terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um abraço para todos e um Feliz Ano de 2014!...


Agora que estamos a poucas horas do início de um novo ano, apetece fechar os olhos e tentar compreender, tanto o que significou o ano de 2013 para o Sporting Clube de Portugal, quanto adivinhar o que nos poderá trazer o ano de 2014.

Penso que serão poucos aqueles que, dentro da grande nação leonina, não entenderão, hoje por hoje, que 2013 foi o ano da libertação de uma era marcada por uma aristocracia que dominou o Clube com confrangedores e porventura arrepiantes resultados desportivos e financeiros e que quase o conduziu ao abismo.

O Clube optou por um novo tipo de dirigismo, assente no trabalho de uma equipa séria e competente, com um novo tipo de liderança pragmática, firme, decidida, incisiva e a uma só voz que, em escasso tempo, operou alterações radicais de paradigma, eliminando vícios e potenciando virtudes de décadas, racionalizando de forma harmoniosa, a quadratura de um círculo onde sempre hão-de navegar a utopia dos adeptos e os meios imprescindíveis para a sustentar.

Emergem deste novo e leonino ciclo, primeiro Bruno de Carvalho e, consequentemente, Leonardo Jardim. Um e outro, por razões naturalmente distintas, mas que se complementam e são determinantes, numa simbiose tão perfeita, que todo o universo leonino, desde os tempos do saudoso Presidente João Rocha, julgaria irrepetível.

E aí temos o Sporting Clube de Portugal, nos lugares que historicamente nos pertencem. Tanto na modalidade rainha, que sempre foi e será a mola real da nossa vida associativa, quanto em todas as outras que continuam a dar corpo ao orgulho de um ecletismo ímpar.

Partir deste ano glorioso da "restauração leonina", para metas utópicas de uma glória que apenas os sonhos não proíbem, seria emoldurar o ano de 2014 de forma fantasiosa e irrealista. O Sporting Clube de Portugal, como Roma e Pavia, nunca poderá recuperar em tão escasso tempo, aquilo que demorou décadas a destruir. 

Mas como diria o saudoso José Torres, deixem-nos sonhar! A transfiguração operada por Leonardo Jardim, de um penoso Sporting da época anterior, para a equipa adulta, segura, organizada, metódica, atrevida, concretizadora e que pratica o futebol, por todos reconhecido, como o melhor que actualmente se vê em Portugal, dá garantias mais do que suficientes de que não deixará por mãos alheias no ano de 2014, os créditos que soube conquistar ao longo do ano que mais logo chegará ao fim.

E não se tratará de um mero acto de fé, deste vosso amigo, sportinguista como todos aqueles que me dão o prazer das visitas diárias. Será antes o resultado da confirmação das qualidades dos nossos jogadores, das fragilidades dos nossos adversários e dos calendários mais exigentes que terão pela frente e, "last but not least",  do reconhecimento do modo como Leonardo Jardim costuma desenhar as curvas das prestações das suas equipas.

Tranquilamente, entremos no novo ano de 2014, com a certeza do nosso valor e de que muitos dos nossos sonhos poderão virar realidade. Seja o que for que Maio nos traga, a alegria de hoje, já ninguém conseguirá roubar-nos.

Um abraço para todos, sportinguistas e desportistas em geral, e um Feliz Ano de 2014.

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, para o meu amigo Álamo e sua família, o desejo de um Ano de 2014, repleto de Saúde, de Paz e de Alegria...
    Permita-me que estenda esses votos a todos os sportinguistas que por aqui passam no dia a dia ...e como sou sportinguista...
    Desejo também tornar extensivos os mesmos votos, a todos os benfiquistas ou portistas que de vez em quando por aqui passam, não para comungar do nosso espírito de Leões, mas para nos "picarem"...para eles também, os votos de tudo de bom e que tenham muita saúde...para nos poderem ver brindar às vitórias do nosso grande amor...o Sporting...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Amigo e estimado Maximino Martins, o seu sublime comentário, reflecte o sportinguismo que eu me honro de tentar copiar.

    O seu Sporting, é o meu Sporting, é o nosso Sporting, aquele que todos os sportinguistas amam: um Clube que se honra de respeitar todos os adversários e que sempre há-de lutar pela Verdade Desportiva, pela Transparência, pelo Fairplay, mas que ao mesmo tempo nunca esquecerá a Solidariedade e a Fraternidade entre os Homens de Boa Vontade!...

    Para si, Grande Leão, um Ano Novo de 2014, na exacta medida dos seus desejos. Seja Feliz!...

    Grande Abraço e calorosas Saudações Leoninas

    ResponderEliminar