terça-feira, 19 de julho de 2011

Vamos ajudar o Sporting a reerguer-se !!!...

Sempre declarei inequivocamente o meu apoio ao candidato derrotado nas últimas eleições e nesse sentido desloquei-me a Lisboa para engrossar a corrente de apoio que se pressentia. A vitória não lhe sorriu e a vida continuou, com o candidato vencedor a assumir a responsabilidade que os sócios lhe entregaram.
Naturalmente que sempre manifestei as minhas profundas reservas ao trabalho que Godinho Lopes pudesse vir a desenvolver. Mas o tempo foi passando, as medidas foram sendo tomadas - em quantidade e em qualidade - e o nosso Sporting, qual velhinho decrépito, amarelo, enfezado e moribundo, foi ganhando cor, foi endireitando a coluna, foi rejuvenescendo e atirou-se com unhas e dentes à difícil tarefa de arrumar a sua casa, escolher um novo rumo e reconstruir uma nova vida.
Tem sido uma caminhada de gigante, que nunca supus estivesse no íntimo, na vontade e na capacidade do novo Presidente. Hoje declaro-me agradavelmente surpreendido e quase esqueci o travo amargo que senti naquela noite de 26 de Março. Godinho Lopes tem sido um bom Presidente do Sporting Clube de Portugal. Tinha alguma razão quando afirmava que não era um candidato da continuidade. Efectivamente, no Sporting Clube de Portugal nada continuou igual. Apenas o nome glorioso que ostenta há bem mais de um século - sem manigâncias!... - e o riquíssimo património moral e patrimonial que  ostenta, que muitos invejam, mas são obrigados a respeitar, quantos deles a contra-gosto.
Godinho Lopes teve a inteligência de perceber a grave doença de que padecia o nosso Sporting. E não continuou o caminho dos seus antecessores. Conseguiu-o sózinho ?!... Não, claro que a equipa que escolheu o tem ajudado na espinhosa missão que empreendeu. Mas o mérito da escolha também foi seu. Fez tudo certo desde a sua investidura?!... Certamente que não, mas tem sabido superar os erros menores e pontuais que porventura tenha cometido e tem prosseguido com um discurso e uma fé inabaláveis. Honra lhe seja feita!... Merece a nossa homenagem e o nosso apoio.
Mas deverá a homenagem e o apoio dos sportinguistas resumir-se  a palvras de circunstância e ao estímulo dos cânticos e das palmas que venham a ouvir-se amanhâ em Alvalade?!... Não amigos. Tudo isso é preciso. Tudo isso é indiscutível. Tudo isso um verdadeiro sportinguista jamais regateará. Mas Godinho Lopes não conseguirá levantar o nosso Sporting Clube de Portugal apenas com isso. Ainda que alguns possam discordar, por razões que apenas a cada um dizem respeito, o que Godinho Lopes precisa é de dinheiro. O que o nosso Sporting precisa para levantar a cabeça e ocupar verdadeiramente o lugar a que tem direito, sejamos claros, é de dinheiro!...
Mas precisando o glorioso Sporting Clube de Portugal de dinheiro, de muito dinheiro mesmo, os nossos princípios, os nossos valores e todo o nosso passado centenário não nos permitirão nunca embarcar em "operações coração" ou manobras de cariz semelhante. Então teremos de embarcar e o mais urgentemente possível em verdadeiras "operações de amor" ao nosso Sporting. Quais ?!... Pois bem, aqui do meu canto, eu atrever-me-ei a sugerir algumas, não todas, que o meu engenho e arte não irão tão longe, mas algumas.
Que os milhares e milhares de sportinguistas que, sendo sócios, deixaram de pagar as suas quotas, por razões eventualmente atendíveis e sérias, façam todos os esforços que estiverem ao seu alcance para voltar a viver verdadeiramente o Sporting e regularizem as suas situações.
Que os milhares e milhares de sportinguistas que não são nem nunca foram sócios do seu clube do coração, façam um pequeno esforço e contribuam para que o número de associados ultrapasse os cem mil, cento e vinte mil ou até os cento e cinquenta mil.
Que os milhares e milhares de sportinguistas que sempre se habituaram a ir a Alvalade e que por esta ou aquela razão perderam esse hábito sublime, voltem ao estádio, comprem as "game-boxes", esgotem as "game-boxes", encham o estádio e obriguem o Presidente a acabar com o fosso, não por ser horrivelmente feio ou inestético, mas porque aqueles lugares são precisos para mais e mais e mais sportinguistas. Encham o estádio e obriguem o Presidente a colocar os placards electrónicos como em Gelsenkirchen, para libertar os 600 lugares que cada um ocupa. Encham o estádio para que de 15 em 15 dias Alvalade seja uma romaria, uma festa verde e bonita como em 2003 e 2004 de saudosa memória
Que os milhares e milhares de sportinguistas abdiquem uma vez por semana do seu jornal habitual, às vezes um pasquim miserável que se diverte a desrespeitar e enterrar o Sporting em cada linha e se tornem assinantes do jornal de clube mais antigo do mundo.
Que os milhares e milhares de sportinguistas espalhados por Portugal inteiro e membros de todos os núcleos sportinguistas, pressionem as respectivas direcções para que organizem viagens colectivas a Alvalade para verem os jogos do glorioso Sporting e visitarem o espectacular Mundo Sporting.
Não sei que mais hei-de aconselhar aos milhares e milhares de sportinguistas espalhados pelos quatro cantos do mundo. Este blog trouxe-me a suprema felicidade - as novas tecnologias permitem-no - de em cada momento ter a noção do país ou região do mundo onde residem aqueles que me lêem! Confesso que não fazia ideia de que tanto milhar de sportinguistas estivesse espalhado por este mundo globalizado e sentisse e vivesse o Sporting com tanta intensidade, tanto interesse, tanto carinho, tanta emoção... Então meus amigos, vamos ajudar o nosso Sporting a reerguer-se. Fazer-se sócio, comprar "game-boxes", ir ao estádio, assinar ou comprar o jornal Sporting e todos outros quaisquer processos que a inteligência de cada um e o seu amor ao Sporting Clube de Portugal consigam descobrir, tudo isso será ajudar a colocar o Sporting Clube de Portugal no lugar que é seu por direito próprio!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
P.S.- Perdão pela extensão do post. Mas eu tinha de dizer isto tudo. Tim tim por tim tim!...

Sem comentários:

Enviar um comentário