terça-feira, 19 de setembro de 2017

Ainda que tímido e envergonhado, de quando em vez há luar!...


UM GOLO, NÃO A VITÓRIA

«As contas do Benfica, já se esperava, foram boas, com um lucro recorde no futebol português. Algo anunciado, após uma temporada em que foram transferidos Gonçalo Guedes, Hélder Costa, Ederson e Lindelöf, entre outros - faltam ainda as vendas de Nélson Semedo e Mitroglou, que só entrarão no final do exercício actual.

Mas há sinais que devem deixar alerta os responsáveis do clube da Luz. Para começar, o facto de o resultado com direitos de atletas ser menos de metade do valor recebido por vendas. Entre gastos associados às vendas de jogadores, as tão famosas comissões (cerca de 16 por cento), e as amortizações e perdas de imparidade (valores ainda por pagar pelos futebolistas contratados) são mais de 60 milhões de euros.

O grande aumento dos custos com pessoal, onde se incluem os salários de jogadores, treinadores e estrutura, é algo que deve ser também olhado com cuidado. No Benfica, esta rubrica passou de 61,5 para 74,7 milhões de euros. Para se ter uma ideia, na época 2015/16, FC Porto chegou aos 75,8 milhões de euros e anunciou a intenção de reduzir este valor em 20 milhões.

A redução do passivo em pouco mais de 17 milhões de euros acaba, por isso, por ficar algo abaixo das expectativas criadas. É certo que a tendência, pelo desinvestimento na equipa principal neste defeso e pelas vendas já feitas, é manter a redução da dívida nos próximos exercícios. Os adeptos querem festejar golos, mas muito do futuro do Benfica joga-se nestes comunicados à CMVM. Este foi um golo, mas não garante a vitória.»

Gostava de ver a cara com que terá ficado o senhor subdirector "Farelo" depois de passar os olhos pela crónica de Sérgio Krithinas, que me merece os mais rasgados elogios, tendo em conta o ambiente que imagino naquela redacção, atulhada de "pides" por tudo quanto é canto!...

O que vai valendo é que de vez em quando a Lua desponta por entre as nuvens e...

Ainda que tímido e envergonhado, de quando em vez há luar!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Mas que importa aos lampiões que o clube tenha aproveitado menos de metade do valor das vendas? Deu lucro, não deu?... Então é seguir em frente, mau é dar prejuízo.
    Eu não sou muito de Contas, confesso - e ler R&C... Deus me valha! Mas umas coisitas há que me deixam com "a pulga atrás da orelha": o que justifica o aumento dos Custos com Pessoal, se não houve contratações de monta? (Quereis ver que tiveram que aumentar os padres, os escribas cartilhados e os paineleiros? Mas quem paga 18 mil por um parecer do Meirim,,,)
    E o Activo... o que justificará o aumento de 30 M€ (ao que li por aí)?
    Bom, o melhor será esperarmos pelas análises de quem está muito mais informado e com números certos, assim só dá para relaxar.

    ResponderEliminar
  2. Já trataram de pagar a noticia, durou meia horita online.

    ResponderEliminar