terça-feira, 5 de julho de 2011

A maior revolução não está em quem vem !!!...

Foram apresentados há minutos o 9º e o 10º reforços para a nova época. Como tínhamos adiantado no post anterior, era quase certa a contratação destes dois atletas, que por sinal até fizeram o primeiro treino na Academia antes da apresentação. Agora é um facto consumado e de lamentar, apenas a repetição do sistemático atraso em relação à hora antes anunciada. Será bacoca a ideia de presumir que este mau hábito de não cumprir a hora determinada com tanta antecedência, se possa ter ficado a dever, mais uma vez, a uma eventual medida estratégica comunicacional. Não, acontece é que estaremos a assistir, no meio de uma modelar organização que tem sido conduzida com extremo rigor e competência, a sucessivas e confrangedoras falhas do departamento de comunicação. Não sou capaz de apontar o dedo ao verdadeiro culpado - ou culpada?! - mas o que sei é que nenhum sportinguista desejará que a culpa morra solteira. Será que ninguém ainda se apercebeu de que o alinhamento de qualquer noticiário radiofónico ou televisivo assenta no rigor horário e que os protelamentos desta natureza atiram para a frente das notícias sobre o Sporting, com toda a espécie de notícias de impacto muito menor?!... O combóio comunicacional do Sporting anda descarrilado. Haja alguém que ponha termo a isto, de forma rápida e eficaz.
Carlos Freitas sublinhou, à margem da apresentação de Rubio e Aguiar, que estariam ainda a ser consideradas mais duas contratações. Uma delas adivinha-se facilmente que será a do búlgaro do Parma, Bojinov. Instado pelos jornalistas a comentar a vinda do "italiano", Freitas não a desmentiu. Sobre a eventualidade de ainda se vir a verificar uma outra, enigmaticamente, também não houve confirmação nem desmentido.
A verdadeira revolução que o Sporting Clube de Portugal está a levar a cabo neste início de época, para além de nos trazer uma quase certa evolução na qualidade do plantel, a tal qualidade que os sportinguistas há muito vinham desejando na sua equipa, poderá conduzir, na minha opinião, a uma radical e saudável alteração da mentalidade dos nossos jovens futebolistas vindos da formação. Todos sentimos que a chegada ao plantel sénior, em vez de neles determinar o lema do Sporting Clube de Portugal - esforço, dedicação e devoção ! - significava quase sempre a assumpção de um vedetismo estúpido e infantil e o sonho pueril e ridículo de, sem trabalho, sem abnegação e sem sacrifício, passarem os dias nos nossos ginásios a treinar saltos nos trampolins. Culpa deles ?!... Talvez, mas é muito provável que o clube também esteja a falhar nesse aspecto.
Agora, os nossos jovens, são confrontados com a presença de cinco jovens a eles iguais, do mesmo patamar. E talvez compreendam, definitivamente, que têm de trabalhar afincadamente no sentido de evoluirem em cada dia, de darem o seu melhor pelo clube que os formou, em vez de andarem época após época a treinar saltos no trampolim, seguindo instruções, não dos técnicos que os dirigem e que para eles querem o melhor, mas dos empresários que, quais sanguessugas, os pressionam e lhes desvirtuam o carácter e o pensamento. E os "bébés" dos escalões inferiores, hão-de olhar para tudo aquilo que se está agora a passar e hão-de começar a colocar as suas ainda insipientes barbinhas, em água bem fria. Saudavelmente fria ...
Leoninamente,

Até à próxima



Sem comentários:

Enviar um comentário