domingo, 17 de julho de 2011

O engenho e a arte do sr. Freitas!...

Recebi de um sportinguista devidamente identificado, mas que me pediu sigilo sobre a sua identidade, bem como das suas fontes, um e-mail onde critica a superficialidade com que alguns jornalistas procedem ao tratamento dos dados de vários jogadores provenientes da formação ministrada na nossa Academia e que regularmente são chamados para treinar com o plantel principal.
Desde incorrecções várias sobre a grafia dos respectivos nomes, até à confrangedora confusão sobre os respectivos escalões de formação em que cada um deles está inserido, os atropelos cometidos por jornalistas de vários orgãos de informação são frequentes, originando com isso sérias dúvidas e interrogações no vasto leque dos leitores habituais desses orgãos e nomeadamente entre os adeptos sportinguistas, entre os quais me incluo.
Em particular para o estágio que está a decorrer em Hoenderloo, na Holanda, Domingos Paciência fez questão de integrar no lote dos jogadores que transitaram da época passada e de alguns que já esta época foram contratados, mais 7 jovens formados na nossa Academia, a saber:
Armindo Bangna "Bruma" - Junior de 1º ano desde 1 de Julho (sub-18)
Edgar Ié - Junior de 1º ano desde 1 de Julho (sub-18)
Ricardo Esgaio - Junior de 2º ano desde 1 de Julho (sub-19)
João Mário Eduardo - Junior de 2º ano desde 1 de Julho (sub-19)
Tiago Ilori - Junior de 2º ano desde 1 de Julho (sub-19)
Juary Soares - Senior desde 1 de Julho
José Lopes "Zézinho" - Senior desde 1 de Julho
Ora no tratamento jornalistico  de vários orgãos de informação especializados, sobre as prestações desses sete jovens nos treinos ministrados por Domingos Paciência no estágio a decorrer no país das tulipas, vem sendo recorrentes os erros denunciados nesse e-mail que recebi. Como exemplo, posso assegurar que em artigo publicado no jornal diário onde exerce as suas funções, o jornalista José Carlos Freitas, talvez demasiado preocupado em especular sobre a pretensa segregação que Domingos Paciência estaria a fazer em relação aos jovens que quis levar para a Holanda, colocando-os à parte dos mais velhos, tem o despudor de afirmar que "... Pelo meio houve tempo para um exercício cuja finalidade assentava em potenciar o posicionamento táctico dos jogadores. Foi aqui que Domingos chamou apenas os elementos com lugar garantido no plantel, "forçando" os sete juniores a trocas de bola à margem dos companheiros. A "vingança" dos mais jovens não se fez esperar e chegou na tal "peladinha", através dos dotes goleadores de Juary (bisou) e Zézinho, que fizeram os únicos golos ... pelo menos durante o período em que foi permitido a imprensa assistir...". Este é o jornalismo e os jornalistas que temos: o homem, nos poucos minutos concedidos à imprensa, tem capacidade e sagacidade(?!...) jornalistica para descortinar a terrível segregação a que Paciência sujeitou os mais jovens, mas não teve a competência suficiente para aceder, numa simples busca na internet, aos dados sobre os mesmos jovens, evitando assim o erro de lhes ter chamado "sete juniores" !... 
Entre a superficialidade e incompetência reveladas na ausência da análise das idades destes sete juniores(?!...) e a terrível e soez suspeita que lança sobre a pretensa segregação a que Paciência sujeitou estes jovens, balança o sr. Freitas, sem se dar conta do mal que pode estar a fazer a todos, jogadores, técnicos e familiares de uns e de outros, se e quando tiverem acesso às reles e viperinas palavras que alinhavou e fez editar no pasquim onde debuta. Mas o que será que faz correr o sr. Freitas ?!... Não sei, mas não será difícil adivinhar. Por isso eu rogo aos deuses, que o destino o premeie de forma proporcional ao mal que insidiosaamente pretende espalhar por toda a parte, se a tanto o ajudar o engenho, a arte e os trocos que alguém fará chegar ao seu bolso!...
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário