terça-feira, 14 de junho de 2016

E se não trocares os bois, no sábado contra uma Áustria em desespero, nem o "zurra-que-zurra" te salvará!...



Já lá vão mais de 60 anos que tive o privilégio da leitura desta inocente história, no meu Livro de Leitura da 3ª Classe. E hoje, ao ver a prestação da nossa selecção no  estádio Geoffrey-Guichard, em Saint-Étienne, veio-me à memória o nome do rapaz Jeirinhas e toda a sua odisseia.

O nosso seleccionador parece ter encarnado na pele do moço Jeirinhas. Em apenas duas ou três semanas, conseguiu a façanha de desmantelar completamente a melhor linha média que actuou em Portugal ao longo de toda a temporada, que jogava de olhos fechados, solidária, que se complementava em cada palmo do terreno de jogo e era a extençao do treinador dentro das quatro linhas, e transformá-la numa "manta de retalhos" amorfa, sem sentido posicional, sem dinâmica, classe e categoria para municiar um ataque que poderia ser demolidor!...

Pobre Jeirinhas, para o que te havia de dar! Esta noite a tua almofada vai ficar encharcada com tanta diarreia...

E se não trocares os bois, no sábado contra uma Áustria em desespero, nem o "zurra-que-zurra" te salvará!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Para mim já é quarta feira e sinto-me com o direito de comentar os dois jogos mais que vi entretanto! A Espanha já não é o que foi mas continua a ser a equipa que melhor futebol pratica! E acreditou até ao fim! Quanto a Portugal continua aquela equipa sempre igual a si mesma independentemente do seleccionador! Sempre ganhadora na CS e nunca no relvado! Quanto ao jogo de ontem (para mim) é uma pena jogar com menos de dez desde o primeiro minuto! Felizmente que Rui Patrício se mantem igual a si próprio pois, não tivesse sido assim, talvez a Islândia estivesse a festejar um record ainda maior! O árbitro, que nunca gostou do Nani, não nos prejudicou pois, se tivesse querido ser justo, teria expulsado o Pepe! Também é verdade que o FS se comportou bem mas a sua expulsão teris sido festejada por mim! Que ideia assistiu ao Engenheiro para meter o Renato? Para fazer cumprir uma cláusula que li sem acreditar nela? Que ganhe o melhor mas não acredito que seja esse Portugal! Pelo menos até uma próxima demonstração!

    ResponderEliminar
  2. Já nem me lembrava...

    "O jeirinhas"...

    Ó meu amigo...veio mesmo lembrar-me que estou velho que chega bem...

    Bem...velho...mas não teimoso (nem burro)...

    Aposto quen passados estes anos eu ainda seria capaz de meter os bois ao carro...

    E no "lugar certo"...

    Mas é claro..."eu não me chamo" Fernando Santos...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, amigo.
    Excelente estória tu foste relembrar, que é o perfeito exemplo daquela que dizem, e que eu gostaria que fosse, a equipa de todos nós.
    Apenas um pequeno desvio. O Jeirinhas pensava pela sua pobre cabeça, e não tinha de escolher os bois segundo os interesses de outros. Nem nenhum dos bois tinha a mania que era o melhor do mundo, e saltava da junta para se transformar em polícia sinaleiro, sempre de braços no ar a apontar para onde a junta se devia deslocar.
    Se nunca descartei este resultado, não estou nada preocupado com ele, porque espero que com este empate acabe a disparatada euforia que grassa em toda a CS portuguesa, que provoca em todo o país uma ensensata confiança absoluta. Pode ser que agora consiga aparecer alguém que saiba fazer um desenho que explique ao CR7 que futebol é um jogo coletivo.
    Tenhamos fé que Fernando Santos se consiga desprender de todas as pressões que lhe impõem a presença de determinados jogsdores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, concordo inteiramente contigo em relação os Jeirinhas da nossa selecção e mais ainda em relação ao "polícia sinaleiro" que ontem, infelizmente, vimos em campo. Mas não tenho fé nenhuma, na redenção de qualquer deles. Para vencermos a Áustria, seria preciso mudar meia equipa, como sugiro no post que acabo de publicar. Os cinco que retirei, por mim, aqueceriam o banco até ao fim da nossa participação que, pelo andar da carruagem, vai ser igual à que tivemos no Brasil!...

      Grande abraço e SL

      Eliminar