domingo, 24 de julho de 2011

Rinaudo é um cirurgião do futebol !!!...

Afirmei aqui, há cerca de três semanas, quando Fabian Rinaudo foi apresentado aos sportinguistas, pouco depois de assinar o contrato que o ligava ao Sporting Clube de Portugal, ser minha forte convicção que o atleta iria pegar de estaca no coração dos sportinguistas e assentar que nem uma luva no projecto de jogo que Domingos Paciência se propunha implementar na nossa equipa. Essa minha convicção era sustentada pelo visionamento de muitas dezenas de vídeos e análises que apreciei sobre o desempenho do jogador, desde que o seu nome foi apontado ao Sporting. As peculiares características técnicas que sempre evidenciou em todos os jogos que tive oportunidade de apreciar, a gratidão e o amor que sempre fez questão de manifestar ao seu clube do coração e de sempre, o Gimnasia de La Plata e o esforço, a dedicação e o empenho demonstrados na luta titânica que desenvolveu com os seus companheiros, para salvar esse clube da despromoção à 2ª divisão argentina, foram ajudas determinantes para que o meu respeito e a minha admiração por Rinaudo aumentassem em cada documento que tivesse oportunidade de apreciar. Depois, a sua posição de firme disposição de cumprimento da palavra empenhada com Carlos Freitas e o Sporting, ao longo de todo o tempo que mediou entre esse compromisso e a sua chegada a Lisboa para ingressar no clube, indiferente aos mais diversos cantos de sereia de que fomos tomando conhecimento e recusando sempre mensagens de aproveitamento da situação e concomitante aproveitamento material, mais reforçou a admiração que em mim já determinara.
No primeiro jogo com transmissão televisiva, contra os turcos do Ankaraguçu, reforcei a opinião sobre as suas singulares características como jogador de futebol. Ainda em fase de ambientação ao futebol europeu e ao modelo de jogo pretendido por Domingos Paciência, deu para ver a importância que Rinaudo podia vir a ter no novo Sporting.
Ontem, no jogo com a Juventus, Rinaudo mostrou a todos os sportinguistas que podem contar com ele para fazer do Sporting um verdadeiro campeão, uma equipa temível para qualquer adversário e em qualquer campo. Rinaudo é um cirurgião do futebol!... De frente para o adversário que conduz a bola ou na sua peugada, a qualquer velocidade, Rinaudo usa os seus pés com a precisão com que um médico usa o bisturi no seu paciente. Corta o mal pela raíz sem afectar minimamente os tecidos adjacentes. E as suas acções, pela imprevisibilidade e eficiência, deixam embasbacados os adversários desarmados e os senhores do apito carregados de dúvidas sobre se a intervenção - por quase miraculosa - não terá sido efectuada à margem das leis de jogo. Nós, os adeptos do Sporting, vistas e revistas as imagens dessas intervenções, concluimos mais tarde que apenas a extraordinária classe do jogador as pode tornar possíveis. A ver vamos se a mediocridade da arbitragem portuguesa assim o entenderá, ou se Fabian Rinaudo não vai ser um verdadeiro acumulador de cartões.
Mas quantas vezes já apreciámos médios defensivos que matam à nascença a maior parte das jogadas adversárias?!... Muitas certamente. Mas há uma diferença que Rinaudo exibe em cada momento: como o médico cirurgião que usa o bisturi para salvar o paciente, ele usa os seus cortes surpreendentemente eficazes para dar vida a uma nova jogada dos seus companheiros, que começam a habituar-se a estar por perto para dar seguimento ao que já adivinham poder resultar dos seus fabulosos pés.
Rinaudo é assim e a minha maior satisfação e orgulho é que é do ,,, Sporting !!!...
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário