quinta-feira, 12 de julho de 2018

E tanto tempo que ainda falta para 8 de Setembro!...


LEÃO PROCURA IDENTIDADE


«Tempos estranhos estes vividos hoje no Sporting. Da prometedora luta eleitoral, onde existem já mais de meia dúzia de candidatos, à construção de uma equipa aos solavancos, a que Peseiro vai tendo acesso através do árduo trabalho de uma SAD sem tempo para respirar. A desorganização de ideias e métodos é evidente, mas este é o preço a pagar por uma herança difícil de gerir.

Bruno de Carvalho apresentou ontem a candidatura e Carlos Vieira segue-se hoje. Porquê e para quê não se sabe muito bem. Estão ambos suspensos e por isso impedidos, pelo menos por ora, de ir a eleições. Depois, custa a acreditar que quem esteve com o líder destituído até ao último dia esteja agora a correr por fora. Qual o intuito? Continuar a obra iniciada mas sem o temperamento de Bruno? Ter mais uma opção caso o ex-presidente não possa concorrer? Ou mesmo tirar-lhe votos caso se possa candidatar? No actual Sporting, é possível acreditar em várias teorias. 

No futebol a SAD temporária faz um esforço para dar a Peseiro as melhores condições. O estágio tem tido os seus contratempos, mas em Lisboa trabalha-se para reforçar a equipa e fazer regressar o talento que bateu a porta após o conflito. Nani é excelente notícia e Miguel Veloso opção interessante sem William e Battaglia. Mas ainda há tanto por fazer.»
(Bernardo Ribeiro, Saída de Campo, in Record)

É forçoso admitir que apenas os 28% de sportinguistas que votaram contra a destituição do Conselho Directivo leonino em 23 de Junho, compreenderão e serão capazes de justificar o atropelo às disposições estatutárias que significam as candidaturas de Bruno de Carvalho e Carlos Vieira às próximas eleições do Sporting. E mesmo entre esses, haverá uma substancial faixa, quiçá um terço ou até mais, que muito provavelmente se recusará liminarmente a comer gelados com a testa, tão incongruente se vem revelando esta ridícula, caricata e inexplicável situação.

Bernardo Ribeiro coloca o dedo na ferida quando escreve que "no actual Sporting é possível acreditar em várias teorias"! Mas no meu modesto entender, julgo que apenas haverá uma tese consistente capaz de explicar estes últimos acontecimentos protagonizados por este inclassificável e alucinado "bando dos sete": entrou irreversivelmente em "modo de loucura" que, incontornavelmente, há-de determinar a deserção completa e total da sua minoritária base de apoio, passando a breve trecho a ser sustentado apenas por um reduzidíssimo "colégio alucinado" de gente tão ou mais louca ainda!...

Porém, no meio de tanta alucinação, como compreender as inusitadas, irreflectidas e atribiliárias declarações de Eduardo Barroso e José Roquete?! Estaremos perante confrangedoras manifestações da mais deprimente senilidade, protagonizadas por quem não terá a mínima noção do rótulo que estará a colocar a uma Comissão de Gestão, única "ilha na actualidade leonina" onde ainda se vão alcançando os mínimos do "olímpico amor ao Sporting" que poderá conseguir a salvação do Clube?!...

E tanto tempo que ainda falta para 8 de Setembro!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Não tenho nada que me permita sustentar o que penso do eleitorado de BdC:
    nos mais de 5.000 votantes na AG do dia 23JUN, talvez 50% pertençam à JuveLeo
    -estes são os dogmáticos seguidores do Rei Sol.
    Como disse, esta é apenas uma impressão e seja como for, são muitos votos seguros que BdC tem.

    ResponderEliminar
  2. Atenção que são cerca de 35% de sportinguistas (correspondendo a 28% de votos) que votaram contra a destituição de BdC. Quer queiramos quer não, é uma minoria de muita gente! Espera-se que muitos desses tenham mudado de opinião e que possamos ter eleições mais ou menos tranquilas quando se confirmar que BdC (e CV) não podem concorrer.

    ResponderEliminar
  3. "Qual o intuito? Continuar a obra iniciada mas sem o temperamento de Bruno?"

    Mas desde quando é que o projecto de BdC foi ou estava a ser mau? Nunca!

    A figura BdC essa sim, estava e está acabada e saturada, sem condições nenhumas para continuar. Não confundamos as coisas! Se não fosse o seu feitio, o seu facebook e as constantes entrevistas BdC ficaria lá por muitos anos!

    Agora o projecto? Desde quando algum sportinguista não quer ganhar em todas as modalidades? Dobrar o numero de sócios? Não estão contentes com o pavilhão João Rocha? A reestruturação financeira e trazer a SAD aos associados? Investiu-se no futebol como nunca em jogadores e treinador...não deu...por culpa de todos, tambem de BdC!

    Qualquer que venha a ser o futuro presidente este SÓ tem de ser sempre o projecto de um clube vencedor e campeão!

    ResponderEliminar
  4. Continuo a achar que no papel, o programa de BC é o melhor para Sporting mas nunca com ele a gerir. De todas as candidaturas apresentadas, ainda nao sei em quem voto mas sei em quem nao voto. Bruno de Carvalho, Varandas e Pedro M. Rodrigues o meu voto nao terao. O primeiro pk nem se devia candidatar, Madeira Rodrigues porque é uma personagem sem qualquer carisma e Varandas é um José Eduardo Betencurt em que até o candidato a PMAG é o mesmo.Quanto á CS é o mesmo do costume, querem fragilizar a toda a hora para ver se o bolo se reparte só por 2....

    ResponderEliminar
  5. Então vamos lá falar de democracia... ou legitimidade...

    Suponhamos... que é dado provimento (coisa que acho quase impossivel... mas adiante) à candidatura de BdC e/ou de Carlos Vieira...

    Então o voto dos SÓCIOS deixa de ser soberano...??? Qual é o receio, medo mesmo, dos sócios que não votarão nele(s)...??? Será mais ou menos legítimo, que os receios dos sócios que não votarão no candidato, qualquer que ele seja, que ganhar as eleições??? É o futuro do clube/sad que está em jogo... e segundo os estatutos AINDA são os SÓCIOS que decidem...!!! (a jornalagem bem que está empenhadissima em decidir pelos sócios... e mal daqueles que se cingirem a essas cartilhas...)

    Se chegarmos a esse ponto..., de ver o 'monstro' voltar (coisa que acho, duplamente, improvável... para não dizer impossível) veremos o que nos traz o futuro...

    Toda a argumentação é válida se coerente... e esse é, desde logo, o problema dos 'jornaleiros' como o acima identificado... (Ser oposição, por não concordar..., não acreditar ou desconfiar... é uma coisa..., ser como o vento.. é outra...!!! E se os adeptos tem a componente emocional que muitas vezes tolda a razão - contra mim falo - o profissional... sério e honesto, designadamente ao nível da informação, NÃO O PODE FAZER...!!!)

    Não tenho visto muita tv ultimamente... mas alguém me pode confirmar se algum dos putativos candidatos já falou à Sporting TV??? - já nem me interessa a comissão de gestão não ligar puto ao meio oficial do clube - Que tal aproveitarmos os nossos meios para podermos esclarecer quem de direito...??? (Não há argumento válido que leve qualquer putativo candidato a optar por qualquer meio de comunicação social em detrimento da Sporting TV... Não agora...!!!)

    ResponderEliminar