sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

E o Muro de Berlim acabou por cair, com estrondo !...


Queda do muro

A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga não podia ter sido mais cristalina nas suas conclusões sobre o atraso do Porto no jogo com o Marítimo. O Porto chegou, de facto, pelo menos três minutos e meio atrasado à vistoria dos equipamentos, no túnel. Não apresentou aos árbitros ou aos delegados da Liga qualquer justificação para esse atraso.

Tendo o árbitro pedido uma justificação, o capitão portista respondeu que simplesmente se tinham atrasado. Só durante o processo de investigação o Porto se lembrou, pela primeira vez, que Fernando tinha sentido umas dores durante o período de aquecimento. “Nada faz supor, porém, à luz dos juízos da razoabilidade e de bom senso que devem nortear a valoração da prova, que tal justificação só agora apresentada corresponda à verdade: o nome do jogador constava da ficha técnica e iniciou o jogo como titular”. Foi esta a conclusão da CII. Até porque, “se o motivo para o atraso da equipa tivesse sido esse, o capitão da equipa tê-lo-ia mencionado quando foi directamente questionado sobre assunto”. E mesmo que tal tenha acontecido, o atraso só poderia ser considerado intencional: “As dúvidas sobre a condição física do atleta, a existirem, deveriam ter levado a equipa a considerar outras opções que lhe permitissem não prejudicar o interesse na verdade da competição e a proteção dos contendores.”

Assim, a CII considera que o atraso foi propositado, havendo dolo. E que o FCP deve ser punido com a derrota, passando o Sporting à fase seguinte. Cabe agora ao Conselho de Disciplina da Federação tomar, até ao fim do mês, a decisão final. Quase que adivinho o fim da história: a Federação mete a viola no saco, multa o Porto e tudo continua como antes. Premiado o prevaricador, a esperteza saloia continuará a fazer escola. Os dirigentes desportivos que ainda tenham dúvidas confirmam que ganha quem melhor souber contornar as regras. Ou então eu estou enganado. E o Conselho de Disciplina da Federação subscreve esta decisão. E, apesar de estarmos perante uma competição secundária, abre-se um extraordinário precedente no futebol nacional: o clube de Pinto da Costa pode mesmo sofrer as consequências pelos atalhos éticos que escolhe seguir.

E isso seria, à dimensão do futebol nacional, comparável à queda do Muro de Berlim.

Pois é, quantos admitiriam que o Muro de Berlim um dia cairia?! Mas caiu e mais, caiu com um estrondo universalmente aplaudido! E nada mais foi como dantes!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Concordo, sem reservas, com tudo o foi escrito...!!!

    Mas também concordei..., à época, tal como todos os de bem... com tudo o que foi dito """ilegalmente""" acerca do apito... aquele que era para ser de oiro e acabou de papel... e bem molhado...!!!

    Se com tudo o que foi ouvido... nada aconteceu..., ofendendo a inteligência de milhões... será este grãozinho de 3 minutos e meio que vai fazer cair o "muro"...???

    Oxalá... Oxalá mesmo...!!! Também foi a gota de água que fez transbordar o oceano...!!!

    Até lá... vou esperar... sentado. Quicá senão.... deitado...!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Será...?

    será que estamos a caminho de nada mais ser como dantes...?

    Isso seria como... meter uma lança em África...!!

    Fico a aguardar.e para não pensarem que não acho isso possível, nem me vou sentar... ficarei aqui...escostado ...!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Ah homens de pouca fé !!!...

    Acreditem, caramba! Olhem para o nosso Presidente! Ele sabe, como nós sabemos, que o "muro" foi construído com as mais "sofisticadas técnicas"! Mas só os valores altos e nobres são indestrutíveis! Nós, SPORTING, poderemos ser comparados à "água mole", mas tantas vezes havemos de bater na "rocha dura" que um dia a furaremos! Acreditem, se fazem favor! E mesmo que desta vez ainda possamos assistir a que "o muro" fique de pé, um dia ele será derrubado e cairá com estrondo!...

    Grande abraço cheio de esperança, com fortes Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro...

    Se é para fazer força... LÁ ESTAREMOS... a fazê-la...!!!

    Dizia Churchill acerca da proposta, de um seu ministro, para reduzir os custos na cultura (muito actual, aliás...) para incrementar a despesa no poder bélico de Inglaterra... que "... se acabarmos com ela - a cultura - de que nos vale ir para a guerra..."

    Com as devidas (muito devidas) distâncias... direi, e repetirei novamente, se não acreditasse (ainda que, eventualmente, muito remotamente lá bem no fundo do pensamento.... :):):):):):) ) de me valeria, a mim, continuar com este desidrato leonino...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Estou desejando que o amigo Álamo me diga alto e bom som...: está a ver amigo Max eu não lhe dizia...!

    Caiu...caiu o sistema...!!

    Olhe nem me sento, nem me encosto...por respito à sua pessoa...

    Vou esperar de pé...

    Mas vá apressem-se porque eu com quase 71 anos já não vou durar tanto quanto sistema...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tinha de surgir algum dia entre nós uma INCONTORNÁVEL discordância, meu grande amigo: Maximino Martins há-de sobreviver longos e longos anos ao sistema! Há-de chegar o dia em que se orgulhe do futebol português! E há-de celebrar os títulos que esse malfadado e torpe mundo de corrupção, lhe impediu de celebrar com orgulho e alegria! Espere de pé, meu amigo. Não está só. Estou aqui ao seu lado. Já não faltará muito!...

      Abraço grande e SL

      Eliminar