sábado, 6 de setembro de 2014

Vamos a Alvalade jogar olhos nos olhos com eles !...

Na promoção, parece não haver falhas!...

O português é uma língua muito difícil e traiçoeira! Tanto, que um assinalável número dos nossos futebolistas, que terão perdido grande parte da sua juventude  a acariciar uma bola, em vez de ouvirem os mestres e tratarem os livros com desvelo pelo menos semelhante, atingida a maioridade física e reconhecido como definitivamente perdido o autocarro cultural, embarcam numa outra língua, de exigência pouco superior a zero e transmitem-na uns aos outros como herança da sua pobre e limitada cultura: o futebolês!

O futebolês obedece a meia dúzia de regras simples e corriqueiras, fáceis de reter e em absoluto compatíveis com as limitações culturais dos seus praticantes. "Levantar a cabeça", depois do insucesso e "manter os pés bem assentes no chão", perante o futuro e as dificuldades que possa representar e, "last but not least" o estafado e esgotado "pelo aquilo", bem condimentado com um parco leque de advérbios de modo,   serão alguns dos inúmeros exemplos do reduzido léxico de quem julga uma bola, como centro do seu limitado universo.

Há pouco, passando os olhos por esta local do jornal Record, assinada por J.P.A., deparou-se-me um outro caricato exemplo de futebolês. O jovem e promissor belenense Fábio Sturgeon, terá afirmado sobre o jogo do próximo sábado em Alvalade: "Estamos preparados para defrontar o Sporting e vamos a Alvalade jogar olhos nos olhos com eles.".

Em português, "olhos nos olhos" significará a coragem de quem, reconhecendo a superioridade de qualquer adversário em qualquer circunstância, não parte para a luta de antemão vencido, ou seja, recusa o medo e exibe com honra a sua legítima e inegociável dignidade.

Em futebolês, "olhos nos olhos" tem um significado completamente diferente! Significará em primeiro lugar, o não reconhecimento da superioridade do adversário e em segundo lugar a exibição da proverbial jactância dos pobres de espírito, "que se cuidem porque vamos para ganhar"!...

O futebol encanta muitas centenas de milhões em todo o mundo, exactamente pela sua incontornável imprevisibilidade. Não cairia o Carmo nem a Trindade, se "Os Belenenses" fossem a Alvalade alcançar uma vitória. Outra coisa será dizer, como Fábio Sturgeon, que irão jogar com o Sporting... de olhos nos olhos!...

Qual "olhos nos olhos" qual carapuça! Quando muito levarão para Alvalade os habituais "cinco autocarros de dois pisos" e se em alguma coisa os olhos belenenses vão poisar, não será por certo nos olhos dos leões! Já será bom que joguem o jogo pelo jogo e que não cometam o "chico-espertismo", nem a completa falta de "fair-play", de poisar os seus olhos nas canelas dos adversários!...

Oh Fábio, vê se te dedicas à leitura, nos teus tempos livres! És jovem e pode ser que ainda recuperes!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Pois é...certamente o Belenenses irá jogar a Alvalade com esses autocarros todos e nem sei se não era isso que o Fábio queria dizer e "foi mal interpretadso " pelo amigo Álamo...

    Verdadeiramente o que o rapaz queria dizer era...:

    Vamos jogar a Alvalade com os olhos..."no olho" de colega que está na linha "reforçada" da frente...

    Foi isso...: "Olhos nos olhos"..os de cima ...nos detrás"...!!

    Ó pode ser que no próximo dia 13 ...saias de Alvalade a "esfregar os olhos de cima"...sem te dares conta de "teres o debaixo" todo borradinho...!!

    O Sporting "está de volta rapaz"...e a não ser que aconteça "alguma engenhoca"...estás feito...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, amigo Max, foi erro de interpretação meu! Pronto Fábio, serei eu a ler os livros que te recomendei, para ver se na próxima te compreendo melhor! Mas uma coisa compreendi perfeitamente Fábio: a falares assim, quase que adivinho a cor da tua camisola e onde vais parar dentro de muito, muito pouco tempo!...

      Abraço amigo e SL

      Eliminar
  2. Amigo Álamo, e o Miguel Rosa, não está lesionado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o Sporting não. A Rainha Santa Isabel só faz esse milagre das rosas porque tem medo da águia vitória...
      Basco "O Leão"

      Eliminar
  3. Olhos nos olhos em Alvalade quer dizer, esperar que não lhes apareça outro árbitro a marcar falta para grande penalidade depois de ultrapassada a linha de cabeceira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor Tim fazia-me um obsequio de me informar 1 coisa já que vejo que é entendido em regras de futebol.
      Se um avançado sofrer falta fora das 4 linhas do campo, nomeadamente na linha de fundo da área de protecção do avançado, o que deve fazer o Arbitro?

      Eliminar
    2. se o avançado for Lagarto é Penalti de certeza, até pode estar na bancada a assistir, mas se levantar e tropecar no colega do lago tb é Penal, porra, eh eh eh

      Eliminar
    3. Se estamos a falar do Beleneses, o Tim que volte para o Xutos e encha de novo o restelo como foi nos 35 anos da banda.
      O Anónimo das 17:32 esqueceu-se foi do golo anulado ao belenenses porque um jogador a dois metros do lance tapou a visão do Oblak que afinal está é doente das costas... como diria o outro "E esta hein".
      Basco "O velho Leão não do restelo"

      Eliminar