terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Serenos e confiantes, estamos convosco rapazes !...



O Sporting concedeu ontem (ante a Académica) o quinto empate da temporada, o quarto em Alvalade e o terceiro nos últimos cinco jogos em casa. Começa a tornar-se um padrão com custos consideráveis para os leões. Ontem, por exemplo, o empate com a Académica custou dois pontos que chegariam para igualar o Benfica na liderança antes da visita à Luz, mas não só. Também custou a presença de William Carvalho no clássico, com todas as implicações que possa ter. Afinal, dificilmente o trinco dos leões teria sentido a necessidade de travar o contra-ataque de Djavan com uma falta para amarelo, em cima dos 90 minutos, se os leões não estivessem completamente inclinados para a frente, à procura do golo redentor. 

O facto é que, esgotado o factor surpresa que marcou a primeira metade do campeonato, era inevitável que os adversários acabassem por perceber como dar um nó no futebol leonino, multiplicando os obstáculos em frente à respectiva baliza, abdicando do ataque e aceitando o empate como um bom resultado, como a Académica fez. De resto, um problema antecipado pelos responsáveis leoninos, como prova o reforço da capacidade de desequilíbrio das alas e do meio-campo durante a janela de transferências de Janeiro. Ontem, Heldon e Shikabala já estiveram em Alvalade para serem apresentados. Leonardo Jardim precisa deles para desatar nós.

Este artigo vem ao encontro do pensamento que, ultimamente, em mim vem ganhando forma, à medida que o campeonato tem avançado, se têm sucedido os empates e os leões de Jardim não conseguem "desatar os nós"!

Leonardo Jardim já demonstrou concludentemente, que não é homem para afectar, nem ao de leve, a auto-estima dos homens que comanda, nem beliscar minimamente a união e a solidariedade que conseguiu, sabe-se lá com que dificuldades, instituir no grupo que lidera. Mas há muito que terá dado indicações precisas e concisas, a quem de  direito, sobre as necessidades do plantel, depois de todas as tentativas que fez no sentido de se bastar com a prata da casa.

Depois, noutras circunstâncias e com os alvos perfeitamente definidos, O Sporting não estaria à espera do último dia de abertura do mercado, para efectivar os "negócios". Porém, o "estupor" do porta-moedas continua a ditar leis e Bruno de Carvalho, mais depressa do que muitos julgariam, já aprendeu que para levar a água ao seu moinho, terá de se armar em "Deu-la-deu Martins" e fazendo sofrer os potenciais vendedores, provar ele próprio do mesmo veneno e sofrer a bom sofrer até ao último segundo do último dia do mercado.

Heldon e Shikabala chegaram a Alvalade, mas o ideal era que tivessem chegado quase um mês antes. E entretanto os nós não foram desatados, como naturalmente Jardim já teria prevenido, com as consequências que se conhecem e que tanto custaram a digerir ao universo leonino.

Que me perdoem os visados, mas prevejo que Heldon seja no próximo domingo o titular da asa esquerda e que Capel, Mané, Carrillo e Wilson, travarão durante a semana uma luta titânica para convencer Jardim para a ala direita. Entretanto, e enquanto Shikabala desentorpece os músculos e se vai inteirando daquilo que o espera neste "sui generis" sucedâneo de futebol europeu, André Martins terá de continuar a tentar desatar o nó causador da contratação do egípcio.

Para agravar os problemas de Jardim, William deixou que o seu cérebro parasse alguns infelizes segundos. Creio no entanto, com algum optimismo, que Eric Dier será uma solução que, não fazendo esquecer o nosso "pêndulo", não deixará os seus créditos por mãos alheias. Do mesmo modo que Piris receberá com honra e vontade o testemunho do infeliz Jefferson, que não podendo ajudar a curto prazo, estou certo que não demorará muito a regressar.

E já só faltam cinco dias! Serenos e confiantes, estamos convosco rapazes!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. ESTAMOS SEMPRE CONVOSCO...
    ESTAMOS SEMPRE CONVOSCO...

    NÃÃÃO VOS DEIXAREMOS MAIS...

    SL

    ResponderEliminar