sexta-feira, 14 de junho de 2013

O segredo estará na rejeição do preço do desespero!...

 
 
 Mais uma excelente crónica do grande leão que é Daniel Oliveira. Como sempre, um texto para reflectir. E um alerta tanto para os adeptos, como para os nossos dirigentes. Para aqueles, porque "a vida é como é"! Para estes, que vendam Rui Patrício "pelo valor que tem e não pelo preço do seu próprio desespero"!...
 
Rui Patrício

Ainda Rui Patrício dava os primeiros passos na equipa principal do Sporting e teve uma exibição menos feliz. Naqueles processos colectivos difíceis de explicar, passou, durante uns tempos, a ser pouco querido dos adeptos. Ao ouvir as vaias, acabei por ter uma das poucas discussões mais acaloradas no estádio.

Não porque seja olheiro e tivesse percebido o real valor do guarda-redes. Mas porque me parecia evidente que estávamos perante uma inegável promessa. Hoje, Patrício não é uma promessa. É, ainda jovem e numa posição com maior longevidade, o melhor guarda-redes da Europa. Vale mais do que Casillas, Buffon ou Petr Cech. Arrisco-me a dizer que vale tanto como quase todo o plantel do Sporting.

Rui Patrício será vendido. Compreendo a opção do jogador. Precisa de mais espaço para crescer e merece competir com os melhores. O seu profissionalismo, a lealdade com o clube, o que fez pelo Sporting e os tantos pontos que lhe deu a ganhar (mais do que qualquer outro jogador, nos últimos anos), dão-lhe toda a legitimidade para esperar mais. Compreendo a direcção do Sporting. É o jogador que mais lhe pode render, num momento de grande aperto do clube. E Marcelo é um substituto que pode, também ele, vir a ser uma excelente aposta. Dói-me, claro que me dói, ver Patrício sair. Mas a vida é como é e a Patrício só posso agradecer a entrega sem mácula ao clube e desejar-lhe o futuro que merece.

Não deixo, no entanto, de notar que a saída de Patrício é a confirmação do fim de um ciclo. Um ciclo onde o Sporting podia guardar para si próprio jogadores imprescindíveis. Agora, pelo menos durante uns anos, terá de fazer o que fez com Patrício: exibir os melhores para depois os vender. Que os venda pelo valor que têm e não pelo preço do seu próprio desespero. Se assim for, outros patrícios virão.
 
Comungo com Daniel Oliveira a convicção de que Rui Patrício será, hoje por hoje, "o melhor guarda-redes da Europa e que valerá bem mais do que Casillas, Buffon ou Petr Cech"! E penso que a fasquia a colocar por Bruno de Carvalho, nunca deverá ser condicionada pelo miserabilismo da opinião veiculada pela generalidade da imprensa portuguesa que, essa sim, como muito bem Augusto Inácio deixou subentendido, parece pretender exportar para o mercado interessado nos jogadores leoninos e em particular no caso de Rui Patrício, a imagem de que o Sporting Clube de Portugal está em saldos.
 
Nunca compreenderei a estupidez da generalidade da imprensa portuguesa, muito particularmente nas suas edições "online", colocadas em segundos nos escaparates internacionais. Nunca compreenderei a sua aposta sistemática em matar uma das "galinhas de ovos de ouro" do futebol português, que sempre será o Sporting Clube de Portugal e os seus mais de três milhões de adeptos.  Nunca compreenderei as exposições de primeiras páginas de muita da "merda" que quase diariamente aterra nos "aeroportos" da Luz e do Dragão, remetendo os "saldos espezinhados e desvalorizados" do Sporting Clube de Portugal para um qualquer lugar obscuro das páginas interiores.
 
À imprensa portuguesa caberia o importante papel de valorizar internacionalmente, os activos do Sporting Clube de Portugal, como de resto já o faz em relação a outros clubes, contribuindo, porventura decisivamente, para ajudar à recuperação de um clube que poderá amanhã, proporcionar-lhe também a sua própria recuperação, de situações económicas que todos sabemos também, não serem generalizadamente famosas. Mas continuamos infelizmente a assistir,  às mais completas e indigentes cegueiras e subordinações, de duvidoso retorno ou benefício.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com esta crónica do Daniel Oliveira...
    Por acaso, eu também fui algumas vezes "aos arames", pela palermice com que o nosso Patrício foi várias vezes mimoseado em Alvalade, por adeptos que eu tenho sérias dúvidas, que o sejam mesmo do coração...e não foi apenas com ele, pois "a receita", muitas vezes foi ensaiada com outros protagonistas...
    Também não me custa muito aceitar, que o Rui seja já hoje, dos melhores guarda-redes da Europa e mesmo do mundo ...e só não o classifico mesmo como o melhor porque é necessário "ter" dois pés e como sabemos o nosso Rui tem um pouco de miopia no seu pé direito...!!
    Mas há uma coisa em que o Rui ganha a todos os Chech's, os Casilla's e os Buffon's...é que nenhum deles conseguirá...ter 25 anos como o nosso Patrício...
    E a todos eles irá acontecer...ver no sofá as grandes defesas do Rui Patrício, quando já estiverem a gozar das merecidas reformas...

    Como dizia um amigo meu já falecido...: "essa é qu'é essa"

    ResponderEliminar
  2. "Essa é qu'é essa", meu amigo!...

    Rui Patrício é um jovem e na posição dele só os 30 trazem a plena maturidade. Quando lá chegar, não terá concorrentes como o melhor da Europa!...

    SL

    ResponderEliminar