sábado, 23 de setembro de 2017

Está tudo dito! Onde é que assino?!...


«O presidente do Sporting Clube de Portugal está feliz. Tem todo o direito. Casou-se recentemente e vai ser pai. Mas que realize um vídeo com os meios audiovisuais do clube e que utilize o jogo da Taça da Liga entre o Sporting e o Marítimo para divulgar esse mesmo vídeo nos painéis que estão colocados no estádio ultrapassa em muito o admissível. Bruno de Carvalho comporta-se como o Sporting fosse dele. E não é.

Já o escrevi várias vezes e volto a repeti-lo: Bruno de Carvalho tem enorme mérito em muito do que se está a passar actualmente no clube, em particular na recuperação da mística e do entusiasmo dos sócios, que fazem com que o clube tenha em média mais de 40 mil pessoas a assistir aos jogos em casa. Mas o presidente fez muito mais: negociou com os bancos um plano de reestruturação, que não inviabiliza o sucesso desportivo; contratou excelentes treinadores; negoceia de uma forma dura a venda de jogadores; construiu o pavilhão para as modalidades; relançou várias modalidades que há muito não existiam no clube; expandiu internacionalmente a marca e a imagem do Sporting; apresentou propostas ao Governo e às instâncias desportivas para tornar mais transparente o futebol; bateu-se pela introdução do videoárbitro; e tomou outro tipo de iniciativas para além destas, sempre em defesa do clube.

O resultado é que o Sporting passou de novo a estar no mapa desportivo nacional, depois de um declínio que parecia irreversível. Todos os sportinguistas devem isso a Bruno de Carvalho e não o esquecem. Para os que não acreditavam no presidente, o sucesso que ele tem obtido em quase todas as batalhas em que se tem envolvido e a resposta dos sócios e simpatizantes é a prova que está a trilhar o caminho certo.

Acontece, contudo, que há dois aspectos que descredibilizam o presidente do Sporting: um é o seu estilo de intervenções desabridas, de péssimo gosto e educação; o outro é a sua recente tendência para querer ser actor de televisão, onde os seus papéis se têm revelado ser de terceira ou quarta categoria.

Bruno de Carvalho tem de perceber – ou alguém tem de lhe fazer perceber – que dar uma entrevista ao canal do Sporting, a fazer caretas sobre a forma como se expira o fumo dos cigarros ou a imitar a voz do filho do presidente do Arouca, ou a dar ordens ao câmara para lhe fazer um “close-up” não lhe granjeiam um grão de credibilidade. Pelo contrário, condenam-no ao ridículo e à falta de respeito dos seus pares e das instâncias desportivas e políticas, que o deixam de tomar a sério. Bruno de Carvalho tem de perceber – ou alguém tem de lhe fazer perceber – que não pode levar a sua vida privada para o estádio do Sporting, num jogo do Sporting, perante os sócios e simpatizantes do Sporting, que gostam seguramente muito que o presidente esteja feliz mas que não tem absolutamente nada a ver com isso. A partir daqui, o que se segue? Um vídeo com o nascimento do rebento? A comemoração dos aniversários do casamento? A primeira ida à escola pela mão do pai?

Bruno de Carvalho ultrapassou claramente todos os limites quando anunciou a gravidez da sua mulher num vídeo que divulgou nas instalações oficiais do Sporting Clube de Portugal, feito com meios do clube. Mas este é o sinal de que Bruno de Carvalho ama tanto o clube que pensa que o Sporting Clube de Portugal é dele e que pode fazer tudo o que quiser. Parafraseando Luís XIV, Bruno de Carvalho pensa seguramente que “le Sporting c’est moi”. E não, não é, não foi, nem será. O Sporting é um clube centenário e pertence aos seus sócios, não aos seus presidentes, por melhores que sejam.

Mais: Bruno de Carvalho devia perceber – ou alguém lhe devia fazer perceber - que é precisamente por causa de atitudes como estas, em que dá o flanco, que tem vindo a ser fortemente penalizado pela justiça desportiva. O castigo de seis meses que lhe foi aplicado é uma brutalidade sem qualquer sentido. Mas isso acontece precisamente porque Bruno de Carvalho, com algumas das suas atitudes, deixa de infundir respeito.

Ora o presidente devia estar muito consciente que este é um ano muitíssimo importante, senão decisivo, para o clube. A equipa principal de futebol precisa de obter êxitos desportivos esta época. E o certo é que, até agora, está bem encaminhada. Mas estes episódios caricatos que Bruno de Carvalho tem protagonizado podem vir a ser utilizados para desestabilizar e prejudicar o clube. Todos queremos que o Sporting seja campeão nacional de futebol e o presidente mais que ninguém. Que seja ele a criar condições para isso mas ao mesmo tempo arranjar questões que podem prejudicar esse objectivo remete seguramente para as tragédias gregas – mas pode levar-nos, infelizmente, a outra época perdida. Esperemos que Bruno de Carvalho perceba isto e arrepie caminho, por forma a no final da época ser consagrado como o presidente do novo campeão nacional de futebol.»
(NIcolau Santos, Tribuna Expresso em 22.09.2017 às 18:37)


Está tudo dito! Onde é que assino?!...

Leoninamente,

Até á próxima

9 comentários:

  1. Numa altura em que o Sporting parece voltar a entrar nos eixos, a nível financeiro e desportivo, aparecem várias vozes a condenar o video do Presidente (de gosto discutível), a entrevista e o casaco do mesmo, bem como a linguagem, o protagonismo, a maneira como vibra com clube e até as pessoas que se sentam ao seu lado na tribuna (vide Carlos Pereira).
    Uma dessas virgens ofendidas e histéricas dá pelo nome de Nicolau Santos, ex-membro do Conselho Leonino. É curioso que Nicolau Santos nunca tenha dito a Godinho Lopes, Bettencourt e companhia que era demais ver o passivo a aumentar brutalmente, as contratações mal feitas, as comissões milionárias pagas a Mendes, Freitas e companhia, as vendas de jogadores a preço de saldo para pagar salários, o sétimo lugar no campeonato, o fecho de modalidades e a venda de património ao desbarato.
    Mas o mais curioso e chocante é ler um jornalista sério, suposto apoiante do estado de direito, sugerir que o Presidente se pôs a jeito para ser condenado, como se a justiça (seja ela de que tipo for) pudesse ser aplicada de maneira diferenciada consoante o tipo de pessoa ou por esta ter características diferentes da maioria (ex: todos os canhotos podem ser condenados e os destros não).
    Gostos, podem-se discutir. Justiça e direitos, não.

    ResponderEliminar
  2. Com excepção do penúltimo parágrafo... que a ser verdade torna as decisões dupla ou triplamente mais absortas e irregulares...

    Onde é que eu assino?!...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  3. OK...também não gosto de certas coisas que o Presidente diz...e faz...
    Mas que não restem dúvidas...
    Na maneira como trata da "vida" do Sporting..estou absolutamente a seu lado...!!

    Vá lá Presidente ..."em certos momentos"...inspire o vapor de água do seu cigarro electrónico...tente manter o maior tempo possível esse vapor "de água "de boca fechada"... e volte a tratar dos assuntos do Sporting como sabe...e tem feito...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Não consigo ver onde é que está o mal deste vídeo. Eu achei graça. Para mim não há nenhum manual que diga que um presidente não pode fazer um vídeo e passá-lo no ecrã do estádio. Não percebo mesmo a indignação.

    ResponderEliminar
  5. "(...) ou alguém lhe devia fazer perceber (...)"!
    Pois, isso é que era um grande reforço para o Sporting!
    Está tudo dito! Onde é que eu assino?!...

    ResponderEliminar
  6. Amigo Álamo, sempre considerei NS uma "Persona non grata" no que ao Sporting diz respeito simplesmente pelo simples facto de qd o clube esteve entregue a todo o tipo de "parasitas" onde estava NS? Aí é que ele tinha material de primeira, para nas suas "colunas" denunciar os "parasitas" que se tinham apoderado do Sporting mas infelizmente nesse tempo nunca li nada dele nesse aspecto.
    Não quero com isto dizer que não concordo com o post acima, pois acho-o uma opinião bastante válida, tal como são válidas as opiniões de Makebafonica, Zé, e Max Martins, em suma, no que a mim diz respeito concordo com todas estas opiniões, estou mto satisfeita com o trabalho de BdC à frente do Sporting (e por isso nunca vou deixar de o apoiar) mas claro tb gostava que se resguardasse mais...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Aceitem as pessoas com as características que têm ou querem que todas sigam o modelo da normopatia vigente? Isto só tem importância, porque vocês lha dão! Gostei da parte em que NS diz que desta forma BdC não terá o «respeito dos seus pares»... Como os seus pares sejam, eles sim, credores dalgum respeito! Toda esta indignação geral está subjacente num superego modelado desde há muito por comportamentos de hipocrisia. Daí que os diferentes não serão aceites por não se enquadrarem nesse superego. A verdade, é que a maioria dos dirigentes do futebol cá do burgo agem, preferencialmente, através dum id doentio... O problema poderá não estar na forma heteróclita de BdC se exprimir mas sim em quem o aprecia ou, no caso concreto, não o aprecia... Porque os que fazem a sua apreciação estão completamente moldados por uma cultura formatada e que está preparada para o elogio do politicamente correto. Penso que o conceito de inconsciente coletivo de Carl Jung poderá explicar este rebuço em aceitar a forma inusitada de BdC... E o burro sou eu... É quando acontecem estas discussões inócuas, que me sinto como o cego do Ensaio Sobre a Cegueira de Saramago... Que superioridade é ser cego e não ligar a estas tretas... Por mim, se formos campeões até pode realizar o batizado do seu rebento em Alvalade... Para mais quando sou ateu... O discurso de ontem do presidente da FPF não está cheio de caretas... E qual é a credibilidade, em termos substanciais, que merece? No entanto, está vestido, embrulhado, com a hipocrisia tanto do agrado do superego predominante.

    ResponderEliminar
  8. Dando de barato que o Presidente do SCP podia (devia?)ser diferente. Fixo-me nos 1º e 2ºs parágrafos do NS.
    Podia ser diferente mas não era a mesma coisa, seguramente. Por agora ainda acho que tem mais e maiores méritos do que defeitos ou prejuízos.
    Veremos o que o futuro reserva. Por agora continua com os meus votos!!

    ResponderEliminar