domingo, 9 de fevereiro de 2014

Decisão corajosa e acertada, em previsível acontecimento...



Dez anos depois da sua inauguração, as adversas condições climatéricas que hoje vão assolando o país, determinaram o emergir das vicissitudes de toda a complexa rede de improviso, superficialidade e compadrio a que obedeceu o projecto, construção e concumitantes supervisionamento e inspecção do estádio da Luz e, importará dizê-lo por corresponder à verdade, outros estádios construídos sob o guarda-chuva do Euro2004. Cedo ou tarde, aconteceria. Nada que não constituísse uma crónica previsível e... anunciada!

 
Lã de vidro
Lã de rocha
     

À semelhança do que acontece com a criminosa utilização do amianto, na cobertura de muitas escolas por esse país fora, para só falar no domínio público, a decisão sobre a utilização da lã de vidro (areia como base) que hoje vimos espalhada pelo relvado da Luz e, salvo melhor opinião, não lã de rocha (rochas várias como base) como a estação de televisão SIC logo adiantou, deveria ter sido tomada segundo rigorosos critérios que apenas tivessem em conta a saúde dos espectadores, atletas, técnicos e todo o extenso rol de frequentadores dos estádios e nunca outros factores economicistas que acabaram por determiná-la.






Andou bem, muito bem mesmo, Marco Ferreira, ao decidir não dar início ao jogo. Com todo ambiente do interior do estádio infestado de biliões de partículas deste perigoso material, todos os presentes e muito em particular os atletas e árbitros, pelo esforço físico e particular sublimação da função respiratória, estariam a ser colocados perante a possibilidade de lesões sérias a nível ocular, gástrico, cutâneo e, muito em particular, pulmonar.






Claro que assistiremos de imediato à utilização do bode espiatório do mau tempo, mas o cerne da questão estará sempre na utilização, na construção da cobertura do estádio, de materiais absolutamente desaconselháveis e que qualquer inspecção minimamente insuspeita e competente, deveria ter liminarmente proibido. Veremos se a UEFA será sensível aos argumentos benfiquistas e se não estará em causa a final da Champions.

A meu ver, o adiamento do jogo para a próxima 3ª feira às 20.15, no mesmo estádio, reduzirá naturalmente a perigosidade hoje verificada. Mas, não tapemos o sol com a peneira, não a eliminará completamente. E eu sei do que falo, por corresponder a uma matéria fortemente ligada à minha formação académica e profissional. Mas outros valores mais altos, que a saúde das pessoas que se possam vir a deslocar ao estádio, se levantam. E, estamos em Portugal...

Não terá vindo grande mal ao mundo, para além da decepção dos adeptos. Era apenas e tão só, um jogo de futebol. A tragédia terá estado mais nas palavras alarmistas de Mário Figueiredo, que na subversão das estratégias dos treinadores de cada uma das equipas, que terão de voltar a ser reinventadas.

Curiosa será agora, a antecipação sobre a quem serão atribuídos os bilhetes de ingresso na próxima 3ª feira. A fazer fé na proverbial "organização à portuguesa", temo que dificilmente será pacífica. Hoje já tivemos o "pequeno exemplo", com a saída dos adeptos leoninos do estádio, uma hora depois de ser anunciado o adiamento. A "tragédia" que foi admitida para os outros, nunca seria tragédia para os leões. Coisas da policia lisboeta e da gente daquele bairro!...

Leoninamente, 
Até à próxima 

7 comentários:

  1. Ao contrário do amigo Álamo, a minha formação não abarca esses materiais, embora como sócio da Quercus em diversas publicações ligadas à defesa do ambiente, tenha há muito concluído que esse material, como a amianto são altamente prejudiciais à saúde de quem os respira...
    Mas o perigo hoje não veio apenas da respiração, veio também da possibilidade próxima de ter ficado com a Maria Antonieta e o problema de posteriormente não conseguir "agarrar" a cabeça ...levada pelo vento...!!
    E segundo um comunicado da AAS...(e como o amigo Álamo refere no texto) os nossos só tiveram autorização para sair uma hora após a certeza de que não haveria jogo...somos mesmo bem tratados, sim senhor...

    Vivemos num país de amadores e quando se diz que somos muito bons a organizar eventos, talvez fosse mais correcto dizer-se...que temos ás vezes "uma sorte do Kamandro"...
    Ainda tenho muitas dúvidas que o jogo se vá mesmo realizar na 3ª feira...
    As provisões do tempo dão agravamento durante a noite...será que uma parte substancial do telhado do galinheiro não acaba por ir parar ao aeroporto da Portela...?

    Esperemos que ao menos o Godinho Lopes tenha feito uma fiscalização a preceito das obras do nosso estádio...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com sorte, "aquilo" ainda lhes vai aterrar no Seixal -sempre poderão reutilizar...

      Eliminar
  2. Fazendo zapping por diversos canais, fui assistindo, mais divertido que outra coisa, ao que se ia passando, ali no, tão extraordinariamente batizado por um bloggista da Tasca do Cherba, estádio dos lã-piões.
    Quando ouvi falar em "lã de vidro", soou-me aqui uma campainha de alarme -é que, aqui há uns 3 anos atrás, umas obras obrigaram a mexer na parede interior do apartamento e, quando vi ali um material "esquisito", perguntei a um dos técnicos "Isto é que é a lã de vidro?"
    "O Sr quer que eu vá preso? É lã de rocha, a de vidro é proibida ", disse, após o que tentou explicar-me as diferenças (o que não vem agora ao caso).
    E, hoje, todos falavam em lã de vidro...
    Depois, falou-se na necessidade de evacuar o estádio, veio o sr presidente da Liga congratular-se pela rapidez e eficácia da decisão e...e não é que aparecem imagens da "gaiola" onde estavam os adeptos do Sporting?
    A princípio pensei cá comigo: "Bom, ali estão leões, precisam proteger as galinhas que por ali andam"...
    Mas depois, à medida que as galinhas foram sendo "recolhidas" -e não comidas, como eu esperava e tanto desejava- deixei de achar piada a um estádio vazio...exceto na bancada leonina.
    Evacuação do estádio dos lã-piões? O raio que os parta!
    As forças de segurança que levassem os sportinguistas para corredores, escadas, o que quisessem, mas ali, onde a segurança decidira que se evacuasse, porque ficaram retidos os sportinguistas?
    Bom, quero crer que S.Pedro se calhar (também) escreve direito por linhas tortas.
    Aguardo ansiosamente pelo desenrolar do filme e pelo próximo episódio ("Como vão os técnicos verificar as condições de segurança da pala".
    Conseguiram os técnicos subir ao telhado da capoeira?
    Deixará S.Pedro que se trabalhe à 2ª feira? Ou mandará mais ventos e chuvas?
    etc, etc
    Não digo que seja um thriller, mas lá que tem suspense e milhentas dúvidas, disso não duvido.
    Epá, mas esta do tecto do galinheiro a voar e a cair em milhares de bocadinhos sobre a relva...será que, como alguém já disse (A Tasca) que era o espírito do Eusébio por terem-no fechado numa gaiola?

    ResponderEliminar
  3. O acordo para se jogar amanhã, foi feito em cima dos joelhos, certamente sem consultar os regulamentos da Liga, sobretudo o artigo 94º.

    Se tivesse acontecido noutros tempos atrás, não faltaria gente para se questionar e questionar a direcção (e bem) sobre a sua competência em salvaguardar os interesses do Sporting. Como se trata de uma direcção eleita por ela, tal como acontece nos partidos políticos, não se põe em causa as suas decisões, comportando-se assim, como uma clientela política bem arrebanhada, quem sabe, para defender interesses obscuros.

    Mas não se calam apenas agora, pois já vem de trás.As divergências com o Bacelar, as críticas e depois a demissão no CL e agora com a merda da AAS, nada disto tem sido sequer aflorado pelos críticos de antanho.
    Em tempos recentes, a esta hora já haveriam centenas de comentários nos blogos, acompanhados de dezenas de insultos.

    É uma triste cambada!...

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. É só isso que sai da tua mente depenada e enganada?!

      Demonstras que estás desiludido com o que escolheste, mas não tens tomates para o confessares e serves-te do recurso manhoso do insulto.

      Ó que chegaste pobre de espirito!

      Eliminar
  5. A DIRECÇÃO DOS LÃ-PIÕES SABIA das condições precárias da cobertura!!!
    Leiam as declarações de Mário Dias, o “pai” do galinheiro, à bola:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=459129

    Inacreditável a desfaçatez e a irresponsabilidade destes indivíduos.
    Não há ninguém, seja na Polícia, na Protecção Civil, na Câmara, que tenha tomates para chamar esses (ir)responsáveis a juízo?

    Aquilo foi por minutos, todos vimos. Agora imaginem só se as chapas têm começado a cair 10 mnt antes -a culpa era...do vento?

    ResponderEliminar