sábado, 21 de dezembro de 2013

A questão de ir para além da espuma habitual !...


Árbitros contam com o Sporting?

"... É neste aspecto que tenho alguma esperança que Bruno de Carvalho vá mais longe, para além da espuma habitual. O Sporting tornou-se no elo mais fraco, num clima em que Benfica e FC Porto foram ganhando o maior respeito no momento das nomeações. Quem nomeia, sabe quem são os árbitros de personalidade mais fraca ou mais forte. Sabe que os árbitros compensam imenso. O mesmo árbitro, mesmo dirigindo jogos com meses de intervalo, não vai prejudicar duas vezes seguidas um emblema grande. É o que temos visto, ao longo de 38 anos a ver e escrever sobre o desporto-rei. É preciso exigir explicações sobre critérios de nomeação. E é preciso instituir um critério de classificações, que seja claro e consultável, semana a semana."

Um aluno brilhante, depois de concluído o percurso normal que o conduziu ao nível superior, viu-se de repente a frequentar a faculdade numa cidade distante, longe da asa protectora dos pais e muito em particular da mãe. A certa altura começaram a escassear as camisas, as cuecas e as meias lavadas. Comprou detergente e começou por fazer o que nunca tinha experimentado: lavar a roupa no lavatório da casa de banho e colocá-la a secar num fio que colocou estrategicamente, de modo a não perturbar o uso específico daquele.

Mas cansou-se das sucessivas operações e um dia resolveu utilizar a máquina de lavar para uso colectivo, que a casa onde alugara o seu quarto dispunha. Leu o manual de instruções, escolheu o programa mais adequado, colocou a roupa e o detergente nos locais respectivos e... surpreendido, viu um pouco mais tarde o compartimento onde se encontrava a máquina, repleto de espuma até ao tecto. Telefonou à mãe, sempre ela, e ficou a saber que o detergente que obrigatoriamente deveria ter usado, nunca poderia ser aquele que havia utilizado para a lavagem manual. Exactamente para evitar a espuma, o detergente para as máquinas de lavar, é quimicamente preparado para desempenhar a função, sem "fabricar" a espuma do seu desespero.

Rui Santos terá uma boa dose de razão, no excelente artigo hoje publicado no Record, onde diz ter alguma esperança que Bruno de Carvalho, cujos méritos na restauração e recuperação do Sporting ninguém discutirá, vá mais longe, para além da espuma habitual.

Se críticas houver que fazer a Bruno de Carvalho, elas resumir-se-ão, tão só, à porventura displicente escolha do método e "detergente" com que vem procurando "lavar a roupa suja de décadas", sendo que algumas peças parecem continuar a sair encardidas e a "espuma habitual" a que se refere Rui Santos, deveria merecer-lhe um cuidado redobrado. O estudante a que nos referimos de início, seguido o conselho de sua insubstituível mãe, nunca mais aplicou na máquina o detergente errado e deixou de se ver confrontado com o excesso de espuma.

Leoninamente, 
Até á próxima

4 comentários:

  1. Mas meu amigo, para "a limpeza" necessária a tanta roupa suja, o melhor método talvez seja mesmo aquele que usava no Norte de Moçambique um "mainato" que ,me lavava a roupa e que consistia em...
    Molhar a roupa e ensaboá-la bem e depois (foi aqui que eu descobri a razão para tanto botão partido...)...batê-la bem com um pau, ora de um lado ora de outro...voltar a passar por água...acrescentar mais sabão...e toma lá disto que é para tirar a sujidade...

    Era de uma lavagem assim que o futebol luso necessitava ...garanto-lhe que seria cá uma limpeza...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Max, o que eu me ri com a sua analogia!...

      E agora que já parei de gargalhar, lhe digo com toda a convicção, que teremos de mandar vir de Moçambique o pau do "sabedor mainato" e entregá-lo ao nosso ilustre Presidente, Bruno de Carvalho...

      Um grande abraço, um bom jogo e uma saborosa vitória.

      Eliminar
  2. Pois foi amigo...só que o "sabor" daquele golo anulado ali mesmo nas minhas barbas, sem que eu tenha visionado qualquer falta do Slimani...deixou-me azedo...!!
    É claro que eu não vi na TV...mas "ao vivo" não vi qualquer razão para a anulação...

    Abraço e Saudações Leoninas...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não viu o amigo Max, nem ninguém, para além do Mota do 4º grande!...

      Cada vez faz mais falta o "pau do mainato" !...

      Abraço e SL

      Eliminar