domingo, 31 de julho de 2011

Aconteceu futebol !!!...

Agora que, aparentemente, consegui digerir a derrota de ontem, permito a mim mesmo transcrever para este despretensioso post a forma como vi o jogo do nosso desencanto.
Já não sei quantas apreciações e análises eu passei a pente fino, desde que regressei a casa vindo de Alvalade. Nos diários desportivos, na televisão, na rádio, na generalidade dos blogs sportinguistas, noutros que refuto de imparciais e noutros ainda que não se dão sequer ao trabalho de esconder a sua parcialidade. Aqui e ali encontrei pontos de coincidência com a minha opinião. Mas muito pouco ou quase nada mais do que isso.
Apesar de reconhecer que os três golos do Valência resultaram de erros que quase poderemos considerar de pessoais, entre os elementos que em todos esses momentos constituíam a defesa do Sporting, não me parece justo fulanizar deste modo as responsabilidades. A atribuição de responsabilidades deverá ser bastante mais abrangente e englobar toda a equipa do Sporting na sua generalidade. Assim como deverão também ser obrigatoriamente englobadas as virtualidades da equipa espanhola  Isto remete-me para a questão base que suportou os motivos do nosso descontentamento.
As razões que dão suporte à expressiva vitória do Valência no jogo de sábado com o Sporting fixaram-se, em minha opinião, num ponto comum que todos conhecem e que, sem desvalorizar análises quase científicas que por aí pululam, desagua sempre na mesma foz: aconteceu futebol!...
É a qualidade do plantel do Valência três vezes superior à qualidade do plantel do Sporting e estarão as competências dos respectivos técnicos expressas no resultado? A resposta a estas duas questões, sendo um rotundo não para ambas, conduz-nos novamente à conclusão de que afinal: aconteceu futebol!...
Como aconteceu futebol, quando o Sporting eliminou o MU por expressivos 5-0 em Alvalade, depois de perder 4-1 em Manchester. E como aconteceu futebol quando o Barcelona arrasou o Real Madrid por um expressivo 5-0 e perdeu para este mesmo RM a Copa do Rei quando, com aquele histórico golo de Cristiano Ronaldo, de novo aconteceu futebol. E como ainda aconteceu futebol quando o Benfica sucumbiu por 7-1 em Alvalade e mais tarde em Vigo pelo mesmo resultado, também aconteceu futebol!... 
É que é exactamente por o futebol acontecer, que consegue arrastar multidões. Do modesto e humilde cidadão até ao intelectual, presumido ou não. Do pobre e explorado operário ao rico e abastado empresário, socialmente solidário ou não. Do estudante contestatário ao eminente catedrático, dominando ou não a cátedra que rege. Até os bons e os maus juízes intervenientes no jogo, pesem embora as suas competências, incompetências ou confrangedoras submissãos aos poderes instalados, são a maior parte das vezes incapazes de negar ou evitar que o futebol aconteça.
Todos nós sportinguistas desejaríamos que o futebol tivesse acontecido no sábado e o Sporting tivesse ganho. Mas apenas aconteceu futebol. Amanhã, haverá seguramente um qualquer jogo em que a vitória do nosso Sporting não será merecida. Dizendo que foi melhor o resultado que a exibição, estaremos a sacudir a água do capote. Melhor e bastante mais verdadeira será a nossa afirmação, se dissermos, carregados de convicção e de razões morais: aconteceu futebol!.. 
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Bernardo Cortes,
    O meu obrigado pelo comentário.
    É muito agradável para mim ler um comentário de quem me lê. Mesmo quando discorda do que penso.
    È através dos outros que descobrimos o nosso caminho.
    SL

    ResponderEliminar