sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O Rei Leão não pode andar nu por essa Europa fora!...



Apesar da vitória sobre o Olympiakos na abertura da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting perdeu uma posição no ‘ranking’ de clubes da UEFA.

Os leões viram-se prejudicados pelo desempenho da Lazio que ascendeu ao 42.º lugar, relegando Celta de Vigo e Sporting para as 43.ª e 44.ª posições, respectivamente.

Ranking das competições de clubes da UEFA

1. Real Madrid 154.371 pontos
2. Atlético Madrid 135.371
3. Barcelona 131.371
4. Bayern 124.799
5. Juventus 119.616
6. Sevilha 115.371
7. P.S.G. 105.683
8. Man. City 96.949
9. Dortmund 95.799
10. Benfica 88.316
14 FC Porto 81.316
44. Sporting CP 37.316
55. SC Braga 31.816
109. Estoril 15.316
117. V. Guimarães 14.316
130. Rio Ave 12.316
131. Belenenses 12.316
137. P. Ferreira 11.316
141. Marítimo 9.816
142. Arouca 9.816
143. Nacional 9.816
(Fonte: UEFA.com

Sem pretender afagar os diletantes umbigos dos nossos rivais domésticos, mas correndo o tremendo risco do efeito de boomerang que esta discussão possa causar, urge colocar corajosamente o dedo na maior ferida que a incúria de um passado, que no presente nos esforçamos por esquecer e apagar, provocou no sonho grandioso do fundador do Sporting Clube de Portugal: “um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”.

É miserável e inaceitável a posição que o Sporting Clube de Portugal ocupa no "ranking das competições oficiais de clubes da UEFA"! Não haverá como escondê-lo, camuflá-lo e tentar através de perniciosas, descabidas, palavrosas e baratas demagogias, esconder que o "Rei Leão vai nu por essa Europa fora"!...

A saga heróica de Atenas veio provar à evidência, que é possível alterar esta degradante situação. E mesmo assim, uma pequena réstia da atitude que nos trouxe até aqui, ainda pairou em dramáticos momentos no estádio Karaiskákis.

Talvez valha a pena emoldurar e colocar no balneário das equipas principal e secundária de futebol e das mais diversas modalidades que o nosso ímpar ecletismo comporte, e nos gabinetes dos respectivos treinadores e equipas técnicas, cópias deste humilhante ranking, para que tomem consciência do verdadeiro rumo que a História do Sporting Clube de Portugal exige no mais curto prazo!...

Que o primeiro passo da gigantesca caminhada que urge empreender, passe por sermos campeões, regular e consistentemente dentro de portas, ninguém no formidável universo leonino terá dúvidas. Mas, ao mesmo tempo...

O Rei Leão não pode andar nu por essa Europa fora!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. O nosso ranking está claramente prejudicado pelo fatídico ano em que ficamos fora das competições uefeiras.
    Não é que os anos seguintes tenham ajudado, mas sempre ouvi dizer que metade de nada é nada e que metade de muito poucochinho é, sempre, alguma coisa.
    Esta época, começámos bem -logo veremos até onde vamos conseguir chegar, sendo imperioso tentar conseguir 7 pontos.
    Sete pontos porque serão sempre melhores do que seis e porque, creio que a partir do final desta época, passa a contar o desempenho dos últimos 3 anos, ou seja, fica para trás o fatídico 0 de performance.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito par te pedir que depois desta minha explicação possas de alguma maneira passar a mensagem do que vou escrever.
    É falso que o Sporting tenha descido no ranking aliás com os resultados obtidos o Sporting ascendeu 11 lugares no ranking UEFA, o ranking por nós ocupado corresponde á soma das últimas 5 épocas onde entra o valor de 1,9832 que é o ano em que infelizmente falhamos a presença nas competições europeias ora no final desta época este resultado é eliminado e acresce o resultado desta época o que quer dizer que se eventualmente não fizéssemos mais nenhum ponto para além destes 11 lugares ainda temos a possibilidade de subir entre 5 e 6 lugares pois outros clubes que estão á nossa frente também vão perder pontos e alguns são muitos pontos.
    Dito isto quer dizer que o Sporting iniciou a época no 57 lugar e pode iniciar a época 2018/2019 no lugar 30 a 35 podendo desta forma eventualmente( Não o quero pois vamos entrar diretamente na champions como campeões de Portugal) ser cabeça de série num playoff e estar no pote 3 do sorteio da fase de grupos.
    Tudo isto pode ser visto e confirmado no site zerozero.
    Portanto tudo o que foi escrito hoje pelos periódicos não passa de mais uma campanha que visa denegrir a imagem do nosso Sporting campanha que merece ser desmascarada por nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, muito obrigado pelo teu comentário, que espero e desejo ver confirmado brevemente por fontes mais credíveis que aquelas que em que me baseei para escrever este postal. No site ZeroZero, até ao momento, não consegui encontrar essa confirmação. Ficar-te-ia muito grato que por aqui deixasses o LINK para eu poder corresponder ao pedido que muito justamente me fazes.

      SL

      Eliminar
    2. E confirmo o que a Marisa afirma, o Sporting arrancou esta época do 57° lugar, tendo já subido 14 lugares até ao 43°.

      Uma boa prestação europeia poderá significar a subida de mais 4 a 6 lugares esta época, passando equipas como o M'Gladbach, Dnipro, Sparta Praga e PSV (todos fora das competições europeias) e, eventualmente, CSKA e Salzburg (ainda em prova).

      Eliminar
  3. saudações leoninas..o AC Milan é 57º..Força Sporting importante ganhar hoje!

    ResponderEliminar
  4. Aqui vai:
    http://www.zerozero.pt/ranking_uefa.php?por_pais=0&coef=0&epoca=147&pais=0&page=&equipa=0&op=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Marisa. Numa primeira análise, o teu comentário faz todo o sentido e aqui me tens, com a pedra no sapato, mais uma vez caído na esparrela dos pasquins. Dado o adiantado da hora, voltarei logo que possa com novo postal que apontará, naturalmente, no justo sentido que apontaste: o da defesa da verdade!...

      SL

      Eliminar
  5. Álamo,

    Podes consultar neste site:

    https://kassiesa.home.xs4all.nl/bert/uefa/data/method5/trank2018.html

    Tem de se somar os pontos das duas últimas colunas (Total + Country) para se identificar o total por clube.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Alamo:
    Acabei agora de consultar o site sobre o qual incidiu o teu post, o que verifiquei foi que os pontos referentes a está época já estão atualizados em relação aos constantes no zerozero isto é, a UEFA já acrescentou os 2 pontos da vitória sobre o olympiacos o que não acontece no zerozero, a seta a vermelho de descida está correta, pois a Lazio apenas jogou 2 dias após o jogo do Sporting tendo ganho somou 2 pontos o que fez ultrapassar o Sporting, Brugge e Celta de Vigo.

    As regras de atribuição dos pontos está á direita na página da fonte da tua notícia no blog, mas podes também aí consultar o ranking do Sporting no final das outras épocas clicando na época que aparece por cima do n. 1 Real Madrid (2016/17, 2015/16 etc) e comprovar o que te disse anteriormente.

    Outro aparte, o zerozero retira a informação do site da UEFA mas ainda não atualizaram a pontuação o que dá para perceber melhor o que tentei explicar, e ajudar a desmascarar a origem das falsas notícias de hoje( perdão ontem).

    Mais a agência de propaganda do estado lampianico também culpa Jesus pelo ranking atual mas tal não corresponde á verdade, Jorge Jesus apenas é responsável pelas duas épocas anteriores e pela atual (o que ainda assim é manifestamente insuficiente tendo em conta os planteis e o investimento teria que ter apresentado melhores resultados na competições UEFA), mas a descida no ranking deve-se sobretudo a não termos ido á UEFA na época 13/14 (somamos apenas 1,983 pontos ao ranking) e perdermos os pontos conquistados na época 11/12 ( 22,366 pontos somados ao ranking) em que atingimos a meia- final frente ao Bilbao.

    ResponderEliminar
  7. Outro aparte a subida do Braga explica-se da mesma forma que expliquei a subida da lazio, no entanto o ranking do Braga é nesta data o mesmo lugar (posição 55) que ocupava no final/ início desta época, mas com mais jogos disputados.
    Pelo contrário com o ranking já atualizado o Sporting subiu não os 11 lugares que referi mas sim 13 lugares.
    Fim 2016/17/inicio 2017/18 - 57 lugar após 1 jornada da fase de grupos - 44lugar - SUBIDA 13 LUGARES

    ResponderEliminar