quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Sporting nunca conste entre as suas vítimas!...


HÁ DÚVIDAS SOBRE SÉRGIO CONCEIÇÃO?

«Não tenho a pretensão de ser a pitonisa do reino como Marques Mendes, mas, quando vi o Porto a triturar o campeão francês com três golos e um banho táctico inesquecível, lembrei-me do artigo que aqui escrevi em 21 de Julho, antes de começar a época, que se chamava "O sangue de Sérgio Conceição". Ali alertava para que a ausência de reforços não ia tirar um pingo de ambição aos azuis e brancos. Porque a alma estava de volta com o novo treinador, sanguíneo, um competidor nato que deixava tudo em campo, e a equipa iria jogar à sua imagem.

Tudo o que está a acontecer no Dragão tem um único responsável: Sérgio Conceição (SC). Quando no dia anterior ao confronto com os monegascos, e que bem ele tem estado no discurso e declarações públicas, afirmou sem pudores nem receios "fica aqui a promessa: vamos demonstrar a nossa grandeza", vi o espírito de campeão a inspirar os seus. Quando vi SC a apostar num jogador, Sérgio Oliveira, que ainda não tinha um minuto nas pernas, senti o mesmo que o António Magalhães descreveu na sua coluna: "técnico e grupo estão em plena sintonia" e há um compromisso de aço de união entre todos.

Quanto vi o técnico a mudar o sistema táctico, sem insistir teimosamente no modelo que usa para consumo interno e que lhe valeu a derrota com o Besiktas, estava nítida a sua evolução e a humildade de aprender com os seus erros. E, para terminar, notei a ligação do grupo de trabalho com os adeptos que estiveram no Mónaco como se do seu estádio se tratasse.

SC é o novo flautista de Hamelin, a sua música limpou os problemas que havia no Dragão. Há uma comunhão entre todos que torna o Porto outra vez temível e insaciável por triunfos. E que pode ser um ‘case-study’ em termos de construção de plantel. Convém não esquecer que ele agarrou num bando de renegados por outros, para construir a sua armada. Ricardo Pereira, Sérgio Oliveira, Diego Reyes, Brahimi (um mágico que é um regalo para quem gosta de futebol), Marega, Aboubakar andaram emprestados ou mal tratados injustamente. SC quase que encarna a raínha Daenerys da Guerra dos Tronos, quando sussurrava para os seus dragões: "dracarys", e era vê-los a voar soltando o pânico sobre os adversários.

Mas, acima de tudo, este arranque de 2017/18, se alguém tinha dúvidas, prova que Sérgio Conceição é um grande treinador, com discurso que conhece, compreende e sente a realidade onde está inserido e um bom condutor de homens. No domingo vem outro grande teste. Com o Sporting irá defrontar um amigo que é uma referência para si, um grande treinador também e um onze que também está confiante e com a moral em alta depois da excelente exibição com o Barcelona que encheu de orgulho todos os sportinguistas. Será um clássico excitante que une as duas equipas mais fortes do campeonato. Um duelo fabuloso, um choque de titãs. Que ganhe a minha equipa, mas cuidado com os dragões.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record)

Identifico-me completamente com o pensamento que Rui Calafate hoje nos transmite na sua cada vez mais brilhante crónica, Factor Racional!...

Sérgio Conceição vem demonstrando nos últimos anos ser um homem inteligente. Com a mesma facilidade com que cometeu erros de palmatória que quase o levavam a ser votado ao ostracismo neste rectângulo mesquinho, ingrato e injusto, vem revelando à saciedade ser capaz de nunca mais voltar a pisar as areias movediças que ousou desafiar. Está hoje um senhor treinador: na obra e nos importantes discursos que vai proferindo, seja para o interior, seja para o exterior! É bem capaz de alcançar os seus legítimos e merecidos sonhos!...

Desejo-lhe muitas vitórias e todo o sucesso do mundo, desde que, e um dia explicarei porquê...

O Sporting nunca conste entre as suas vítimas!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Por razões que me pertencem tenho andado bastante afastado da realidade (futebolistíca também) portuguesa (e não só) e, se sei que domingo haverá um Sporting-FCP, ainda nem sei quem serão o árbitro e o VAR desse encontro.
    Sendo este postal dedicado a Sérgio Conceição vou falar apenas sobre essa figura que conheço muito mal e da qual só me lembro de ter sido jogador da selecção em 2004 e de ser treinador do Braga quando o Sporting ganhou a final da Taça. Julgo saber que tem um temperamento demasiado sanguíneo e que foi jogador e treinador adjunto do Standard de Liège onde provocou (com saliva à mistura) cenas pouco dignas. Li (não vou jurar) também que ameaçou o director do Nantes com cortar o seu próprio sexo (o penis imagino) para poder ir treinar o FCP e, assim, se desvincular do Nantes. Sei que ganhou todos os jogos até agora mas eu só assisti a um deles (qual?) pela RTPi no qual o FCP não me entusiasmou especialmente.
    Temo que o que se diz do Benfica (e-mails e Cia) possa despertar receios nos árbitros que irão arbitrar jogos do FCP. Espero tal não seja o caso domingo próximo.

    ResponderEliminar