sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O êxito não resulta de milagres e as trapaças não vingarão eternamente !...

Por cada leão que cair, outro leão se levantará...


Uma questão de dinâmica

"... A eliminação da Liga dos Campeões das duas melhores equipas portuguesas, assim como das três equipas lusas que estavam na Liga Europa, acabou por ser natural e deve fazer-nos reflectir sobre o patamar de qualidade em que se encontram actualmente os clubes portugueses.".

Uma questão de encaixe das várias peças

"[O que é que mudou?] A mentalidade. [Leonardo Jardim] É um treinador que dá confiança e tirou-nos muita pressão. Conseguiu encaixar as várias peças e está a retirar o máximo rendimento quer a titulares quer a suplentes".

As palavras de António Oliveira, um dos mais talentosos jogadores de futebol de sempre que pisou relvados portugueses e honrou a gloriosa camisola verde e branca, quer como jogador quer como treinador, conhecedor profundo da modalidade que o projectou e dos meandros do tristonho e pouco transparente futebol português, escreveu hoje na sua apreciada crónica Visão de Jogo do jornal Record, um significativo e realista epitáfio sobre a carreira que esta época tem vindo a ser protagonizada pelas equipas portuguesas apuradas na época transacta para as competições europeias.

Outro grande e talentoso jogador, que o Sporting Clube de Portugal tem o privilégio de hoje ver evoluir nos seus quadros profissionais, Diego Capel, explica de forma simples e linear, o que estará na base do sucesso que os adeptos leoninos não se cansam de aplaudir nesta temporada.

As três questões fulcrais, dentro de toda a subjectividade que envolverá o futebol, que constituirão a base do êxito que possa ser alcançado por qualquer equipa, serão a mentalidade competitiva, o patamar mínimo de qualidade que deverá estar presente no colectivo e... o encaixe inteligente e perfeito de todas as várias peças que estejam à disposição do seu treinador.

Por uma manifesta menorização dessas  três importantes vertentes, se terá assistido a uma inusitada e terrível hecatombe das equipas portuguesas nas competições europeias e, em flagrante e surpreendente contraciclo, vamos assistindo a uma firme e sustentada caminhada do Sporting Clube de Portugal, de regresso ao lugar de onde foi apeado pela incompetência de quem o tem dirigido anos e anos a fio.

O êxito não resulta de milagres e as trapaças não vingarão eternamente !...

Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário