhecimento informático, bem superior ao do nosso Sporting, que Bruno de Carvalho vai aligeirando conforme pode e sabe, pela primeira vez e com a prestimosa e preciosa ajuda de outro grande sportingista, Quaresma Senos, consegui produzir um "esquema gráfico decente" para vos transmitir muitas horas de sono passadas a pensar na quadratura de Leonardo Jardim. 

É minha convicção que ele vai surpreender com a colocação de Carlos Mané numa zona nevrálgica e pouco habitual no campo. E que vai optar por Carrillo e Vitor. Para já, deixo-vos a minha premonição. No sábado veremos, se o treinador de bancada que existe em mim, valerá alguma coisa:



Leoninamente, 
Até à próxima

8 comentários:

  1. Pois eu estou de acordo com a visão de "um verde Álamo no Jardim"...
    Eu gostaria que jogadores como Mané e Carrillo (sobretudo este que gosto muito mais de ver entrado já com o jogo a decorrer...), não entrassem de inicio, mas na verdade, também não há razão para "não se tentar" resolver o assunto...quanto mais depressa melhor...!!

    Pelas "amostras" já anteriormente dadas, Mané parece "ter unhas" para tocar uma música que nos encha os ouvidos e nos faça crescer a esperança...
    Não tem medo de tentar o golo e sempre que o faz "arranca" mais uma excelente nota artísitica...

    Tenho pena de não poder estar em Alvalade (ainda há cerca de 10 minutos, me telefonaram do Núcleo das Caldas, para saber como vai ser no Sábado...), na verdade, para além de ainda não estar bom da constipação de "estimação" que me vem atormentando. acontece também que no fim de semana vou ter a família mais junta e alguma vinda de longe, para celebrar no Domingo os 71 anos do patriarca da família...vamos a ver se lá chego...!!

    Para já...espero que o Mané ou mesmo Slimani (e como não sou esquisito...pode ser mesmo outro qualquer...) me deem a prenda adiantada...!!

    Eu acredito que mesmo depois da chicotada psicológica... o Braga acabe por ser "chicoteado" com duas ou três...para nossa alegria...

    Porque o Sporting é o nosso grande amor...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes que por algum motivo, esta pobre cabeça dê algum passo em falso, daqui vai o meu forte abraço de parabéns antecipados.

      E face a tão "solene" acontecimento, vamos todos fazer muita força para que o meu amigo tenha uma "belíssima" prenda de aniversário.

      Grande abraço e SL

      Eliminar
  2. Obrigado amigo...
    E como não sou supersticioso, aceito os parabéns antecipados...e fico mesmo à espera dessa bela prenda...

    Como também não sou muito exigente em matéria de prendas...já fico muito contente mesmo apenas com 1 a 0...!!

    Só não vou dizer que pode mesmo ser em fora de jogo ou um penalti fora da área, porque nessas coisas eu sou demasiado exigente...

    Mas não "mandarei fora" uma vitória, mesmo que seja de um auto golo......aliás, já era tempo de termos direito a um ou outro "chouriço"...!

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo,

    Estás a esquecer um jogador que vai jogar de certeza, e vai fazer bem melhor do que vem fazendo ultimamente: André Martins.

    Também tens desculpa... Arranjas cada conselheiro...
    Dá-lhe um abraço meu, sff

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo "8", compreendo a tua fé em André Martins, de quem também gosto muito, mas algo de muito errado se estará a passar com ele, matéria que já por aqui abordei recentemente.

      A meu ver, por razões que me escapam, mas que por certo terão a ver com a sua mente, entrou num doloroso processo de estagnação, tanto em termos físicos, quanto técnica e tácticamente. Ou reage e rapidamente volta a trabalhar no duro para evoluir nessas vertentes, ou seguirá o decepcionante caminho de André Santos.

      O teu abraço a Quaresma Senos será transmitido com prazer.

      Grande abraço para ti.

      Eliminar
  4. Pois também eu espero uma nova 'chicotada' de três pontos...

    Também eu, infelizmente, não vou poder estar em Alvalade no sábado...

    Mas cá de longe... em terras nevadas de Espanha, vou torcer em doble pelo meu/nosso SPORTING...

    Prometo no sábado só fazer pistas VERDES... :)))

    Ao amigo Max uns felices cumpleaños adiantados (que também eu não vou cá em superstições...)

    Forte abraço

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo ZE, continuação de óptimas férias e naturalmente faço coro no pedido de uma vitória, muito importante nesta fase do campeonato.

      Abraço e SL

      Eliminar
  5. Obrigado amigo Zé...
    Para ser completamente fliz nesse dia (em que faria também 46 anos de casado), falta-me ter comigo a minha companheira de tantas alegrias leoninas (e outras...à mistura com alguns sacrificios e tristezas, porque assim "se caldeia" a vida...) que já partiu vai fazer 16 anos...

    Que deslize suavemente... "saboreando" mais um triunfo verdinho...pelas terras nevadas de Espanha...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar