domingo, 30 de junho de 2013

Um antêntico e lúcido leão senador !...

 

Cortar os fios certos 

  

As renovações de Bruma e Ilori são um pouco como desmantelar uma bomba. Se o Sporting cortar o fio errado, fica sem os jogadores, sem o dinheiro de uma boa venda e sem a prestação do jogador em campo. Se cortar o fio correcto, vai ter 2 jogadores que podem vir a valer grandes encaixes financeiros e o relançamento do clube na senda das grandes transferências.

Os jogadores querem o máximo que puderem ter. Os empresários querem desviar os seus valores rapidamente para mercados com outras condições e visibilidade. A imprensa quer novelas para vender um bocadinho todos os dias. Como controlar tudo isto sem recorrer ao livro de cheques de 6 em 6 meses? Ou por outra, como se segura hoje um pré-galáctico?

Não é nada fácil. O caso de Bruma, muito mais que Ilori ou Dier (por razões diferentes) é exemplar. Bruma é há muito tempo rotulado de "next big thing"...e tem estado sempre mais do que à altura desse estatuto. Se o Sporting sabe que tem ali um futuro craque...o mundo inteiro também...Bruma também. Como é que se mantém um jogador que sabe que o seu futuro não passa pelo clube onde está?

É por demais óbvio que as diferenças que separam Sporting e Bruma não são muitas, é apenas uma, chama-se dinheiro. Muito dinheiro. O Sporting quer pagar bem, os empresários de Bruma querem que ele receba muito mais do que "apenas" bem. Pelo meio está o que pode ser a próxima época de Bruma. Afirmação, aprendizagem, maturação...ou sombra.

Mais do que se aproximarem no que querem, jogador e clube podem se aproximar no que não querem. O Sporting não quer perder um encaixe record com uma venda futura. Bruma não quer perder uma época de evolução. Há algumas soluções, que dependem de boa vontade de ambos os lados.

a) Um contrato que tenha objectivo bem definidos - golos marcados, assistências, internacionalizações A, prémios justos pelo que o jogador fizer.
b) Dar a Bruma parte do seu próprio passe, mas apenas se o valor da transferência for superior a 25 milhões
c) Um contrato com promessa de venda (por exemplo 20 milhões) e penalização de recusa (o Sporting pode recusar 20 milhões, mas terá de aumentar em, por exemplo 10%, o seu vencimento)

Qualquer uma destas soluções é passível de resolver o problema. Pois conseguem uma coisa que ambos procuram...um bom negócio.

Já o caso de Ilori é diferente. Primeiro porque ainda não é claro que o jogador vá ter a projecção que Bruma tem. Segundo porque o jogador ainda tem mais um ano de contrato, só no final de 2015 ficará livre. Terceiro porque Zahavi ainda é o agente do jogador. Aqui será o jogador que terá de vir de encontro ao que o clube quer. E todos os sportinguistas já estão preparados e conscientes que será provavelmente Ilori o "exemplo" que BdC já ameaçou fazer. E não podemos ter pena de um jogador que mandatando um empresário pede uma fortuna ao clube que lhe deu tudo, apenas porque fez 6 ou 7 jogos razoáveis e 2 ou 3 bons.

Não é honesto e merece uma lição. Pena que o jogador não tenha ainda entendido o que Bruma percebeu. Zahavi é o empresário errado para um jovem à procura de espaço e tempo para crescer.
Nota-se que o afastamento entre todos os lados é demasiado grande para que o caso Ilori não acabe mal. Sem necessidade nenhuma, o jogador vai ser castigado pela sua ambição financeira, quando tem idade para se preocupar mais com o clube certo para evoluir. E nota-se que Tiago é um jogador que precisa de confiança para subir patamares. Tem o talento para os subir, mas neste clima só será provável que os desça.

Dier é um "homenzinho". Conquistou o clube, depois os treinadores, a seguir os sócios e finalmente a imprensa portuguesa. Não é muito provável que a Premier League deixe um "brit kid" por fora muitos mais anos...sobretudo com o desempenho que Eric tem. Numa ilha da fantasia, seria um capitão em formação, mas o 5 da selecção sub-20 inglesa terá bilhete de marcha muito antes de isso acontecer. Quem quiser um "chefe" de defesa em progressão...tem aqui o seu expoente máximo. E já todos vimos que Eric dará ao Sporting a compensação justa por essa perda.

Em resumo, são 3 jogadores, uma possível parte de espinha dorsal, que com Rinaudo, André Martins, Carrilho ou João Mário seria o esteio de um novo Sporting. O dinheiro, mais do que tudo impedirá de realizar. Mas a demanda do clube será essa...uma equipa sempre em constante renovação, a perder todos os anos os seus melhores jogadores, mas a recuperar lentamente um estatuto e saúde financeira que lhe permita em algumas épocas ter um projecto desportivo coerente.
Uma máquina certinha de boa gestão e competitividade, movida por realismo, competência e muito fervor leonino.

Essa pode ser a marca de BdC.

SL
 
(Publicada por Javardeiro

A minha reconhecida homenagem ao autor de um dos mais lúcidos e inteligentes textos que me foi dado apreciar até hoje na fantástica blogosfera leonina, Javardeiro, que expressamente me concedeu autorização para a sua publicação, neste blog.

E permitam-me uma modesta opinião: imaginem um "Conselho Leonino", constituído por 5, 7, ou no máximo, 9 conselheiros, com a estrutura mental e o sportinguismo de Javardeiro, balizados por parâmetros de intervenção e consequências absolutamente distintos dos actuais! Tenho a certeza que Bruno de Carvalho, ou qualquer Presidente do Sporting Clube de Portugal, não desdenhariam da ajuda que "senadores" desta índole, lhes poderiam proporcionar.

Leoninamente,
Até á próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário