terça-feira, 16 de setembro de 2014

Com adeptos destes, precisará o Sporting de inimigos ?!...


Há muito que aprendi a viver com um desequilíbrio comum a tanta gente, que deriva da forma como o meu organismo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo, por via, quer de alguma resistência aos efeitos da insulina, o hormônio que regula a entrada de açúcar nas células, quer da minha eventual deficiente produção desse mesmo elemento hormonal, factor preponderante no equilíbrio do nível de glicose normal.

Nesta condição, aprendi a fugir de tudo o que é doce, com a mesma força e garra com que desde que me conheço, rejeito cores diferentes daquela que me preenche a alma e o coração: o verde! Porém, enquanto desportivamente a minha rejeição acaba por ser o complemento da minha afeição, a minha fuga aos prazeres da doçaria, é uma espada de Dâmocles que muitas vezes desafio. E no topo desse desafio, estará o "pudim Molotov", que a minha companheira de uma vida prepara como ninguém.

Não, não será propriamente essa imitação rasca que por aí aparece em quase todos os restaurantes. Nunca comi um "molotov" em condições, fora de casa! Porque o sublime desta pequena maravilha estará, mais do que na confecção da sua irresistível estrutura, que ao ser colocada na boca se desfaz como se de ar se tratasse, na delicadeza dos ovos moles com que, necessáriamente, deverá ser revestida.

Já acompanhei inúmeras vezes a sua confecção e sei portanto, porque se chama... molotov! Porque no momento da junção das claras batidas com o fervente açúcar em caramelo, se assiste a uma explosão semelhante à do "cocktail" a que roubou o nome! É nesta operação delicada e tão perigosa quanto espectacular, que existe a incontornável diferença entre o pudim que tenho o privilégio de comer cá em casa e os que normalmente encontro por aí, em que às claras batidas se adicionam algumas colheres de açúcar ou um qualquer sucedâneo industrial e já está, forno com elas!

Perdoem-me esta divagação preliminar, mas ser-me-à sempre difícil conter esta minha tendência para a exaltação acérrima de tudo o que é genuíno: no pudim Molotof, como em tantas outras coisas, com o sportinguismo à cabeça! E os meus amigos perguntarão: mas o que tem a ver Molotov, com o sportinguismo?! Pois é, também há muitos tipos de pudins Molotov!

Paradoxalmente, depois de ter sido surpreendido por inusitado acto de "guerrilha urbana", protagonizado pelo autor de um bem conhecido "blog da sórdida reacção leonina", cheguei ao célebre Comissário Russo das Relações Exteriores em 1939 que, a quando da invasão da Finlândia pela ex-União Soviética, Vyacheslav Mikhailovich Molotov, terá afirmado às estações de rádio que veiculavam a propaganda soviética, que o exército vermelho não descarregava bombas sobre os finlandeses, antes procedia ao fornecimento de... alimentos! E logo os patriotas finlandeses, apelidaram as sua bombas incendiárias de fabrico artesanal, com que conseguiram destruir centenas e centenas de tanques soviéticos, responder aos "cestos de pães do Comissário Soviético" e acabar por expulsar heroicamente os soviéticos da sua pátria, de... COCKTAILS MOLOTOV, nome por que ainda hoje são conhecidas essas prodigiosas armas de guerrilha urbana. 

Pois Molotov surgiu de rompante na minha mente, por duas razões! A primeira, porque na verdade, ainda que me doa muito reconhecê-lo, haverá alguns sportinguistas que se assemelharão aos pudins Molotov que encontramos por aí na nossa tantas vezes pouco cuidada restauração: poderão parecer genuínos, "comem-se", mas nunca deixarão de ser algo muito semelhante a benfas pintados de verde! A segunda razão e claramente mais importante que a primeira, é que à semelhança do Comissário Molotov, esses agentes da "guerrilha urbana leonina", à mais pequena oportunidade que se lhes depare, vão despejando "cestos de pães" sobre o projecto leonino actual.

E não será uma questão de má vontade contra esses "pseudo leões", ou até de exagerado preciosismo da minha parte! Eu nunca precisei que me assobiassem para beber água! Trata-se de qualquer coisa que destrói completamente a noção de sportinguismo de milhões, qualquer coisa a merecer estudo profundo e atento, qualquer coisa que exige resposta compatível por parte da grande nação sportinguista, qualquer coisa que poderá muito bem determinar a inapelável expulsão do nosso seio, de quem sistemáticamente parece apostado em trazer males maiores ao Clube de que se diz adepto, que todas as forças adversárias que se acotovelam para impedir que levantemos a cabeça!

Correndo o risco de empolar aquilo que jamais deveria ver a luz do dia, entendo que calar a indignação e permitir que a "guerrilha" prossiga, maquiavelicamente, a sua tentativa de destruição do "leonino estado de direito", no sentido de um regresso rápido ao "roquettismo" ou, quiçá, da implantação futura de um "estado islâmico fundamentalista" em Alvalade, deixo-vos com o trecho mais importante e significativo do verdadeiro "cocktail Molotov" que encontrei por aí:

"... Veremos o que vai acontecer na Eslovénia, mais uma vez diante uma equipa perfeitamente ao nosso alcance. Não pretendo de forma alguma exercer qualquer tipo de pressão sobre Marco Silva, além da que ele já sentirá, por natureza, mas sei de fonte interna cem por cento fidedigna - repito, cem por cento fidedigna - que após o jogo do Belenenses Bruno de Carvalho afirmou (palavras para o efeito) "ou as coisas mudam ou não vai cá estar muito tempo". Se fez esta afirmação com convicção ou pela frustração sentida no momento, não posso garantir, mas foi essa a sua expressão.".

Com "adeptos" destes, precisará o Sporting Clube de Portugal de inimigos?!...

Leoninamente,
Até á próxima

21 comentários:

  1. Amigo Álamo, mais uma vez tenho que parabenizá-lo, pela analogia que fez, entre o pudim molotov, e certos sportinguistas, está como sempre excelente, há alguns blogs sportinguistas, cuja única finalidade, é criticar esta direcção, e principamente BdC, qd vejo o conteúdo desses blogs, abstenho-me de comentar, pois não conseguia responder sem utilizar um "certo tipo de linguagem" e isso não faz parte do meu carácter....mas para mim esses blogs estão assinalados com o slogan "CONSUMO IMPRÓPRIO PARA LEITURA"..... e se todos fizerem o mesmo, eles vão acabar por perder a força....

    SL

    ResponderEliminar
  2. Eu sou do tempo, e o amigo Álamo creio que também, do tempo em que havia o pensamento único. Quem não lia a cartilha do ditador de Santa Comba era apelidado de vermelho e no limiar ía para o Tarrafal. Penso que os tempos mudaram mais que as mentalidades..
    Essa certeza de ter razão, levou a uma cristalização das mentalidades e por conseguência a um país atrasado onde o ónus de ser diferente fez a mediania sobressair.
    Eu tenho tentanto pensar pela minha cabeça, umas vezes bem, outras vezes mal, assumo que mais vezes mal do que bem, mas não gosto de ver apelidar de comunas (ou quiçá de benfas pintados de verde) quem diz coisas diferentes do que diz o "main flow". No curto prazo quem diz coisas iguais aos outros é que recebe as palmadas nas costas, os "muito bem", os "é assim mesmo", os "és um grande educador", mas no longo prazo o pensamento divergente é que vence. Se não há lugar para o pensamento divergente, o que resta? Um grupo em que os participantes se entretêm a trocar galhardetes entre si?
    PS: Sinta-se à vontade para corrigir alguma frase que estiver mal escrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correcções: "consequência", "tenho tentado"

      Eliminar
    2. Caro Asdrúbal Silva, comungo integralmente a ideia central do seu comentário: por concepção de mundo e princípios enraizados ao longo da vida, o pensamento único e a "leitura da cartilha do ditador de Santa Comba", desde que na minha juventude fui capaz de escolher o meu próprio caminho, passaram a fazer parte da negação do culto do progresso civilizacional e filosófico que sempre tem estado no meu horizonte.

      Temo que, por incapacidade minha, não tenha conseguido estabelecer no meu texto, a linha separadora entre a legitimidade e a dignidade de cada um ter direito à sua opinião e ignominiosa perversidade contida no trecho do texto que reproduzi.

      Recordo-lhe que escrevi, nunca ter tido necessidade de que me assobiassem para beber água. Se o caro amigo julgou que o pedaço de texto que destaquei, é a manifestação pura e simples de uma opinião, nada mais poderei argumentar em contraditório. O amigo ficará com a sua impressão e eu com a minha. Porém, para mim o destaque que transcrevi, constitui o golpe mais baixo que um sportinguista pode desferir, contra quem dirige uma instituição como o Sporting, com objectivos claros e explícitos, de provocar um clima de desconfiança, animosidade, discórdia e eventual rotura, entre o Presidente e o Treinador.

      Termino manifestando-lhe a minha firme convicção de que quem se mostra capaz de, perseguindo objectivos espúrios, baixar ao nível da tentativa de tão insidiosa quanto maquiavélica insinuação, sabendo as consequências que ela poderá vir a determinar, a curto ou médio prazo na tranquilidade e na paz que todos deveremos desejar e cuidar de ajudar a construir no Sporting, jamais poderá ser considerado mais do que " um benfa pintado de verde"! Como um "comuna" que se atreva a trair ou a semear a discórdia dentro do seu partido, ou a renegar o marxismo, alguma vez poderá ficar surpreendido se for expulso!

      Meu caro amigo, há uma grande diferença entre a liberdade de expressão da opinião e a liberdade comportamental! Foi esta última, exclusivamente, aquela que abordei no meu texto...

      SL

      Eliminar
  3. Esta é realmente uma situação, que me deixa deveras "alapardado"...como é possível alguém gostar do Sporting e estar (pela cegueira do ódio ao seu Presidnete...), a desejar que tudo corra "ao contrário" do que qualquer sportinguista desejará por certo...

    Há coisas que custam a entender e a não ser que seja o facto de BC e a sua Direcção terem acabado com determinadas "mordomias"...para alguns que faziam "do amor" ao Sporting, a satisfação dos seus caprichos...ou outra benesse qualquer...não consigo verdadeiramente "decifrar" esta charada...

    O que fazer desta gente...?

    Talvez aquilo que bem preconiza a amiga Leoa Maria..."não consumir" desses blogs...

    Talvez que em parte eu me deva penitencar...por nem sempre seguir o concelho da nossa amiga ...

    Olhem o que eles estão mesmo a precisar..."é de levar pelas fuças"...com um daqueles Molotov's "mal amanhados"...que não são cozinhados na cozinha do amigo Álamo...

    Ou talvez não...eles nem isso merecem...!!

    Sporting Sempre

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimos a mentira combate-se com factos e com a verdade de forma a mostrar as mentiras que por vezes são escritas e despejadas sem nexo na internet.

      Desde da manha de hoje que refuto as mentiras não do Rui Gomes autor de post mas de um seu protegido um tal de Ricardo "leão" que afirmou e continua a afirmar que o SCP deve às Finanlas/seg. Social e tem falhado os seus pagamentos regulares à banca.

      Que ataquem BdC não me preocupa mas usarem o SCP e porem em causa o bom nome do nosso SCP é que nunca irei permitir.

      SL,

      Eliminar
    2. Caríssimo Sérgio, ainda estará por provar que os dois personagens a que se refere, não serão uma e a mesma pessoa, assim como os restantes heterónimos usados...

      SL

      Eliminar
  4. Festival AVB na capoeira :-)

    ResponderEliminar
  5. Amigo Alamo,
    Parece-me que neste caso estamos a confundir o legitimo direito a livre opiniao sem lapis azul e a noticia.
    Sem me querer alongar muito so gostaria de saber do senhor reporter se a sua fonte figdigna lhe pediu a divulgacao da mesma?
    Mas vamos ao que aqui me tras. Ha uns tempos atras contei-lhe uma adivinha,hoje,para variar vou-lhe contar um conto.
    Era uma vez um reino mal governado onde novo rei subiu ai trono. O rei mandou reunir os generais e alguns alferes e disse:
    Obrigado por terem vindo. Hoje gostaria mais de vos ouvir do que de falar, e o que vos peco e que me digam,na vossa opiniao 4 ou 5 acontecimentos passados que nao gostariam que se repetissem ca no reino. Os presentes entreolharam-se e la botaram discurso. No final e com a sua voz grave o rei la disse: Bem ja vi que 1das situacoes estamos quase todos de acordo..Ontem estive com os escribas das contas e vi que num passado tivemos a pagar a 3 papas e restante corte em simultaneo.
    Isto tem de acabar! Um papa e se possivel com longo postulado!.
    E la acabou a ajuntadura pro repasto do almoco.
    Gostou? Espero que sim, eu tambem as vezes gosto de ficcao...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Antunes, apenas lhe digo que aposto dobrado contra singelo, que a fonte munca mais verterá águas para tão ruim reporter! Há gente que será como os melões: só se conhecem depois de abertos!

      É preciso ser uma criatura de baixo nível, para reproduzir algo que é pertença íntima de uma pessoa, de um grupo de amigos, de uma instituição... Tenho nojo dos indivíduos desta índole!

      Gostei da sua história. Para quem tiver capacidade de a entender, foi na "mouche"!...

      SL

      Eliminar
  6. Amigo Álamo, há tantos "Miguel de Vasconcelos" ao longo da nossa história que a informação "cem por cento fidedigna -repito, cem por cento fidedigna", só merece uma resposta: eu sei de "fonte cem por cento fidedigna -repito, cem por cento fidedigna" que o que BdC disse foi "porra, isto tem que mudar. Jogar assim e não marcar, é como dar uma em seco" -acredite que a fonte é muito, muito próxima de BdC e acompanhou todo o processo ao lado quem escreveu o que o Álamo transcreveu.
    Se Pirandello nos deixou "para cada um sua verdade", eu reclamo a minha parte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi de morte amigo Liondamaia!... Fico, aqui no meu canto, a aplaudir, entusiasmado, de pé! Grande Leão!...

      SL

      Eliminar
  7. Sabe o que me deixa de sorriso na boca?
    É saber que todos esses artistas da gomes & leão, lda vão mamar com muitos e bons anos com o actual presidente no comando.

    Eu sei que devia fazer como a Leoa Maria mas confesso que medá muito gozo ir la colocar uns cocktails molotovs naquele espaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, caro "papas arrugadas", há causas de tanta nobreza, que fazem com os meios justifiquem os fins!...

      SL

      Eliminar
  8. Na TVI24, no pós-jogo no galinhódromo, fala-se dos aplausos à equipa no final do jogo e não do jogo propriamente dito. Estão satisfeitos, pelos vistos (realmente podiam ter sido mais).
    Ai jasus, então tu ficaste surpreendido com o modo como jogaram alguns jogadores do Zenith? Um mestre da táctica mandar uma bacorada destas?

    ResponderEliminar
  9. Também te posso dizer o que é que ele gritava na Churrasqueira há 1 ano e meio. O leoninamente por mais que cite outros leões é irrelevante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Cara tapada,
      Eu sei e como sei, o clube que nós somos, sempre a haver grupelhos com a mania que são mais do que os outros, cuimeira e patetice quanto baste..enfim manias.
      Na vespera de algo que todos deviamos estar a celebrar com alegria andamos aqui a mandar torpedos uns aos outros?
      Já não chega os anormais que só vêm aqui deitar dejectos figadais e agora temos de aturar delatores?
      Diz o que pensas mas admite a critica e a opinião diferente dos outros!
      Que forma é essa de mostrar desagrado enviando mensagens de ameaças veladas!
      Irra, já cansa de garotices!!

      Eliminar
  10. Caro Álamo.
    Nada como a meio da manhã ler uma prosa inteligente, com um paralelismo acutilante e escrita deliciosamente... mais ou menos como o doce que apregoa e que eu não sou grande fã... embora admita que provavelmente só comi imitações.
    Em relação ao citado texto "inteligentemente exposto a vermelho" digo-lhe que partilho da sua dor de ver companheiros de paixão que só estão bem a dizer mal e que não têm a hombridade de dar o devido desconto...
    RAIOS PARTAM, não estamos no paraíso! Não estaremos propriamente no inferno, embora já lá tenhamos andado a sentir as fornalhas...estaremos, provavelmente, no purgatório com a alma a arder para purificar e neste momento NÃO PODEMOS/DEVEMOS exigir as maravilhas apregoadas no paraíso!
    Em relação ao autor do texto, que diga-se de passagem, nem ao trabalho me dei de pesquisar quem era, pode-se responder ao pobre coitado com qualquer coisa como isto...
    "olha amigo a tua fonte é credível? É que o presidente costuma sentar-se no banco de suplentes. O banco como está exposto às intempéries 365 dias por ano provavelmente tem os plásticos e os assentos deteriorados... e o presidente podia estar a falar do banco de suplentes... ou as coisas (plástico e lona) mudam ou não vai ficar cá muito tempo."
    Haja paciência para não desmoralizarmos! SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  11. Resposta a :
    1. Asdrubal Silva16 de Setembro de 2014 às 20:07
    Festival AVB na capoeira :-)

    Com comentário copiado da net

    “ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO
    TOMEM NOTA NO DOCUMENTO ABAIXO

    COMO SOU BEIRÃO NÃO VOU POUPAR NAS PALAVRAS
    JÁ O MEU SAUDOSO AVÔ ME DIZIA
    QUE QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE

    ONTEM O BENFICA FOI MAIS UMA VEZ GAMADO
    POR UMA APINTAGEM DA UEFINHA

    NÃO RECUANDO JÁ A ANOS MUITO ANTERIORES
    TODA A GENTE VIU A MÃOZINHA DE TERRY DO CHELSEA NA LUZ
    E SIGA PARA BINGO
    MAIS UM PENALTI CONTRA O BARCELONA
    E SIGA PARA BINGO
    O ANO PASSADO TUDO FIZERAM EM TURIM
    PARA NOS TIRAREM DA FINAL
    NA FINAL FOI A VERGONHA QUE SE VIU
    ROUBADOS VERGONHOSAMENTEO

    MAS ONTEM FOI UM ESCÂNDALO
    (o que diriam o alguidar e o serrote e lolpetegui)
    UM APINTADOR QUE SÓ CONHECIA UM SENTIDO
    O SENTIDO DA BALIZA DO BENFICA

    NOS AMARELOS FOI VERGONHOSO
    ANEDÓTICA ATÉ. DUALIDADE FLAGRANTE

    E EM TRÊS HIPOTESES DE PENALTI
    (SIM TRÊS PORQUE HOUVE TRÊS)
    NEM UM MARCOU
    UM ENTÃO FOI ABSOLUTAMENTE ESCABROSO

    SALVIO PONTAPEADO NAS BARBAS DO ARTOLAS APINTADEIRO
    QUE VIU E MANDOU SEGUIR
    (DEVE TER TIDO MEDO QUE UMA EQUIPA COM DEZ
    A PERDER POR 2 A 1 AINDA DESSE A VOLTA. alguem
    lhe disse que com dez o glorioso ainda dá luta)

    AO NÃO MARCAR AQUELE PENALTI SOBRE SALVIO
    O CANASTRÃO MOSTROU AO QUE VINHA

    GAMAR O GLORIOSO

    (quero aqui deixar uma homenagem aos jogadores do Benfica. Lutaram à Benfica
    e honraram a camisola que já foi envergada por eusébios, colunas, simões, augusto, germano, pereira, etc.
    SR LUISÃO SE POR ACASO LER ESTE COMENTÁRIO QUERO QUE SAIBA QUE TENHO ORGULHO
    EM SI. TEM ALMA BENFIQUISTA. FAÇA FAVOR DE DIZER AOS SEUS COLEGAS
    QUE NOS CALOU FUNDO A ENORME DEDICAÇÃO E EMPENHO COM QUE LUTARAM)

    QUANTO À VELOCIDADE FORÇA E PRESSING EM TODO O CAMPO
    E EM TODO O JOGO, DOS RUSSOS SÓ POSSO DIZER
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEH
    PARECIAM 22

    COPIADO DA NET. VENDO PELO PREÇO QUE COMPREI

    ""os atuais principais patrocinadores do torneio são:
    Ford
    Gazprom
    Heineken (com exceção da Espanha, Turquia, França, Suíça e Rússia, onde o patrocínio de álcool é restrito. Na Espanha, França e Suíça, a placa da Heineken é substituída por um “Aprecie com responsabilidade” ou uma placa que diz “abra o seu mundo” e na Rússia a placa da Heineken é substituída por uma que diz “não ao racismo”).
    MasterCard
    Sony Computer Entertainment Europe
    PlayStation é a marca anunciada.
    UniCredit
    Adidas é a patrocinadora secundária e fornece a bola oficial, como faz em todas as outras competições da UEFA. O Pro Evolution Soccer da Konami é também um patrocinador secundário como o jogo de vídeo game oficial da Liga dos Campeões.

    Clubes individuais podem usar camisetas com propaganda, mesmo que haja conflito com os patrocinadores da Liga dos Campeões.""

    ResponderEliminar
  12. GAZPRON patrocina a liga dos campeões ????

    GAZPRON patrocina o Zenit ?????????

    eheheheheheheheheheheeheheheheheheh

    assim já percebemos melhor

    ai uefinha, uefinha

    ResponderEliminar
  13. Zè, se vir bem o meu comentário foi escrito aos 20 minutos de jogo. Os supostos penalties, se aconteceram, aconteceram depois. A ganhar por 2 no galinheiro, o Zenit fez o que era suposto fazer, controlou o jogo e arrecadou os 3 pontos. O "jogão" que o seu clube fez foi um domínio consentido e encorajado pelo adversário. Os lampiões podem ficar felizes à vontade por terem perdido só por 2 a 0, mas o AVB deu um bigode ao rei da táctica.
    Quanto às teorias da conspiração, percebo pouco disso, mas atribuir a terceiros a culpa dos nossos fracassos nunca é a melhor forma de fazer melhor na próxima oportunidade.

    ResponderEliminar